domingo, setembro 14

o Emplastro


A terceira maravilha do Porto é o Emplasto, aqui apanhado em flagrante a azucrinar umas turistas brasileiras, numa esplanada da Ribeira.
Também conhecido por Cataplasma, diz a enciclopédia, que é uma forma de medicação transdérmica caracterizada pela colocação sobre a pele de um adesivo com alguma substância sólida quente com o intuito de esquentar e/ou amolecer os tecidos, acelerando um processo de cura.

Cap. II / O EMPLASTO

Com efeito, um dia de manhã, estando a passear na chácara? pendurou-se-me uma idéia no trapézio que eu tinha no cérebro. Uma vez pendurada, e das cabriolas de contemplá-la. Súbito, deu um grande salto, estendeu os braços e as pernas, até tomar a forma de um X: decifra-me ou devoro-te.
Essa idéia era nada menos que a invenção de um medicamento sublime, um emplastro anti-hipocondríaco, destinado a aliviar a nossa melancólica humanidade. Na petição de privilégio que então redigi, chamei a atenção do governo para esse resultado, verdadeiramente cristão.

("Memórias Póstumas de Brás Cubas", de Machado de Assis)

Etiquetas:

4 Comentários:

Anonymous Anónimo disse...

Viste a peça, "Madame", da autoria de Maria Velho da Costa? É baseada numa personagem de Machado de Assis, do livro "Dom Casmurro", chamada Capitu e numa personagem dos "Maias", Maria Eduarda. Encontram-se em Dauville, as duas já velhas e, contam, um pouco à sua maneira, as suas histórias. As duas damas, eram interpretadas pela Eunice Munhoz e a Eva Wilma. Além de a peça ser uma boa observação do que poderia ter sido o encontro entre as duas "Madames", era uma lição de arte de bem representar que, faria muito bem a alguns actores convencidos que, são bons.
Quando hoje, te referiste ao "Brás Cubas, lembrei-me delas.
Vou pouco ao teatro, porque o meu Chefe, não o aprecia muito, mas adoro e, acho estas duas senhoras dois verdadeiros génios. As duas juntas, em palco, fizeram-me ficar embasbacada.
Maria

15/09/08, 10:09  
Blogger O Bicho disse...

Como o teu "Chefe", também Eu não sou grande apaixonado do Teatro, apesar de ter sido, sócio da Casa da Comuna e frequentador assíduo dos corredores dos camarins.
Mas, as horas infinitas (noites e fins-de-semana) que passei no Maria Matos, em gravações e montagens de video de peças chatas, criaram em mim uma alergia a monólogos de palco e diálogos (a dois) - só escapam os da "Conversa da Treta".

15/09/08, 11:42  
Blogger O Bicho disse...

Falta dizer uma coisa - GOSTO MUITO DE LER TEATRO.

15/09/08, 11:45  
Anonymous Anónimo disse...

O mundo está cheio de emplastros. Eu tenho um emplastro telefónico :)
966848535 ou 931942149 ou 914970917. Alguem que me encharca com cerca de 200 mensagens por dia, imaginem. Já nem abro. Está tudo à mão. Basta um click - "apagar todas". Mas lá que é emplastro é! ... e diverte-me :).
jc/.

15/09/08, 12:08  

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial