sexta-feira, outubro 28

Livramento


Nostalgia do Oeste.
No tempo em que as Férias Grandes duravam 3 meses e eram mesmo grandes e eu passava todo o Verão nesta aldeia isolada no meio das altas colinas do Oeste, distante da civilização, uma lonjura, a 50 km de Lisboa.
A chegada da Carreira do Barraqueiro, uma vez por dia, às 5 da tarde, era um acontecimento! Ainda a estrada não tinha alcatrão, era de paralelipípedos até ao largo pricipal e dali para diante até à Freiria (a aldeia fim da linha) era de terra batida com pedras.
Do tempo em que as minhas devotas Tias me obrigavam a ir à Missa. E eu me vingava-me, comendo algumas folhas do pão com que se faziam as Hóstias e misturando água no Vinho do Padre, quando ía para a Sacrisitia ajudar o meu Primo Seminarista, a preparar as coisas para a Missa.
Vou passar por lá e recordar o Grande Acontecimento que era a Feira de Todos os Santos no dia 1 de Novembro.

10 Comentários:

Anonymous Anónimo disse...

Também eu gostava de correr atrás da carreira e seguir com os olhos o fumo do combóio taf-taf pouca terra, que se dissipava para os lados do mundo que eu não conhecia.
O meu mundo, de menino que não tinha mundo, ficava na falda duma serrania, onde os dias me escorriam das mãos e vestia roupa lavada, no dia de ver-a-Deus.
Foi assim um pouco com todos nós.
O Alentejo, a Beira, o Livramento, a Porcalhota, gravaram no nosso curriculum, vivências que a cidade desconhece.
Não te livres do Livramento.
Quim

30/10/05, 01:34  
Anonymous Anónimo disse...

A MARIA nasceu no PORTO a 19 de Abril de 1048 às 8 da matina, e aos 3 anos deixou essa linda cidade para vir para Lisboa

31/10/05, 14:31  
Anonymous Anónimo disse...

Parabéns Maria! Novecentos e cinquenta e sete anos de idade é obra. Está um bocadinho velhota, mas olha que velhice é igual a sabedoria, apesar de não me importar de saber menos e ser mais novo.
Então o D.Afonso Henriques vai bem? O que é que consta por ai acerca da sua paternidade? É mesmo verdade que o verdadeiro Afonso Henriques é raquítico e com deformações várias? É mesmo verdade que este foi trocado pelo filho de Martins Moniz, este sim, forte e vigoroso?
Eu que sou um saudosista nato, adoraria saber destas "cuscas".
Beijinhos Maria, daqui a mil anos a gente se fala.
Quim

31/10/05, 16:51  
Anonymous Anónimo disse...

Uma senhora nunca diz a idade, e como podes ver somos os únicos que se encontram em casa os outros andam no laré.Bom feriado Maria

31/10/05, 21:29  
Anonymous Anónimo disse...

Olha Quim,mas, afinal tu és mais velho deves de ter uns mil anos com tanta sabedoria não enganas ninguém,eu acho que a idade está no espirito, é pena por vezes não corresponder ao exterior,só quem gosta muito de nós é que não nota a diferença, e é bom.Vou embora senão dizes que isto é uma seca,não sou capaz de escrever como tu, porque nunca fui muito boa a portugues e como não escrevo hà muito tempo sou capaz de dar bastantes calinadas.Desculpem qualquer coisinha.Maria

31/10/05, 21:52  
Anonymous Anónimo disse...

Não Maria. Nós somos como somos. Não tem nada a ver, cultura com sabedoria. Os velhos antigos, na sua maioria, não eram cultos e no entanto eram sábios. É com eles e com as crianças que a gente mais aprende.
De resto, a cultura, como alguém disse um dia, é tudo aquilo que fica depois de esquecermos o que aprendemos.
Calinadas, por um ou outro motivo, todos damos, basta recuares ao meu comentário anterior e encontrarás MARTINS MONIZ em vez de Martim Moniz. Portanto, a calinada de teres escrito que nasceste no ano de 1048, acontece por erro de teclagem, e eu que sou muito brincalhão aproveitei tal facto para glosar, não gozar, com a situação.
Continua porque é giro ter por aqui uma presença feminina.
Ainda gostava de saber, um dia, como é que descobriste o nosso blog. És da Porcalhota? Conheces alguém de nós?
Beijinhos

01/11/05, 11:04  
Anonymous Anónimo disse...

Embalado pela explicação à Maria, já me estava a esquecer de, hoje dia de Todos-Os-Santos, aqui deixar uma saudação espiritual, aos amigos que estavam mais perto de nós, Zé da Viola, Zeca (francês), Xico Teixeira e Artura Carapinha, e com os quais, nesta página, nunca poderemos blogar.
Quim

01/11/05, 11:12  
Anonymous Anónimo disse...

Só conheço um, foi ele que me deu o contacto,mas na net nos bloges podes encontrar muitos e sobre todos os temas.Beijinhos da MARIA para o Quim.

01/11/05, 18:13  
Anonymous Anónimo disse...

PORRA SÒ BJ PRÒ QUIM.
EU TAMBEM QUERO.
Marcelo

01/11/05, 22:44  
Anonymous Anónimo disse...

Óh Pantas! Por onde andas?
Rui Salvador

01/11/05, 23:20  

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial