quarta-feira, dezembro 1

Gonçalo Anes, O Bandarra

Sapateiro de Trancoso.

Trovador e Profeta, 1500? - 1560.
No meu caminho para Trás os Montes, passo quase sempre por Trancoso. Na última vez, resolvi fotografar a família em companhia do famoso profeta.
Hoje, 1º de Dezembro, é o dia indicado para lembrar este personagem. Porquê?
Alguns Portugueses (sem falar nos apoiantes da Monarquia) ainda sabem que se comemora neste feriado, a Restauração da Independência Nacional em 1640. Mas o que é que isto tem a ver com um sapateiro que morreu quase 100 anos antes e que só tinha vindo a Lisboa em 1521 (muito contra sua vontade) para ser julgado e condenado pelo Tribunal da Santa Inquisição. Depois de penitenciado com uma procissão de fé até ao Terreiro do Paço, pirou-se para casa e nunca mais fez poesias ou profecias.
Tentei, mas não consigui muito bem interpretar o que ele escreveu, ou que alguém escreveu por ele, pois diz-se que não sabia ler nem escrever. No entanto, depois da Revolução de 1640 alguns intelectuais do reino mandaram imprimir e publicar as Trovas deste sapateiro, porque ele tinha feito previsões do estado da nação para os próximos 100 anos e... parece que acertou mesmo.
Bruxo?!!

0 Comentários:

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial