domingo, março 13

Falhas de memória

uma espécie de ferrugem cerebral.
Os circuitos que ligam os nossos neurónios sofrem com o tempo, um desgaste natural provocado pela oxidação, pela poluição, falta de energia ou até pela falta do utilização. Desta forma, algumas funcionalidades da mente humana, como a memória, começam a ser afectadas. Mas é importante destacar que o cérebro, consegue fazer a gestão inteligente até das falhas de memória e "esquecer" em primeiro lugar as coisas que não são muito importantes para a sobrevivência do organismo. É tudo uma questão de ligar e desligar interruptores. Coisas de computadores.
Para compensar as falhas, o homem inventou muitos truques. As taças e as medalhas são os mais simples de todos os auxiliares de memória. A pensar nisso, fui á cave reavivar memórias e encontrei estas taças.
A que tem tampa é, deixa lá ver se não me falha... ah! sim, lembrei-me. Diz na chapinha pregada na base de madeira: "Concurso de Fotografia - Sindicato dos Trabalhadores do Comércio - 1976". Bem, esta foi fácil.
A outra não fui eu que ganhei, mas é a minha primeira taça, a mais antiga de uma vasta colecção de meia dúzia. Não tem nada escrito, nem precisa, eu lembro-me: "Gupo Desportivo da Quintinha - 1967". Quando trespassei a tasca, que era na altura a sede do clube, da "Rua Projectada à Quintinha", trouxe comigo esta lembrança.
Obs.: estas memórias auxiliares também enferrujam, temos que as tirar do baú de vez em quando para arejar.

2 Comentários:

Anonymous Anónimo disse...

Se a memória não me atraiçoa, estas duas taças foram ganhas em concursos de fotografia (no Sindicato dos camaradas).
Já está a merecer uma taça pelo tempo que tens conseguido dedicar ao blog. Nunca pensei que fosses tão longe. A taça é tua!
Quim

14/03/05, 08:59  
Anonymous Anónimo disse...

SE O NOSSO AMIGO COMEÇA A RECEBER,TAÇAS REFERENTE AO TEMPO QUE DEDICA AO BLOG.
TEM QUE FAZER UMA VITRINE MUITO GRANDE.
EU FIZ PARTE DA EQUIPE DO G.D.DA QUINTINHA,(TENHO FOTO)CAMPIÕES DE FUTEBOL SALÃO NOS BOMBEIROS DE QUELUZ.
CONTINUA UM ABRAÇO-MARCELO

14/03/05, 18:38  

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial