Fim de Semana 173
Sugestão (só para "caminhadores"):
no Sábado de manhã, podem ir passear, em boa companhia (a do SAL) para conhecer melhor a "BOCA DO INFERNO"
Etiquetas: weekend
Grandes e pequenas histórias e imagens, de e para os meus amigos, em especial aqueles que viveram na Porcalhota e partilham as memórias do tempo da Filarmónica.
Sugestão (só para "caminhadores"):
no Sábado de manhã, podem ir passear, em boa companhia (a do SAL) para conhecer melhor a "BOCA DO INFERNO"
Etiquetas: weekend
Como tive oportunidade de dizer antes, não (foi) só a excelencia do "Javali Estufado" e do "Queijo de Entorna" que tivemos o privilégio de saborear durante o nosso almoço, nesta aldeia - "Amendoeira da Serra" (tomem nota do nome porque vale bem a pena uma visita) - perdida no mais fundo do Parque Natural do Guadiana, nas Terras do Pulo do Lobo, mas também (e acima de tudo) a companhia - reunião de gente boa - foi um grande prazer rever um amigo que melhora com a idade.
Excerto do artigo: "Mina de S. Domingos - uma intervenção urgente!"«..e em redor das ruínas, encontram-se lagoas ácidas (pH 2,4) criadas para fazer a decantação das escorrências da antiga mina. Esta situação é preocupante, pois coloca sérios problemas ambientais, não só a nível dos impactos paisagísticos, mas também dos ecossistemas afectados.
As águas ácidas são, prejudiciais para os solos (que ficam contaminados), para os ecossistemas próximos das minas, e ainda para linhas de água (algumas para consumo de populações), como é o caso de uma importante linha de água que vai desaguar na albufeira da barragem do Rio Chança, depois de atravessar as escombreiras dos rejeitados, libertados pelos fornos das antigas minas.Todavia, entre todos os males, destacam-se supostos benefícios:
<> As lagoas de águas ácidas são utilizadas para o depósito de corpos de animais (usualmente domésticos) mortos. O ácido corrói rapidamente a carcassa do animal evitando assim a longa decomposição a que estaria sujeita se ficasse simplesmente abandonada ao ar.
<> Além disso, também "há muita a gente que utiliza a água das lagoas ácidas para curar ferimentos - dizem os mais velhos que esta água cura os males."»
O sol rasante do final do dia, na "Corta" da Mina de S. Domingos, faz realçar os contrastes de cor do Alentejo.
Excerto do artigo: "Mina de S. Domingos - uma intervenção urgente!"«A Mina de São Domingos integra-se na Faixa Piritosa Ibérica que constitui uma das mais importantes regiões metalogénicas de sulfuretos maciços polimetálicos à escala mundial. Encontra-se inactiva desde 1966 por alegado esgotamento das suas reservas.
Outrora o minério extraído 24 horas por dia, era exportado principalmente para Inglaterra. Entre 1855 e 1966, foram retirados à serra de S. Domingos cerca de 25 milhões de toneladas de minério.
Dois tipos de extracção marcaram a exploração:
Subterrânea - levou à criação de um intrincado sistema de galerias, organizadas por pisos separados entre si cerca de trinta metros, até à profundidade de 405 metros, a partir do piso 120. "A céu aberto" - realizada no local onde hoje está a "corta", iniciou-se em 1867 e terminou apenas vinte anos depois, com a remoção de mais três milhões de metros cúbicos de terras, numa área de cerca 42.000 m2 e atingindo uma profundidade de cerca 100 metros.»
Etiquetas: weekend
Vamos ter três Dias Mundiais (21, 22 e 23 de Março) seguidos!
Seja como for, deixo uma IDEIA para uma passeata porreira (e nada cara) para entreter os miúdos, no FIM-DE-SEMANA da PRIMAVERA, que se aproxima.
«Podia ser a Liga dos Pobres, mas pobreza, só nos bolsos.
Belenenses e Estrela da Amadora empataram (2-2) ontem à tarde no Restelo, num jogo de nível elevado que não reflecte de modo nenhum, a falta de recheio que afecta os bolsos das duas equipas.
Mesmo com os ordenados em atrazo, o pessoal da Amadora chegou a ter uma vantagem de dois golos, mas os homens de Belém conseguiram chegar ao empate, que justificaram.»Acho que muitos dos seus colegas de Benfica e de Alvalade, que fazem parte da "Liga dos que têm a mania que são bons", deviam por os olhos nestes rapazes da "Liga dos Melhores".
O nosso Pessoal, mais que farto de tanta crise, tinha umas saudades imensas do Sol, da Praia, do Mar, do Calor, de ar livre, de tirar as roupas, sentir o conforto dos raios de sol na pele. Toca a aproveitar, minha gente, pois por enquanto, não se paga(*) nada: NÃO É PRECISO LICENÇA PARA IR À PRAIA!
O tempo é de calor de Verão nestes últimos dias de Inverno.
Está MUITO BOM o tempo lá fora - EXCELENTE.
Está MUITO MAU o ambiente lá fora - PÉSSIMO.
A esta hora, as ruas de Lisboa são invadidas por uma GRANDE MANIFESTAÇÃO POPULAR de PROTESTO:
Etiquetas: weekend
O título que penso mais adequado para este "post" será o velho dichote popular:
"VIR'Ó DISCO E TOC'Ó MESMO"
Pois, o que faz falta é entreter a malta com qualquer coisinha...
Agora vivemos outro tempo, o da Europa séc. XXI (União Europeia) onde o caminho mais curto(?) de Portugal para a Grécia, passa por Inglaterra.!? Ao olhar o Mapa da Europa, fico na dúvida:
- Ou eu já não percebo nada de Geografia, ou Portugal está a ficar cada vez mais fora da Europa?
- Então a gente apanha um avião em Lisboa e vai direitinho para Havana (Cuba) onde aterra passadas 9 ou 10 horas.
- Para ir de Lisboa a Heraklion (Creta) há que apanhar um avião para Londres e no dia seguinte apanhar outro avião para Atenas e finalmente fazer mais 9 ou 10 horas de barco para Creta.
Com um "bocado de sorte", esta autêntica Odisseia, demora apenas 2 dias. Agora vejo o porquê da expressão popular: «eh pá, vi-me grega para lá chegar».
Vou confessar uma coisa idiota, como eu:
Não imaginava que na sede da Comonwelt, também se podia ver o por-do-sol.!? Surpreende-me um pouco, devo dizer, constatar que afinal ele (Sol) aparece por lá. Na minha ignorância, desde sempre pensei que o ar e o céu desta cidade era assim... uma coisa esquisitita, a modos que, uma mistura... cinzenta.Não sei bem porquê - talvez defeito de educação - sempre achei que os súbtidos de sua Magestade, nossos velhos aliados (xiça..!) ordinários, não eram merecedores de ter lá na terra deles, um Sol. E muito menos, um Sol parecido aqui com o nosso.
Nunca lá fui - nem tenho vontade de ir - para verificar.
Etiquetas: weekend
Estranho Alentejo
Felizmente, a Sra. Arquitecta, responsável pelo Urbanismo do Município do Alvito, não autorizou o dono desta casa a fazer as obras que ele requesitou, ou requisitou.
Segundo me disseram, o homenzinho, pretendia anular o alpendre da casa e depois, recolocar todos os azulejos que aqui se vê, com a pressuposta citação Bíblica, na parede da frente da casa, entre a porta e a janela.
Imaginem, como ficava bem..!
Não há palavras para classificar esta forma de divulgação das Palavras do Senhor.