terça-feira, novembro 4

Cola de Resina


Há cinquenta anos, este ramo de árvore carregado de bolinhas de resina, era uma preciosidade, um achado importante para um puto da Porcalhota com 9 ou 10 anos.

Naquele tempo, se eu encontrasse no campo um Pessegueiro (Alpercegueiro, Pereira
ou Ameixoeira) com um ramo assim como este, certamente que não lhe tirava a fotografia - isso nem passava pela cabeça de um puto que andava na 4ª classe - primeiro porque nem sequer tinha máquina fotográfica e depois porque a fotografia não me iria servir para nada.
O que eu fazia era sacar do canivete e rapar todas as bolinhas de resina para levar para casa. Isso sim, servia para alguma coisa - para fazer cola. Chamava-lhe "Goma Arábica" porque esta resina era igualzinha à que vendia o Sr. Américo, na Drogaria em frente à Filarmónica.
Punham-se ao lume umas quantas bolinhas dentro de um púcaro com água e depois de diluída a mistura, deixava-se espessar um bocadinho - aí estava a cola perfeita para fixar na "Caderneta" os "Cromos da Colecção de Figuras Ilustres" ou os "Bonecos da Bola".

Depois, apareceram os tubos de Cola Branca para papel e cartolina (da "Cisne") que a gente usava nos Trabalhos Manuais, no Ciclo Preparatório ou no Liceu. Todavia, em casa, continuava a usar a Goma Arábica.

6 Comentários:

Anonymous Anónimo disse...

Como me lembro, de ver a minha mãe, fazer a "goma Arábica"! E colava tudo. E também me lembro da de resina. Essa era chata, porque custava a sair dos dedos e, deixava manchas na pele e, na roupa.
Maria

05/11/08, 11:05  
Anonymous Anónimo disse...

Ontem entrei na drogaria do Sr. Américo e foi ele que me atendeu. Já não via o Sr. Américo há muitos anos, talvez uns vinte cinco ou mais, gostei de o ver e de me lembrar que aquele senhor agora com idade era um senhor novo, muito bem educado de aparência irrepreensível na sua impecável bata branca e eu era um puto de 11 ou 12 anos ou menos - E eu ontem fiz 52 anos

05/11/08, 17:11  
Blogger O Bicho disse...

Exactamente, meu amigo, ele era (e julgo que ainda deve ser) de uma educação irreprensível.
No comércio da Porcalhota, ninguém como ele, atendia com um sorriso e boas maneiras, tanto os mais velhos como os mais novos como nós, os miúdos de então.
PARABÉNS PELOS 52 ANOS E PELAS BOAS MEMÓRIAS DA PORCALHOTA.

05/11/08, 18:16  
Anonymous Anónimo disse...

Goma Arábica, é bem verdade, quem se lembra disso hoje? Só malta como nós com 50 ou mais anos, a idade em que começa a nostalgia, verdade?

Mas como dizia o grande Victor Hugo:
A nostalgia é a alegria de estar triste.

06/11/08, 12:19  
Blogger RS disse...

O Sr. Américo! Uma figura emblemática da Porcalhota. Lembro-me muito bem dele, da sua simpatia e educação.
Mas atenção, eu só tenho 43 anos.

08/11/08, 15:28  
Blogger carlos alberto disse...

Preciso saber fórmula correta de como fazer cola goma arabica.

Agradeço a quem puder me ajudar

14/01/10, 19:32  

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial