sábado, fevereiro 28

Ensopado de Borrego


"Vila Nova de a par de Alvito"
curioso este nome da vila que em 1708, foi elevada a Concelho, passando então a chamar-se "Vila Nova da Baronia" (por ser pertença do donatário Conde e Barão de Alvito) - uma pequena vila nos limites do Baixo e Alto Alentejo.

Aqui, na mesma rua onde se encontra a casa que tem esta única janela, o meu amigo professor Brigola preparou e serviu um "ensopado de borrego" que eu digo que foi o melhor que saboreei até hoje. E afirmo isso com toda a certeza, pois em toda a minha vida só comi por duas vezes tão afamado acepipe.

A primeira, foi na Vila do Escoural e posso dizer que me "soube pela vida" porque era muita a vontade de comer que eu levava naquele dia frio de Carnaval de há vinte anos, quando disse ao Kim - «pára aí a carrinha e vamos ali aquele restaurante a ver se conseguimos almoçar qualquer coisa - a visita às Gravuras Rupestres do Escoural abriu-me o apetite cá duma maneira...»

sexta-feira, fevereiro 27

Fim de Semana 169


Alentejo da minh'alma
tão longe me vais ficando...

Agora, aqui tão perto, com novas e boas estradas, e ainda assim, já tenho saudades do fim-de-semana passado, passado nos verdes campos, lá mesmo no meio, "dentro" do Alentejo. Por isso, aqui fica o registo de um fim de dia, no largo da Igreja de S. Francisco (a da "Capela dos Ossos"), em Évora.
Toca a pensar noutro BOM FIM DE SEMANA!

Etiquetas:

segunda-feira, fevereiro 23

Ecopista (1)

CLIC PARAMPLIAR

Ramal de Mora
tinha cerca de 60 km, o ramal ferroviário, que ligou a cidade de Évora à vila de Mora, servindo povoações dos concelhos de Évora, Arraiolos e Mora, desde 1908 até 1988.

Em 2005, removidos os componentes ferroviários, para reaproveitamento, a Refer e a Câmara Municipal de Évora converteram quase metade do percurso numa "Ecopista" que se mantém em excelentes condições de conservação e utilização, para passeios a pé, a cavalo ou de bicicicleta.
PARABÉNS! Os declives muitíssimo ligeiros (uma característica do caminho-de-ferro), fazem deste percurso o ideal para longos e calmos passeios de bicicleta, acessíveis a toda a família.

Nestas mini-férias de Carnaval, tive o prazer de pedalar 50 Kms, ida e volta, desde o largo da feira de Évora até próximo do célebre paço ou solar da "Sempre Noiva" (na foto).

domingo, fevereiro 22

Bom Dia Alentejo

AMPLIAR CLIK
Nunca, como este ano, tinha visto os campos Alentejanos (do Alto e do Baixo), tão verdejantes e com tantos ninhos de Cegonhas, habitados.
Nesta imagem, até parece que fizeram uma "plantação de Cegonhas".

Não muito longe deste local, ouvi contar a "estória" seguinte:

«No Alentejo, um autocarro que transportava o Governo chocou de frente com uma árvore.
Pouco depois chegou um jornalista (sempre em cima do acontecimento) e perguntou a um alentejano que estava por ali com uma pá na mão:
- O Senhor viu o que se passou?
- Vi si senhor. O autocarro com o governo espetou-se num chaparro.
- E onde estão os políticos?
- Enterrê-os todos!
- Mas, então não estava nenhum vivo?
- Bem, o 1º Ministro dizia que sim, mas o senhor sabe como ele é mentiroso...»

sexta-feira, fevereiro 20

Fim de Semana 168


O tempo voltou ao que era dantes:
céu azul, sol aberto, ar morno, mar calmo,
tudo preparado para um BOM FIM-DE-SEMANA!

«MAS... CUIDADO com aqueles "moços esquisitos", que não admitem brincadeiras de Carnvaval com o Magalhães.»


Monges de Monfurado
Por terras com encantos e magias. No próximo Domingo, vou andar pelos campos do Alentejo (Montemor e Escoural), deixar-me surpreender por serranias onde brotaram minérios e tesouros. Onde descansaram monjes e eremitas, em mosteiros escondidos por florestas de vegetação com cenários cinematográficos. Os montes de casas velhas semeados por entre vales cavados com ribeiros saltitantes... será o Passeio SAL da semana.

Etiquetas:

quinta-feira, fevereiro 19

Novo Site do Pessoal


domingo, fevereiro 15

direitos da mulher

CLICK PARA AMPLIAR

Notícia de um jornal diário:

«Uma mulher bombista suicida fez-se explodir hoje, numa muito congestionada rota de peregrinação, a Sul de Bagdad, causando a morte de outras 32 pessoas, na maioria mulheres e crianças.»

É a luta pela igualdade de direitos, a emancipação da mulher em terras do Islão?

Este seria um assunto interessante de "discutir" à mesa de um próximo jantar com o querido amigo XL, à semelhança da animada controvérsia (na imagem) que teve lugar durante o almoço 2009 do Pessoal, acerca da suposta simplicidade, bondade, ou tendencioso paternalismo, do Poema de Alice Ogando - "Maria da Conceição" - de que Eu e o XL gostamos especialmente - ele de o declamar e eu de o ouvir.

sábado, fevereiro 14

Bom Dia de Namorados


Ah, lindo!!!
Como eles se entendem!
Olhem só, tão "queridos", tão felizes...
Porquê?
Por ser "Dia de S. Valentim"?
Nada de más línguas. O motivo de tanta satisfação é o seguinte:

«Os impostos directos e indirectos vão aumentar nos próximos dois anos.
Depois do alívio (qual ?) aplicado (aonde ?) em 2009, a carga fiscal aumentará 0,3 pontos percentuais nos próximos dois anos.
E, caso o PIB seja próximo dos 160 mil milhões de euros por ano, os portugueses pagarão mais 320 milhões de euros em impostos, em 2010.»

"Porreiro! Pá! 2010 é que vai ser bom. Vai haver ainda mais massa para o Governo esbanjar! "

"Já me lixaram, digo eu, mas nunca me enganaram... sempre desconfiei daqueles moços que usam muitas vezes, nos seus discursos, a expressão «por forma...»"

sexta-feira, fevereiro 13

Fim de Semana 167


Para um BOM FIM DE SEMANA!

No sábado, com toda a família ou só a "cara-metade":
retomando os "Passeios SAL", vamos (eu não) caminhar pelos
Campos Atlânticos descobrindo locais de sonho e de romance, para começar em beleza, o "Dia dos Namorados".
As magníficas arribas das Azenhas do Mar, as areias douradas da Praia das Maçãs, os velhos campos de cultivo, os pinhais cerrados e quem sabe, avistar o Banzão. E pode ficar para almoçar um peixe fresco nas Azenhas ou ir até Sintra lanchar uns Travesseiros doces.

«Os caminhos das velhas hortas, muitas abandonadas, muitas esquecidas. No ar a brisa fresca e húmida da proximidade do Atlântico e a protecção da Serra de Sintra transformam os campos desta costa em locais de especial beleza. Nesta região cresceu o primeiro turismo de litoral de Portugal, restando velhos testemunhos nos palacetes do início do Século XX.
Um mundo rural às portas de Lisboa, desde sempre, manancial alimentar pela boa produtividade dos seus solos e pela dedicação ao trabalho das suas gentes simples, que ganharam a alcunha de Saloios, nome que se estendeu à região onde habitavam e onde produziam.»

Portugal tem muitos sítios que você não conhece, alguns mesmo bem perto de si, mesmo que já lá tenha passado muitas vezes. Ao fim de semana caminhe com a SAL e descubra um Portugal maior !

Etiquetas:

terça-feira, fevereiro 10

Recapitulando Jan 2009


Um mês depois, ainda estou p'rá aqui às voltas com imagens do Encontro deste ano.
Há alguns instantes como este, que poderão eventualmente justificar algum comentário, mais ou menos a propósito, da vossa parte.

- O que é que o nosso (R. Salvador) extraordinário repórter de imagem dos Encontros Anuais do Pessoal, terá a dizer acerca desta sua esquisita ("peculiar" dizem os ingleses) fixação por uma bilha ocorrida durante o almoço do 10 de Janeiro?

sábado, fevereiro 7

Bom Dia Ventania


No Mar da Praia de Carcavelos

sexta-feira, fevereiro 6

Fim de Semana 166


Ora bem, deixa-me cá pensar... a ver se me lembro o que é que eu tinha para dizer hoje aqui?
Ahh, pois claro, era só uma coisinha:


BOM FIM DE SEMANA!

Etiquetas:

segunda-feira, fevereiro 2

Vai Mudar..!


O quê?
- Isto tudo, quer dizer, o (Blog do) "Pessoal da Porcalhota".

Porquê?
- Porque sim...

Para onde?
- Para outro "sítio", num "servidor" específico do Google.

Encontra-se em fase inicial de concretização o projecto do novo sítio (um "site" e não um "blog") exclusivo do "PESSOAL DA PORCALHOTA".

domingo, fevereiro 1

Brits camarades


Os camaradas britânicos, em protesto contra o desemprego.

"Hundreds of striking workers have taken part in a third day of protests in North Lincolnshire over the use of foreign labour on a construction site. They claim:
«PUT THE BRITISH FIRST»
«UK JOBS FOR BRITISH WORKERS»,
«We are angry that workers have been taken on from outside (*) the UK when people here are out of work.»"

(*) Na reportagem (BBC News), diz-se claramente e sem rodeios, que os principais usurpadores de empregos na Inglaterra, são OPERÁRIOS PORTUGUESES.

- Olhem só, a crise a fazer estalar o verniz da democracia deles - que é só p'ra eles.