quinta-feira, agosto 28

Palermices (1)


Dentro do novo espírito do "Pessoal da Porcalhota Sec. XXI" (*) activo, interventivo, polémico, voltado para o presente e o futuro, aqui fica uma interessante polémica, porque hoje é Quinta-feira, o meu dia de "marrar" com alguém.

O Presidente, perdão, Sua Excelência o Senhor Presidente da República mostrou-se ontem preocupado com a onda de criminalidade em Portugal.
«A onda de assaltos e crimes violentos que se tem vindo a verificar no nosso país é uma coisa muito séria..
Os portugueses têm que estar ao lado da sua polícia, das suas forças de segurança..
É preciso que o País não perca a sua imagem de um Estado seguro..»
Disse ontem o Chefe de Estado.

Finalmente!!! Sim senhor, Eu, grande burro, retrógrado, retardado, palerma, começo a vislumbrar as abismais diferenças entre a REPÚBLICA e a MONARQUIA.
É claro, não estou a ver, um Rei mostrar-se preocupado com a criminalidade em Portugal, nem a preocupar-se com a imagem segura do País - um Rei, poderia quando muito, mostrar-se preocupado com a Nação, nunca com o País.
Não restam dúvidas,
isto é coisa que somente um Presidente da República está habilitado a fazer. Isto de mostrar-se preocupado, não é para qualquer um - é preciso saber, tem que se estudar muito, exige muita experiência, enfim... é preciso ser eleito para isso!

(*)
Não gosto lá muito desta designação pois tem algo que me faz lembrar o Sporting e eu sou do Benfica.

9 Comentários:

Blogger O Bicho disse...

Cáustico, como disse a Maria, é um termo que gosto de assumir que me fica bem.
A propóssito de República e Monarquia, um amigo dizia-me:
«Só tu é que não queres, só quem não quer é que não vê, as diferenças entre a República e a Monarquia..?»
E eu, feito ingénuo, retorqui, apenas:
«Pois claro, basta comparar os estados Ibéricos e vê-se logo - o ATRASO DE VIDA conseguido pelo sistema Monarquico Espanhol e a QUALIDADE DE VIDA proporcionada pelo sistema Republicano Português.»

28/08/08, 13:45  
Anonymous Anónimo disse...

Hoje, houve uma operação Stop, perto da minha casa. O curioso, é que, para além, de ter sido anunciada, os populares se revoltaram contra a policia, devido à brutalidade desta.
Povo de brandos costumes, é o que é.
Matam, esfolam, mas na altura própria, acham os policias brutos.
Maria

28/08/08, 13:48  
Anonymous Anónimo disse...

"os populares se revoltaram contra a polícia, devido à brutalidade desta."
Acho muito bem!
b.v.

28/08/08, 16:03  
Anonymous Anónimo disse...

Novas prisões secretas dos EUA no mar alto
Os EUA preparam-se afanosamente
para esvaziar a prisão de
Guantánamo com vistas ao seu
próximo encerramento. Nesse
sentido, o Pentágono e a CIA já
organizaram um vasto sistema de
centros de tortura e de prisões
secretas, em condições ainda
piores.
O facto é revelado pela associação
de juristas britânicos Reprieve, a
mesma que fez a recente denúncia
pormenorizada dos voos secretos
da CIA. Segundo este documento,
agora divulgado pelo jornal bri-
tânico The Guardian, Washington
terá tomado a decisão, para escapar
a qualquer sanção judicial, de instalar
as suas prisões secretas em porões
de navios de guerra a navegar em
águas internacionais. Foram identificadas
17 dessas novas prisões,
incluindo os navios USS Ashland,
USS Bataan e USS Peleliu. Trata-
-se, em geral, de navios de desembarque
ou de assalto que têm a
particularidade de possuir porões
fáceis de adaptar, onde os prisioneiros
são fechados em gaiolas
alinhadas. Calcula-se que são já
cerca de 26 mil os detidos nestes
“estabelecimentos”.
Desde 2001, terão já transitado 80
mil pessoas pelas prisões secretas
dos Estados Unidos. Além disso, a
Reprieve identificou mais de 200
novos casos de “transferência
extraordinária”, isto é, de raptos e
prisões ilegais, desde que foi
publicado pelo Conselho da
Europa o relatório de Dick Marty e
desde as promessas de George
Bush de que os EUA abandonariam
essas práticas.
Guardian / VoltaireNet / MV

Numa Monarquia isto nunca aconteceria!

b.v.

29/08/08, 01:17  
Anonymous Anónimo disse...

Caro b.v.
Quando eu falei em brutalidade da parte da policia, não quiz dizer que esteja de acordo com ela. Qualquer brutalidade ou abuso de poder me repugna.
No entanto, como poderiam eles proceder civilizadamente, se iam à procura de armas, droga, produtos de roubos? Pedindo "delicadamente" aos bandidos que as entregassem?
Além disso, porque é que as pessoas, desses bairros, chamam a policia, protestam que eles não comparecem logo e, depois ficam chateados com a "brutalidade" dos agentes"? Quriam que eles, delicadamente, pedissem aos criminosos que lhes entrgassem aquilo que iam buscar? E, depois, amigo é bom não esquecer que os policias são gente como nós. Têm familia, ganham mal e têm medo.
Como é que se luta contra o crime? Você sabe? Eu não. Se calhar, os policias, também não.
Maria

29/08/08, 06:45  
Anonymous Anónimo disse...

Uma coisa são os criminosos, outra são as pessoas desses bairros. E a esmagadora maioria das pessoas desses bairros não são criminosas, são pessoas que trabalham, mal pagas, mal comidas, mal dormidas, não se pode meter tudo no mesmo saco.
Criminosos há em todos os bairros, da Quinta do Mocho à Quinta do Lago.
Como é que se luta contra o crime? Eis a pergunta que fica sempre sem resposta, porque os mandantes,ou não sabem, ou não querem que se saiba.

b.v.

29/08/08, 09:50  
Anonymous Anónimo disse...

Sem querer entrar em polémicas, até porque me parece que no fundo ambos queremos o mesmo, Paz e socego, só lhe quero dizer que, moro num bairro problemático, havendo aqui de tudo. Como já disse, não concordo com violência, venha de onde vier. Há, no entanto alturas, em que já desejei uma rusga neste ´sitio, mesmo que isso me venha incomodar a mim.
Tem aqui havido assaltos à mão armada, em pleno dia; tem havido gente espancada (não pela policia), para lhe ser roubado um fio de ouro ou uma carteira quase vazia. Como é que se lida com isto? A violência gera violência.
E, repito, os policias também são gente como nós, como tal defenden-se da mesma maneira que são atacados.
Claro que não é justo que metam tudo no mesmo saco. Mas levar uma bofetada e dar a outra face, parece que só Jesus o faria.
Não se zangue comigo, tenho-lhe respeito e, concordo com muita coisa que diz.
Maria

29/08/08, 11:29  
Anonymous Anónimo disse...

Peço desculpa se disse alguma coisa que a magoou e não estou nada zangado consigo. A polémica é saudavel a ausência dela é que pode indiciar uma sociedade amorfa, de costas viradas, do salve-se quem poder,em vez de procurar,tentar pelo menos, encontrar as causas, a explicação para o aumento da violência, para esta nova realidade.
Bairro problemático? O que é um bairro problemático? Porque é que as grandes cidades em todo o mundo estão cercadas dos ditos " bairros problemáticos".
Porquê? PORQUÊ?
Encontrar a resposta séria, credivel, honesta, justa pode abalar os pilares do edifício.
Por isso é melhor continuar a varrer para debaixo do tapete.

b.v.

29/08/08, 12:40  
Anonymous Anónimo disse...

Infelizmente o nosso País, tão rico em ditados populares, tem um que reza: "Casa onde não há pão, todos ralham ninguém tem razão".
Parece que é isso que está a acontecer, um pouco por todo o mundo. Nós, vemos o que se passa cá. Os outros o que se passa na terra deles.
O pior é que os que não têm pão, bulham entre si e, os outros, os que comem caviar, continuam de barriga cheia, dando as suas festinhas, mostrando nas revistas as suas belas e muitas casinhas que, na maior parte das vezes foram feitas com o suor, o sangue e a fome, dos que nada têm.
Como vê, meu caro amigo, eu também tenho costela de revolucionária.
E, não. Não me magoou. Até gosto de uma boa polémica, de vez em quando.
Maria

29/08/08, 14:37  

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial