quinta-feira, janeiro 17

em Lisboa (2)


"THE ANGLO PORTUGUESE TELEPHONE, Co. Ltd."
(a companhia A.P.T. que precedeu a T.L.P., hoje P.T.)

Estranho título, na fachada de um belo edifício colado ao Teatro da Trindade, em Lisboa.
Lá dentro encontrava-se a enorme (mesmo MUITO GRANDE) Central da Trindade, a mais antiga de Portugal, onde, em 1930, foi instalado o primeiro serviço automático de telefones de Lisboa.

Curiosamente, quase 40 anos depois dessa inauguração, eu ainda lá passei uns bocados, durante o meu tempo de Mecânico de Telefones, aprendiz, limpando, afinando e desencravando cuidadosamente os delicados contactos de platina dos "Relés", "Uniselector Switches" e "Strowger Switches" (designações técnicas dos componentes electro-mecânicos fundamentais) ali instalados de origem e que (inexplicavelmente) ainda funcionaram durante mais alguns anos após o desmaselado tratamento que eu lhes dediquei.


..ele há coisas que... até parece que, são feitas para durar, não é?

7 Comentários:

Anonymous Anónimo disse...

Oh "Bicho"essa linguagem,para mim é como olhar para uma pauta de música,que já não toco.
Chama-me saudosista,mas a paixão pelo que se faz,obtém-se pelo mérito do que consegue.Nessa altura reparávamos tudo com paixão,hoje compramos tudo feito e quando avaria, deitamos tudo fora.
Viva o consumismo e o desperdício

17/01/08, 11:35  
Anonymous Anónimo disse...

Bolas que o Zé Romano tocou numa verdade do caraças e como nos dói tanto este consumismo do avaria e deita fora.....Até as pessoas já se deitam fora, quando fora de prazo.

É para reflectir (ou talvez não)

Seve

17/01/08, 21:34  
Anonymous Anónimo disse...

e duram....duram...vais ver que daqui a 40 anos o modelo de dados do Row ainda está na mesma! hehe

Anj

18/01/08, 12:11  
Blogger O Bicho disse...

Viva amigo "anj".
Bem vista essa do ROW - ainda só passaram 3 anos e eu já nem me lembrava, imagina.
Será que ainda anda lá pelos cantos do edifício de Bucelas, o rolo de papel com o Diagrama da BD?

18/01/08, 12:47  
Anonymous Anónimo disse...

Bucelas, Estados Unidos ou até mesmo em Sacavem.....quem sabe por onde isso anda...

Anj

21/01/08, 11:07  
Blogger O Bicho disse...

Hummm, cheira-me que tens andado a passear aí por fora, (espero que, bem acompanhado) à conta do orçamento de novas aplicações de gestão de clientes e facturação, ganda malandro..!

21/01/08, 13:48  
Anonymous Anónimo disse...

nahhhh....o mais longe que tenho ido é Aveiro, mas posso confirmar que a viagem de Alfa Pendular é confortavél, rápida e segura (se comparar-mos com a média de acidentes rodoviários).
Quando me referia aos Estados Unidos, referia-me mesmo à Av. onde está uma empresa que começa por R acaba em N e tem um E no meio... hehe

Abraço
Anj

22/01/08, 10:58  

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial