Livramento
Nostalgia do Oeste.
No tempo em que as Férias Grandes duravam 3 meses e eram mesmo grandes e eu passava todo o Verão nesta aldeia isolada no meio das altas colinas do Oeste, distante da civilização, uma lonjura, a 50 km de Lisboa.
A chegada da Carreira do Barraqueiro, uma vez por dia, às 5 da tarde, era um acontecimento! Ainda a estrada não tinha alcatrão, era de paralelipípedos até ao largo pricipal e dali para diante até à Freiria (a aldeia fim da linha) era de terra batida com pedras.
Do tempo em que as minhas devotas Tias me obrigavam a ir à Missa. E eu me vingava-me, comendo algumas folhas do pão com que se faziam as Hóstias e misturando água no Vinho do Padre, quando ía para a Sacrisitia ajudar o meu Primo Seminarista, a preparar as coisas para a Missa.
Vou passar por lá e recordar o Grande Acontecimento que era a Feira de Todos os Santos no dia 1 de Novembro.
10 Comentários:
Também eu gostava de correr atrás da carreira e seguir com os olhos o fumo do combóio taf-taf pouca terra, que se dissipava para os lados do mundo que eu não conhecia.
O meu mundo, de menino que não tinha mundo, ficava na falda duma serrania, onde os dias me escorriam das mãos e vestia roupa lavada, no dia de ver-a-Deus.
Foi assim um pouco com todos nós.
O Alentejo, a Beira, o Livramento, a Porcalhota, gravaram no nosso curriculum, vivências que a cidade desconhece.
Não te livres do Livramento.
Quim
A MARIA nasceu no PORTO a 19 de Abril de 1048 às 8 da matina, e aos 3 anos deixou essa linda cidade para vir para Lisboa
Parabéns Maria! Novecentos e cinquenta e sete anos de idade é obra. Está um bocadinho velhota, mas olha que velhice é igual a sabedoria, apesar de não me importar de saber menos e ser mais novo.
Então o D.Afonso Henriques vai bem? O que é que consta por ai acerca da sua paternidade? É mesmo verdade que o verdadeiro Afonso Henriques é raquítico e com deformações várias? É mesmo verdade que este foi trocado pelo filho de Martins Moniz, este sim, forte e vigoroso?
Eu que sou um saudosista nato, adoraria saber destas "cuscas".
Beijinhos Maria, daqui a mil anos a gente se fala.
Quim
Uma senhora nunca diz a idade, e como podes ver somos os únicos que se encontram em casa os outros andam no laré.Bom feriado Maria
Olha Quim,mas, afinal tu és mais velho deves de ter uns mil anos com tanta sabedoria não enganas ninguém,eu acho que a idade está no espirito, é pena por vezes não corresponder ao exterior,só quem gosta muito de nós é que não nota a diferença, e é bom.Vou embora senão dizes que isto é uma seca,não sou capaz de escrever como tu, porque nunca fui muito boa a portugues e como não escrevo hà muito tempo sou capaz de dar bastantes calinadas.Desculpem qualquer coisinha.Maria
Não Maria. Nós somos como somos. Não tem nada a ver, cultura com sabedoria. Os velhos antigos, na sua maioria, não eram cultos e no entanto eram sábios. É com eles e com as crianças que a gente mais aprende.
De resto, a cultura, como alguém disse um dia, é tudo aquilo que fica depois de esquecermos o que aprendemos.
Calinadas, por um ou outro motivo, todos damos, basta recuares ao meu comentário anterior e encontrarás MARTINS MONIZ em vez de Martim Moniz. Portanto, a calinada de teres escrito que nasceste no ano de 1048, acontece por erro de teclagem, e eu que sou muito brincalhão aproveitei tal facto para glosar, não gozar, com a situação.
Continua porque é giro ter por aqui uma presença feminina.
Ainda gostava de saber, um dia, como é que descobriste o nosso blog. És da Porcalhota? Conheces alguém de nós?
Beijinhos
Embalado pela explicação à Maria, já me estava a esquecer de, hoje dia de Todos-Os-Santos, aqui deixar uma saudação espiritual, aos amigos que estavam mais perto de nós, Zé da Viola, Zeca (francês), Xico Teixeira e Artura Carapinha, e com os quais, nesta página, nunca poderemos blogar.
Quim
Só conheço um, foi ele que me deu o contacto,mas na net nos bloges podes encontrar muitos e sobre todos os temas.Beijinhos da MARIA para o Quim.
PORRA SÒ BJ PRÒ QUIM.
EU TAMBEM QUERO.
Marcelo
Óh Pantas! Por onde andas?
Rui Salvador
Enviar um comentário
Subscrever Enviar feedback [Atom]
<< Página inicial