O Fim do Alentejo
Não é a falta de chuva; não é a seca; nem tão pouco a falta de trabalho; nem a falta de lenha para aquecer os pés na lareira; nem a falta de gente nova nas povoações; nem a falta de desenvolvimento desse interior; nem a falta de condições de vida para os que restam nas aldeias; também não é a falta da agricultura de subsistência de que a CEE não gosta; nada disso.
Há muita água na albufeira do Alqueva; há muitos apoios; há muitos incentivos; há muitos subsídios; há muitas eleições; há muitas promessas; há muita falta de vontade; há muitos políticos com ideias; ele há muitos políticos; e há muitos políticos; e muitos mais políticos; e políticos que nunca mais acabam; políticos sem fim.
Mas o fim está à vista, aqui na fotografia. É nesta estrada, ali p'rás bandas de Marvão que se enconhtra o FIM do Alentejo. Só falta mesmo ter uma legenda lá ao fundo a dizer THE END (em Alentejano, obviamente).
Pensando bem, compadres, afinal não é tão grave assim. A coisa (como se diz em Alentejano) tem bom remédio: em chegando lá ao fim da estrada com uma serra mecância é só limpar do horizonte meia dúzia de árvores e, assunto arrumado.
Até fazia jêto, para amançar o Inverno com uns tiçanitos, daqueles que fazem cabras nas pernas da patroa, mas aquecem a panela das migas na trempe.
3 Comentários:
Até pareces alentejano amigo. Palpitas com a planície, vibras com os enchidos, adoras alentejanas, mas às vezes adormeces à sobra do chaparro.
Filho, mostra-te ao mundo.
Quim
Há uns bons anos, cantava-se uma nova "moda" Alentejana na tasca do Ti-Lexandre, era mais ou menos assim ;
Temos que encontrar uma solução para tão grande mal
Todos bem unidos bem organizados vamos avançar
Com a nossa luta com dedicação e amor supremo
Nós Alentejanos modestos humanos tanto que sofremos
Refrão
O Alentejo está ressequido está cheio de sede
O Alqueva ficou parado porquê ?
O povo diz com razão e com certa mágoa
A terra do pão não lhe dão mais água
( mais tarde cantada por o Grupo Coral da S.F.R.A.A, apelidado pelo pessoal mais novo de " As Doces "
Toda as minhas raizes são beirãs, mas sempre gostei de ... PORTUGAL
Pantas
Procuro esta música há muitooooo, alguém sabe onde encontrar? Obrigado, com 10 anos de atraso, eheheh, saudações...
Enviar um comentário
Subscrever Enviar feedback [Atom]
<< Página inicial