sábado, janeiro 29

Ribeira Grande

Ponte Romana em Monforte.
Hoje, dei uma voltinha pelo interior para matar saudades da paisagem do Alto Alentejo.
Como notas da viagem, pouca coisa:
Arraiolos - a principal casa de tapetes local, onde fui entregar o meu tapete rasgado para arranjar é propriedade, há 20 anos, de uma mulher do norte, a D. M. do Sameiro que por acaso é de Braga. Tipicamente alentejana diz que o arranjo vai demorar um tempinho. É preciso calma, diz-me "Roma e Pavia não se fizeram num dia". Pois, eu conheço Roma e aceito a afirmação, mas também conheço Pavia (é ali perto) e não consigo perceber a analogia.
Evoramonte - também aqui um homem do norte tomou conta do negócio. Foi D. Afonso Henriques, ajudado pelo famoso Giraldo Sem Pavor. É de visitar a imponente casa de caça dos Duques de Bragança, onde foi assinada a Convenção de 1834 que pôs termo às Lutas Liberais. Só que a auto-estrada passa mesmo na base deste monte que já faz parte da Serra de Ossa, mas a saída mais próxima fica a 20 kms, em Estremoz.
Estremoz - aqui foram os "camaradas" do leste que conquistaram os poucos postos de trabalho disponíveis. Todas as empregadas falavam perfeitamente português da Rússia ou da Ucrânia, no mais conhecido restaurante da cidade, o "Águias d'Ouro" (bom gosto no nome). É propriedade do Sr. Panaças e fica no Rossio do Marquês de Pombal, coisa difícil de perceber para um lisboeta, esta de meter o Rossio no Marquês.
O resto, bem o resto é paisagem, sempre espectacular!!! Alentejanos, encontrei muito poucos, parece que fugiram todos para a Porcalhota.

4 Comentários:

Blogger O Bicho disse...

ESPECIALIDADES: Borrego com Espargos; Bacalhau Dourado
ENTRADAS: azeitonas, cabeça de xara, paio, queijo de ovelha, omelete com espargos bravos, presunto, paia...
SOPAS: sopa de cação; sopa de hortelã; sopa da panela; sopa de cebola; sopa de tomate; sopa de espargo bravos; sopa de beldroegas; açorda; gaspacho; sopa de batata ...
PRATOS DE PEIXE: cação de coentrada; poejada de bacalhau...
PRATOS DE CARNE: ensopado de borrego; borrego assado no forno; cozido de grão à Alentejana; pézinhos de coentrada; feijão branco com cabeça ou orelha de porco; burras assadas; cabeças de borrego assadas; língua estufada; migas com carne de porco à Alentejana; cachola; entrecosto assado; torresmos; túbaros; favas com mouro; vitela de tomatada...
PRATOS DE CAÇA: lebre estufada com nabos; canja de pombo bravo; feijoada de lebre; guisado de javali...
Chega? ou querem mais?

30/01/05, 01:31  
Anonymous Anónimo disse...

Estou a lembrar-me daquele dia em que ...
Estando nós (eu e o Gigi) a revisitar os cromelques do Alandroal, eis que, como é habitual, começa ele a dar sinais de rápidamente se encontrar algo (muito) para mordiscar. Não sendo um erudito dos manjares alentejanos, resolve logo aí, deixar bem claro que qualquer coisa (muito) lhe serve, menos ensopado de borrego. Quis o destino, e naquela época não abundavam os restaurantes, que o mais próximo apenas servia o malfadado borrego. Não se fez esperar um chorrilho de impropérios inaudíveis e já o ensopado estava a arregalar-lhe os olhos, quer pelo cheirinho, quer pela apresentação do dito. Tudo isto aliado a uma céltica (dos cromeleques) vontade de dar ao dente e ei-lo a molhar o casqueiro por tudo quanto era líquido. Já que a carne e as batatinhas estavam ali ao lado, porque não marcharenm também?
O final, já todos calculam. Já bem regado e alegre, comenta aos quatro ventos: - O melhor manjar do mundo é um ensopadinho de borrego! Bem quentinho!
Nasceu um alentejano.
Quim

30/01/05, 19:48  
Anonymous Anónimo disse...

Com que então no Norte Alentejano!!! E eu ali tão perto. Porra pá. De Monforte à Chança é um saltinho. Basta só bater à porta ou nem isso. Normalmente está o postigo aberto. É chegar, comer, dormir, conversar, tomar um copo ou todos pela noite dentro. O que tu perdeste Luis, o que tu perdeste!
A minha casa não tem porta nem chave. A minha casa sou eu. Aparece porra! JotaCê.

30/01/05, 22:25  
Anonymous Anónimo disse...

Sinceramente, JC, não sei como dizer: "foi falta de esquecimento". Grande porra de memória a minha.
Da próxima vez vou seguir a Ribeira da Seda (este nome é lindo) e subir até à Chancelaria, para um convívio.
O Bicho

30/01/05, 23:17  

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial