quarta-feira, maio 7

O Santinho Aprendiz


Charles Baudelaire, célebre poeta e crítico social francês do sec. XIX, desenvolveu no seu "Diário Íntimo" o pensamento seguinte:

Um homem adquire o hábito da preguiça, do devaneio, da mandriice, ao ponto de deixar incessantemente para o dia seguinte as coisas importantes - perde o gosto e o prazer de trabalhar;
Aparece outro homem que o acorda numa bela manhã, com grandes chicotadas e o vergasta sem piedade até que, ele decida voltar a trabalhar - ainda que, não por prazer mas por medo;
Este homem - o chicoteador - não será realmente um amigo dele, um seu benfeitor? Do mesmo modo, em política, o verdadeiro santo é aquele que chicoteia e mata o povo, para bem do própio povo.
O "jeitoso" do Baudelaire, quando escreveu isto devia estar (como era seu hábito, quer dizer, vício) a curtir uma pedra de Haxixe, ou então já tinha o cérebro gravemente afectado pelo Treponema da Sífilis, que o matou.

Ora bem, à luz desta teoria, é bom de ver que, o Dr. Salazar foi um verdadeiro Santo e o Eng. Sócrates anda a treinar - ainda é um Santinho.

3 Comentários:

Anonymous Anónimo disse...

meu querdo amigo,estás-me a preocupar com a tua insinuação.
Será que está na altura de fazer uma peregrinação, oferecendo os meus sacrifícios à nova santidade?
Estou num beco sem saída!
para a minha idade o papel de «yes man» prejudica a cervical e eu nem com o «outro» senhor tive uma artrose em tal sítio .Como é que vai ser?

08/05/08, 10:50  
Anonymous Anónimo disse...

Vai Acontecer
14 Maio
A globalização da fome
Debate promovido pela Tertúlia Liberdade com a participação dos economistas Zaluar Basílio, Pedro Goulart e José Luís Félix
18:15 h, Crew Hassan, Rua das Portas de Santo Antão, 159-163, Lisboa

08/05/08, 14:23  
Blogger RS disse...

E segundo a última sondagem, o Povo continua a gostar de ser "Chicoteado".

08/05/08, 16:22  

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial