segunda-feira, agosto 25

Quem se lixa


Quando o mar está zangado, diz o povo e tem razão,
bate na rocha, mas quem se lixa é o mexilhão.
Quando me apetece marisco, se o mar está de feição,
eu subo na rocha, e quem se lixa é o mexilhão.

Ontem, eu e o nosso Miguel, aproveitando a maré, descemos a falésia até ao mar e subimos à rocha escondida para lixarmos quantos uns mexilhões.

Primeiro, o mais difícil, como dizem os franceses, "il faut décrocher les moules" - há que tomar cuidado e nunca virar costas ao mar - convém estar sempre de olho nele, como soi dizer-se, é preciso estar "com um olho no Burro e outro no Cigano".
Foi com isto sempre em mente que, num ver se te avias, antes que a maré virasse, conseguimos lixar aí uns 5 kgs de mexilhões de tamanho jeitoso.
Oferecemos metade aos nossos vizinhos de toldo na praia e toca a andar para a cozinha para enfiar com eles ainda bem fresquinhos (a saber a mar) dentro do tacho de refogado.
Tomates madurinhos e Cebolas (de uma horta aqui na várzea) estrujidos em azeite puro de oliveira e num quarto de hora, está na mesa uma saborosa entrada para o jantar.
Acompanhar com um Rosé da Quinta da Alorna e fatias de Pão Saloio para ensopar no molho (ou melhor ainda utilisar as conchas vazias para fazer de colher e sorver alarvemente o molho) ainda com os restinhos de cebola e tomate a boiar.

Ahhh, e não esquecer, chupar os dedos no fim!
Grande porcaria... dizem. Bem, felizmente nem toda a gente gosta da mesma coisa - há quem prefira Gambas ou Sapateiras...

2 Comentários:

Anonymous Anónimo disse...

Já alguma vez comeste lapas, acabadas se apanhar? É uma delicia! Experimentei nos Açores e adorei.
Uma noite, sentamo-nos à mesa 5, 3quilos de lapas, 3 garrafas de "Terras de Lava". Ao fim de meia hora, ficámos duas, eu e a minha irmã, 2quilos de lapas e 2 garrafas. Os outros 3 foram para a cama. Às 3 da manhã, restavamos as duas, sem lapas, mas com um pifo daqueles.
Bons tempos.
Maria

27/08/08, 14:24  
Anonymous Anónimo disse...

Já as comi assim, às carradas, na Berlenga.
Não apnhei um "pifo" daqueles porque, era tempo de crise e a "guita" não dava para "importar" o vinho, mas apanhei uma daquelas indigestões que durou para dois dias.
OBicho

27/08/08, 15:22  

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial