sábado, janeiro 29

Cronicas de viagem (Dez 2010)


Meia dúzia de Contadores de Electricidade,
cravados no próprio poste de madeira que sustenta os cabos de transporte de enegia.
Esta imagem, captada num povoado da República Dominicana (Península de Samaná), repete-se em todos os aglomerados populacionais que bordejam praticamente todas as estradas e caminhos daquela parte da maior ilha das Caraíbas, La Hispaniola.

Mas, o caso não é exclusivo desta ilha. A mesma situação, pode ser vista (com outras cambiantes de modelo de aparelhos e fios de ligação) em diversos outros lugares da região Caribenha.
É assim no Haiti, Puerto Rico, nalgumas zonas de Cuba e do México.
E todos sabemos que acontece a mesma coisa, noutros mares, noutros continentes, como na Cidade Maravilhosa (Rio de Janeiro), nas regiões mais turísticas da Tailandia, da Malásia, etc., etc.

Sempre em lugares mais ou menos paradisíacos, mais ou menos pobres, leva-nos a pensar que existe uma regra: "a beleza natural destas paragens é inversamente proporcional à qualidade de vida dos habitantes".

Agora, o que eu acho estranho é encontrar semelhanças com isto, no Bairro das Marianas, concelho de Cascais, no Bairro das Fontaínhas, concelho da Amadora, na Pedreira dos Húngaros, concelho de Oeiras, na Quinta da Serra, cncelho de Loures, no Casal Ventoso, concelho de Lisbo e em muitos locais (nada paradisíacos) que rodeiam a cidade de Lisboa..?

sexta-feira, janeiro 28

Fim de Semana 268


Outra semana
Este blog, que já foi diário, desde há uns tempos para cá, está a ser um hebdomadário.
E no entanto, este vício de blogar (que contraí há mais de seis anos) faz com que todos os dias eu escreva meia dúzia de linhas, com o intuito de publicar aqui alguma coisa, que depois acabo por não publicar.
Esquisito não é?
Mas é assim, o que hoje se diz, é para esquecer amanhã...
Por isso, penso, escrevo, guardo, leio, releio no dia seguinte e apago - é fácil, é só carregar em "delete" e já era - nem um resto fica na memória.
De tudo o que escrevi esta semana, sobrou apenas isto, que transcrevi do discurso de um europeista:

«A União Europeia precisa de avançar no seu projecto político de paz e de bem-estar social para as populações, lutando contra o desemprego e a pobreza e pela integração multicultural dos imigrantes, que nos enriquecem.
Se assim não acontecer e o conservadorismo neoliberal obsoleto continuar a dominar os Estados europeus e as suas tristes instituições, entraremos numa decadência inevitável
Ora vamos lá embora, para o
BOM FIM DE SEMANA!

Etiquetas:

sexta-feira, janeiro 21

Fim de semana 267

Roliça


Um lugar, entre o Bombarral e Óbidos, com bastante significado na história da liberdade e independência do povo de Portugal.

Foi apenas há 200 anos que, nestes campos do Oeste, se travou a penúltima batalha da resistência portuguesa às Invasões Francesas.
Essa escaramuça, que forçou as linhas de defesa do General Francês, Junot a recuar, viria a desencadear o princípio do fim da ocupação do nosso território pelos miseráveis exércitos do execrável Napoleão Boanaparte.

E fica este "laivosinho" de história da Europa,
para ajudar a passar o tempo que prenuncia
um extraordinário BOM FIM DE SEMANA!

Etiquetas:

segunda-feira, janeiro 17

Outros artistas (49)

Taberna d'Aldeia

No Salgueiro,
junto à lareira, a (quinquagésima não sei quantas) reunião mensal dos cinco do costume, desta feita, para saborear a especialidade da casa - a "Sopa de Ossos".
Obviamente, as notícias mundanas, fizeram parte da ementa, tendo uma delas, merecido o destaque que se segue:

A "Chef" Luísa Fernandes, aos 49 anos partiu para os EUA à conquista de um novo desafio de vida.
Hoje ela é "Chef" executiva do "Nomad Restaurant", em Manhattan, onde se tem destacado ao promover a cozinha portuguesa, do outro lado do Atlântico.
Foi premiada em 2009, pela confecção e apresentação nos EUA, de um prato típico português - um Gaspacho.
Desta vez a "Chef" portuguesa, venceu o concurso "Chopped Chef", com a sua receita de Empada de Vegetais - receita portuguesa muito antiga que é servida ao almoço, com salada.
Esta artista portuguesa de Monte Real, que antes de se dedicar à cozinha, foi enfermeira, é também a consultora principal da loja local do grupo "O Melhor Bolo de Chocolate do Mundo".

Ora ainda bem - neste começo de ano, também recebemos Boas Notícias de New York City.

Etiquetas:

sexta-feira, janeiro 14

Fim de Semana 266

LISBOA


Ontem à tarde deambulei, vagarosamente (a pé e sem GPS) pelas ruas, largos, travessas e calçadas da colina mais ocidental de Lisboa, Santa Catarina.
(Largo de St. Antoninho, Trav. do Cabral, Rua da Bica Pequena, Calçada da Bica Grande, Rua da Bica Duarte Belo, Rua do Almada, Rua do Sol, etc...) 

O denso e frio nevoeiro que poisou sobre toda a cidade, não me deixou ver e fotografar, nem o Tejo nem um pôr-do-sol "à maneira".
Captei, ou melhor, "recortei" apenas este bocadinho da (Rua da Hera) velha cidade, para deixar a todos os Amigos do Pessoal da Porcalhota - um BOM FIM DE SEMANA!

Etiquetas:

domingo, janeiro 9

O ENCONTRO 2011

PALMELA


Acerca do local escolhido para o convívio do Pessoal este ano, eu diria apenas que..... foi um tanto ou quanto limitativo do convívio aberto a que estamos habituados.


Eis a primeira imagem, que o amigo Rui Salvador me enviou para publicar.
Na mesa estão visíveis todos os (15) que compareceram, menos o autor da foto e os (5) que, por impedimentos diversos, faltaram inesperadamente ao Encontro.
Um grande abraço para todos e até à vista.

sexta-feira, janeiro 7

Fim de semana 265

Até amanhã!

Ora pronto,
estamos a chegar ao sempre desejado, ao mais esperado,

desde há mais de 30 anos, o mais importante do ano:

o BOM FIM DE SEMANA especial
do Encontro do Pessoal da Porcalhota.

Etiquetas:

quarta-feira, janeiro 5

asta la vista



Asta la vista!
Eveline, Pablito e todos “los primos”.


O vosso amigo “Bacalao” (e familia) está de regresso à Porcalhota.
Eu bem queria ficar aí mais algum tempo, pelo menos até aprender todos os passos da Bachata - o que, dada a fraca qualidade do meu sentido musical, seria coisa para muitos meses.
Mas infelizmente, tenho que voltar ao tempo frio da Rep. do Cavaquistão, pois não posso faltar ao próximo ENCONTRO ANUAL DO PESSOAL DA PORCALHOTA.