Fim de Semana 241
Sintra Atlântico
BOM FIM DE SEMANA!
Etiquetas: weekend
Grandes e pequenas histórias e imagens, de e para os meus amigos, em especial aqueles que viveram na Porcalhota e partilham as memórias do tempo da Filarmónica.
GOTAN PROJECT
Excelentes músicos.
Não fui assistir no Coliseu de Lisboa, mas não perdi a 2ª oportunidade, no Jardim do Palácio do Marquês, em Oeiras.
Foi melhor assim.
Até se pode fumar e beber e ao mesmo tempo, abanar o capacete ao sabor do Tango.
Inebriante.
Ao ar livre, toda a gente em pé, ao entardecer, a "snifar" o cheirinho da hortelã selvagem que exala da relva acabada de cortar.
Marvão
Poucas palavras para esta memória visual, de um claro dia, passado no que se podia chamar de "Aldeia das Águias" (para reutilizar a citação da Maria de "Alcatruzes da Roda").
Na barbacã do Castelo de Marvão.
Ao longe, avista-se a elevação de outra fortaleza do Sul - Castelo de Vide.
Castelo de Vide
«Nada como a vida no campo."»
BOM FIM DE SEMANA!
Etiquetas: weekend
Farol do Esteiro
Dei com ele por acaso, enquanto pedalava (no meu tempo livre, em dia de folga) pelos caminhos de terra da Mata do Estádio Nacional. Até então, eu não fazia ideia que havia um farol meio escondido no cimo (82m de altitude) do Alto da Boa Viagem, no Jamor.
Seguramente, como eu, há montes de pessoal que vive aqui pelos arredores e também desconhece. Excepção feita ao amigo "Rui-Salvador-Nautico".
Claro que no caso, não se ganha (nem se perde) grande coisa em conhecer (ou não) - é apenas mais um Farol, uma curiosidade:
«Construído em 1914, hoje funciona de forma autónoma e automática, sendo monitorizado a partir da Central de Faróis de Paço de Arcos. Também sei que este farol é uma das marcas que assinala o enfiamento da Barra do Tejo.
Outra marca é o Farol da Mama (curioso nome) que muitos de nós estamos fartos de ver, numa elevação da Serra de Carnaxide (por detrás do Jumbo de Alfragide) sem saber que aquela coisa, parecida com um foguetão de cimento, (que eu pensava ser apenas um Marco Geodésico um pouco mais sofistacado que os outros) afinal é um farol.»
Na Rota do Mar
Na tarde com vento de feição, quanto baste para velejar à bolina, quer dizer, à borla, aproveitei a boleia para refrescar o corpo e o espírito.
Excelente ocasião para desanuviar, arejar as ideias e esquecer os pouco agradáveis tempos que correm.
Sabe bem e faz bem, a gente afastar-se um pouco da terra para avistar de longe, ao largo, os maldizentes "Velhos do Restelo" (feitos pontinhos pequeninos) que ficam na margem, a remoer a sua mistura de inveja e falta de coragem para deixar a terra firme.
Mar do Oeste
É sempre assim, no Verão, quando para lá da Serra faz calor a sério, aqui nesta espécie de enclave climatérico virado para o mar, faz frio, fresco até demais.
E com este "nascer do sol" às seis e meia da tarde, lá vem mais um BOM FIM DE SEMANA!
Etiquetas: weekend
Litoral Oeste
Ao fim de uns dias sem o calor directo da nossa estrela da vida, começo a ficar estranho. Perco a noção das horas do dia. Se é de manhã, se é hora do almoço ou se estou a preparar as brasas para o jantar, o céu está sempre igual - triste - um pesadelo.
Por cima das nossas cabeças, a camada cinzenta de neblina, ocupa todo o espaço, como um verdadeiro capacete. O ar carregado de humidade vai molhando tudo em meu redor, como uma chuvinha indelével.
Só não acendi ainda a lareira porque... enfim, parece mal e também porque mantive alguma fé na «previsão da meteorologia que dava para sexta-feira, céu muito nublado e possibilidade de chuva, no Oeste».
Isso é bom - significa que vai finalmente "abrir o sol" aqui na Praia, para animar o Pessoal que espera mais um BOM FIM DE SEMANA!
Etiquetas: weekend