sexta-feira, setembro 9

O amolador



Descobri que tinha em casa há já alguns anos um livro que, devido a um inexplicável preconceito da minha parte em relação ao autor, nunca tinha lido. Num destes dias ociosos de férias resolvi fazer uma actualização de leituras e lá peguei no primeiro e único romance de Fernando Assis Pacheco - Trabalhos e Paixões de Benito Prada.

Extraoridinária narrativa. Não podia ser mais viva a minha memória do Zé Galego, o amolador ou afiador que todos os anos anunciava o fim do Verão e os prenúncios do Outono, com o peculiar toque da gaita de madeira. Aquele som de sobe e desce na escala, ecoava pelas sossegadas travessas e largos da Porcalhota e durante um tempo, a Roda do Zé amolador estacionava algumas horas por dia à porta da "Parreirinha da Porcalhota". Ali no largo, saltavam faíscas da pedra de esmoril ao raspar as lâminas das tesouras que as vizinhas traziam para afiar. E o Zé galego contava histórias de viagem...
Quando ou se por acaso lá no outro mundo, um dia eu me cruzar com o Assis Pacheco, quero agradecer-lhe ter escrito esse romance.

2 Comentários:

Anonymous Anónimo disse...

Pois é meu querido amigo. Há momentos, pessoas e coisas, a quem devemos dar o devido valor enquento elas estão perto de nós e são palpáveis. Quando desaparecem é que nos fazem falta.
Ainda os há, mas o amolador, na sua essência, já desapareceu com a fumaça dos tempos modernos.
O Zé amolador estará certamente a jogar uma grande suecada com o Zé coxo, dos jornais, O António Piteira e talvez o próprio Assis Pacheco, que com uma calma de além-mundo lhes explicará que todo o cidadão deverá plantar uma árvore, ter um filho e escrever um livro.
Quim

09/09/05, 19:47  
Anonymous Anónimo disse...

Vi um na 3ªFª, em Lisboa na rua dos Correeiros, o Bento disse logo; vai chover! Negócio em alta,foi uma chuva de facões, facas e tesouras dos restaurantes da rua. Não choveu.
Talvês o volte a encontrar nas Portas de Santo Antão, na próxima 3ª Fª, há chanfana na tasca dos barris. Tomara que chova.

XL

09/09/12, 11:49  

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial