Quem se lixa
bate na rocha, mas quem se lixa é o mexilhão.
Quando me apetece marisco, se o mar está de feição,
eu subo na rocha, e quem se lixa é o mexilhão.
Ontem, eu e o nosso Miguel, aproveitando a maré, descemos a falésia até ao mar e subimos à rocha escondida para lixarmos quantos uns mexilhões.
Primeiro, o mais difícil, como dizem os franceses, "il faut décrocher les moules" - há que tomar cuidado e nunca virar costas ao mar - convém estar sempre de olho nele, como soi dizer-se, é preciso estar "com um olho no Burro e outro no Cigano".
Foi com isto sempre em mente que, num ver se te avias, antes que a maré virasse, conseguimos lixar aí uns 5 kgs de mexilhões de tamanho jeitoso.
Oferecemos metade aos nossos vizinhos de toldo na praia e toca a andar para a cozinha para enfiar com eles ainda bem fresquinhos (a saber a mar) dentro do tacho de refogado.
Tomates madurinhos e Cebolas (de uma horta aqui na várzea) estrujidos em azeite puro de oliveira e num quarto de hora, está na mesa uma saborosa entrada para o jantar.
Acompanhar com um Rosé da Quinta da Alorna e fatias de Pão Saloio para ensopar no molho (ou melhor ainda utilisar as conchas vazias para fazer de colher e sorver alarvemente o molho) ainda com os restinhos de cebola e tomate a boiar.
2 Comentários:
Já alguma vez comeste lapas, acabadas se apanhar? É uma delicia! Experimentei nos Açores e adorei.
Uma noite, sentamo-nos à mesa 5, 3quilos de lapas, 3 garrafas de "Terras de Lava". Ao fim de meia hora, ficámos duas, eu e a minha irmã, 2quilos de lapas e 2 garrafas. Os outros 3 foram para a cama. Às 3 da manhã, restavamos as duas, sem lapas, mas com um pifo daqueles.
Bons tempos.
Maria
Já as comi assim, às carradas, na Berlenga.
Não apnhei um "pifo" daqueles porque, era tempo de crise e a "guita" não dava para "importar" o vinho, mas apanhei uma daquelas indigestões que durou para dois dias.
OBicho
Enviar um comentário
Subscrever Enviar feedback [Atom]
<< Página inicial