quarta-feira, outubro 22

os Abusadores

VER LISTA

Estes dias tenho andado (pre)ocupado com um problema:
- detetei uma mòlhada de gajinhos, armados em abusadores, a rondar as portas do meu "router" de ligação (rede fixa, com fios) à internet.

A certa altura, como podem ver aqui na imagem que captei, eram 9 os habilidosos a viajar na autoestrada (de informação) do meu velho "SpeedTouch" que só tem 4 faixas para cada lado. Ora, quando há muita gente a viajar pela mesma via, a fluidez do tráfego é prejudicada e começam a notar-se os engarrafamentos.
Por causa disto, dediquei um bocado de tempo a explorar a situação e descobri que, as tentativas de intrusão provêm de 3 computadores caseiros e de outros 6, registados em duas redes locais diferentes (LAN) identificadas - empresas.
Acho que são mais curiosos do que maliciosos, pois em alguns (pouco sabedores ou descuidados) é evidente a falta de segurança dos seus computadores no acesso à rede pública - foi possível eu aceder ao conteúdo de algumas pastas pessoais dos seus computadores, que não estão minimamente protegidos contra intrusões via Net.

Um dos malandrecos é fã de vídeos caseiros e arquitectura - dá para ver no seu computador uma série realizada nas Amoreiras, que deu origem a muitas páginas sujas nos jornais portugueses, há alguns anos - Clik em cima da imagem para ver... só os títulos, das trampas que algumas pessoas guardam (muito mal) nos seus computadores.

3 Comentários:

Blogger Carla D'elvas disse...

Não tens o router encriptado???
O meu está. Assim, não há boleias!
;)*

23/10/08, 13:42  
Blogger O Bicho disse...

Já esteve, Carla, até que os "amigos" da ONI venderam a minha assinatura ao CLIX - a partir daí, a configuração do router deixou de ser personalizada e passou a standart.
Entretanto, como o meu novo portátil traz todo o Software em Português, não consigo fazer nada de jeito, porque não entendo "patavina" das ferramentas informáticas traduzidas para Português, seja ele de cá ou de além mar.

23/10/08, 15:57  
Blogger O Bicho disse...

Vou contar um segredo: «ABOMINO OS COMPUTADORES COM SOFTWARES(1) TRADUZIDOS(2) PARA PORTUGUÊS»
(1)Então porque não traduziram software?
(2)Devo dizer pretensamente traduzidos.
Isto não é mania, é apenas deformação profissional de quem trabalha com computadores quase desde que a IBM entrou em Portugal.

23/10/08, 16:06  

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial