sexta-feira, março 31

fim de semana 13


Casa da falésia, já foi mais fotografada que sei lá... mas há sempre mais uma foto para fazer.

Bom fim de semana!

Etiquetas:

Massama Golf Club


Vista do "green" em frente da janela da minha casa de Massamá - até parece que vivo num condomínio do PGA, como aquele onde fiz o meu treino para o "open" da Florida em 2002.
Estas bolas foram as únicas que consegui recuperar desse desastroso treino em Palm Beach. Das restantes, umas evaporaram-se(?) no ar, desapareceram no espaço, subiram e não desceram(?) ou cairam em cima dos telhados, ou na boca dos pequenos crocodilos que vivem (é mesmo verdade) nos lagos naturais que fazem parte de alguns campos de Golf na Florida.
Houve uma que caiu em cima de um ninho de formigas vermelhas - uma espécie de massa cinzenta, que convém não pisar, no meio dos relvados - cujas marcas de mordidelas demoraram um mês a desaparecer das minhas pernas.
A melhor de todas foi a que tabelou num pinheiro, fez cair uma pinha e entrou na toca de um esquilo noutra árvore, que não gostou nada e a atirou de volta - felizmente o esquilo não tinha grande pontaria!

quinta-feira, março 30

Mar de hoje



Hoje de manhã, o mar estava um mar a sério.
Intenso, o cheiro da maresia: Percebes, Mexilhão, Algas, tudo misturado com Iodo e bem temperado com muito Sal. Enfim, aquele odor que me fez recordar a primeira vez que eu fui à Praia de Santa Cruz quando era miudo e o mesmo cheiro do ar limpo no meio do mar que só encontrei nos dias e nas noites que passei nas Berlengas.
Durante o dia na nossa costa ocidental, a brisa fresca sopra do mar para terra. Ela vem rente ao mar e sobe na vertical, quando encontra as altas falésias do Oeste.
Os amigos do parapente aproveitam bem essa corrente ascendente para planarem durante muito tempo, silenciosamente para cá e para lá, sem precisar de motor e sem se cansarem a dar aos pedais como o fotociclista - gostava de trocar um dia a bicicleta por uma coisa daquelas e fazer umas fotografias especiais da costa das Azenhas e das Maçãs.

Podem telefonar

262 955 420
Continua para venda esta magnífica vista - só o arco não está incluído, porque é do jardim da minha vizinha Maria - não percebo porque é que ainda ninguém comprou?
Esqueci-me do preço, mas se telefonarem eles, dizem.

quarta-feira, março 29

Postal do Tejo 4

Etiquetas:

Faltou a Luz

...ou a vingança do Inglês
Naquele mesmo instante, uns décimos de segundo apenas, faltou a luz:
- por isso Mr. Steve (o árbitro, que deve ser de Manchester ou de Liverpool) não conseguiu ver o "penalty".

terça-feira, março 28

Outros artistas 13


O Sr. Ministro, ou "O Morto"

E prosseguindo numa de fábulas e lendas (coisas do passado), aqui está, a imagem extraordinariamente expressiva, de mais uma ave rara, queria dizer, um Artista da Porcalhota do nosso tempo.
O Fernando Ministro, mais conhecido pelo Morto.
Pelo que sei, está bem vivo, trabalhando (à data) numa oficina de Estofador ali para as bandas da Buraca.

Etiquetas:

elas voltaram


Verdes prados, verdes campos
Onde está minha paixão
As andorinhas não param
Umas voltam outras não

(Cantiga do Maio)

Esta voltou, para as Azenhas do Mar.
Encontrei ontem, ao fim da tarde, o primeiro casal de Andorinhas deste ano.

Reserva 2006b


Da série "Reserva Especial 2006" - Beira Mar.
(Já sabem - clickar na FOTO para AUMENTAR)

Reserva 2006


Finalmente, hoje, consegui arranjar coragem para entrar nas ruínas de uma das casas, quase em cima do mar, no alto da falésia junto às Azenhas do Mar, onde em tempos se produzia o Vinho Beira Mar.
Lá se encontram ainda guardados, mais ou menos abandonados, alguns Barris, Pipos, Pipas, Toneis e Dornas e pouco mais. Muito mais coisas existem no edifício principal da Adega, mas é muito arriscado lá estar dentro para fotografar, porque o telhado vai cair a qualquer hora.
Talvez por ter sido criado na Parreirinha da Porcalhota e por ter andado algumas vezes a pisar uvas no lagar do meu Avô (no Livramento - Mafra), gosto especialmente dos antigos componentes das adegas.
Publico só duas da série de fotos da "Reserva Especial 2006" que até podiam ser melhores, oh sim, se eu tivesse uma Nikon..!

segunda-feira, março 27

Deslumbrante


A Cor.
A Perfeição.
A Natureza cada vez mais me surpreende.
Esplendor no canteiro do meu quintal hoje de manhã.
Ao ver isto, a gente até desculpa as moscas, as formigas, os escaravelhos, os bichos-de-conta, as minhocas e as lagartas e até os piolhos, os ácaros e afídeos, o míldio e o oídio e a cochonilha mais os carrapatos, porque eles trabalham para que haja flores como esta.

crise de merda


Eis que chega ao meu quintal, outro desgraçado à procura de porcaria para fazer a sua bola de merda.
Até parece que há falta de trampa; quem diria? Bolas!

E dizem que este país está uma porcaria; afinal, os escaravelhos não encontram merda para fazer bolas; mas que grande crise!

o Dono da Bola


Já que estamos numa onda de enfabulação e como a conversa é de merda,
vem a propósito aqui o amigo Escaravelho:
- ele é o Dono da Bola... de Merda.
Imaginem, que este sacana pousou em cima da minha cabeça ontem!?
O gajo devia ser míope e ter o olfacto avariado;

ou talvez tivesse os olhos chorosos e o nariz congestionado por causa de alguma alergia da Primavera.
Chiça,
eu só não lavo a cabeça há oito dias, não tem assim tanta merda... por fora!

moralidade

Conclusão:
A MOSCA É A MESMA, O QUE MUDOU FOI... A FOLHA.
(A primeira é de Jarro e a segunda é de Nespereira.)

a mesma mosca

uma mosca

domingo, março 26

estou a melhorar


Diz o ditado, "Águas passadas... não voltam atrás!"
Não é bem assim, mas é como as águas de Março que correm por esta Ribeira de Caxias (não sei se é este o nome) que passa ali em baixo em Barcarena.
Pronto! Já está, já está!!!
Acabei de enviar (no último dia como é costume) a minha declaração de IRS 2005 pela Internet. Podia ter inventado mais umas despesasitas, mas... agora já seguiu e não volta atrás.
Só trabalhei 6 meses no ano passado e mesmo assim ainda vou ter que pagar 160€ - não entendo, toda a gente recebe, só eu é que pago? Dasssse.
Mas o pior é quando me lembro que houve um "cabrão" da Direcção Geral de Impostos que se "esqueceu" de cobrar ao Presidente da Vodafone uma dívida IRS no valor de 740.000€ - setecentos e quarente mil euros - não fico nada lixado, fico mais que fodido e a pensar que:
- afinal não há só sacanas, há também os filhos da mãe, os filhos da puta e os GRANDES FILHOS DA PUTA.

Conversa do Domingo


Fernão Capelo Gaivota: Então, amigo Bilo, aprendeste muita coisa na escola esta semana?
Bilo Miguel:
Bah, as contas contas de somar, é canja. O que eu não percebo é aquela coisa do Estudo do Meio!
Gaivota:
Ouve lá, mas porque é que começam pelo meio? No Primeiro Ciclo, não é, deviam começar pelo princípio!?
Bilo:
Pois, és capaz de ter razão, mas deixa lá, não te metas nisso, são coisas de Ministro da Educação - Reforma do Ensino, dizem eles.
Gaivota:
Mas, olha, na minha Escola de Voo, primeiro temos sempre que aprender a voar - esse é o princípio. Só depois quando a gente já consegue sustentar-se no ar sem cair é que podemos aprender a fazer umas acrobacias no meio do ar.
Bilo: Bem visto. É pá, gaita, o meu pai está a chamar - já tomou o café - tenho que ir embora, logo vou a uma festa de anos de um amigo da escola. Até para a semana, Gaivota.
Gaivota: Diverte-te e volta no domingo para contar as novidades.

sábado, março 25

Saldos na PSP

nossas fontes 2


Revelando mais uma fonte.

Autor: Fabrice Hybert
Título: Homens de Bessines
Local: Parque das Nações, Lisboa.
Descrição: Fontanário público constituído por 69 figuras humanas, construídas em resina e aço inoxidável, com vários orifícios para saída de água.

sexta-feira, março 24

fim de semana 12


(anoitece na foz do Tejo)

Bom fim de semana!

Onde o vento cortou amarras
Largaremos p´la noite fora
Onde há sempre uma boa estrela
Noite e dia ao romper da aurora...

Etiquetas:

estou com a mosca

Vamos ver


Um dia destes, vou lá ver se é verdade.
Vou passar no Nº 256 desta rua da Baixa de Lisboa para verificar se ainda existe a Drogaria S. Domingos e saber se lá vendem a mercadoria armazenada aqui no Nº 13 do Páteo do Salema.

quinta-feira, março 23

Mosca zantedeschia


A mosca é a mesma, a flor é que mudou.
Mas o que interessa saber é que há sempre uma mosca verde-azulada ou azul-esverdeada pousada numa folha ou numa flor desta Zantedeschia Praiamacianensis - quer dizer no Jarros do meu quintal na Casa da Praia.

Zantedeschia


Segredos do Jarro do meu quintal: chama-se Zantedeschia aethiopica e pertence à família das Araceas.

Toxicidade: toda a planta contém oxalato de cálcio e saponinas;
- a ingestão da planta ou da seiva provoca irritação e inflamação das mucosas, da boca e gargante, edema dos lábios e da língua com dor e ardor, sialorréia, disfagia, cólicas abdominais, náuseas e vómitos;
- em contato com os olhos a seiva gera edema, fotofobia, lacrimejamento, irritação e congestão.
- todavia, as saponinas são hidratos de carbono, que existem em grande quantidade no espinafre, batata, tomate, etc. das quais se apregoa que inibem o crescimento do cancro e são benéficas para o coração.

Os Cinco nas Caldas


"The famous five, at Caldas" podia ser mais um episódio dos célebres (foram, no meu tempo) contos juvenis de Enid Blyton, a autora de um personagem hoje em dia muito apreciado pelos miúdos - o "Nodi" - criado em 1949.
Aqui estão eles, no jardim da Maria, os Cinco resistentes dos Folklorikus da Infante Santo, em mais reunião de almoço / convívio / jantar.
Retomamos o hábito - ou vício - das tradicionais reuniões mensais do grupo, dando início à série de cinco previstas para este ano de 2006.
No dia do equinócio da Primavera, a confraternização teve lugar nas Calda da Rainha e o dono da festa - o anfitrião - foi o Avô da Sofia Flor.

E o tema, ou a desculpa, desta vez foi:
conhecer a Sofia Flor e dar os PARABÉNS ao Avô, à Maria e à Inês.

(Próxima reunião: dia 21 de Abril, na Ortiga)

quarta-feira, março 22

para comunicar


O fotociclista enfrenta alguns problemas de comunicação.
Talvez se resolva, com outra visita a este vale próximo de Mafra - Negrais a terra dos Lapiás e do Leitão assado.
Plantação de parábolas para comunicações internacionais via satélite no meio de uma plantação de couves.

arquitecturas XV


Esta casa (o que resta dela) está para venda, na Praia das Maçãs.

revelar as fontes 1


Resolvi começar hoje a revelar as minhas fontes.
Esta primeira é,
- pequena, mas tem água boa para beber, não sei se tem um nome,
- também não sei quem foi o autor,
- encontra-se no Parque das Nações, no começo do jardim à beira-rio, logo a seguir ao Pavilhão Atlântico,
- é composta por um cilindro de aço, um bocadinho inoxidável, que já tem alguma ferrugem.

terça-feira, março 21

o Malandro


Ai, que saudades que eu tenho
Dos meus doze anos
Que saudade ingrata
Dar banda por aí
Fazendo grandes planos
E chutando lata
Trocando figurinha
Matando passarinho
Colecionando minhoca
Jogando muito botão
Rodopiando pião
Fazendo troca-troca

Ai, que saudades que eu tenho
Duma travessura
O futebol de rua
Sair pulando muro
Olhando fechadura
E vendo mulher nua
Comendo fruta no pé
Chupando picolé
Pé-de-moleque, paçoca
E, disputando troféu
Guerra de pipa no céu
Concurso de piroca

(Chico Buarque)

Postais Antigos


No "Rink" dos Recreios Desportivos da Amadora, num domingo à tarde, a burguesia da terra no seu melhor estilo, exibindo as habilidades desportivas e os fatinhos de ir à missa.

Postal de Lisboa 1a


Se eu não tivesse aprendido tantas coisas, até era capaz de considerar esta fotografia uma boa composição. Mas... para dizer a verdade, não gosto!
O problema é que esta chaminé do Palácio da Independência de Lisboa, me faz lembrar a cabeça de um animal asqueroso que eu estudei em Parasitologia - a Ténia Armada, mais conhecida por Bicha Solitária.

Etiquetas:

segunda-feira, março 20

fui a Lisboa X



Vós, que lá do vosso império,
Prometeis um mundo novo.
Calai-vos que pode o povo,
Querer um mundo novo a sério!


Porque acabei de ler na Blogalização que o XL faz hoje anos, para ele este poema.
Também esta imagem da Mãe com o filho me traz à memória uma célebre frase que se ouviu em tempos no Bairro do Bosque (na Porcalhota) - "Vai, filho, sai à rua, mostra-te ao povo!"

IMITADORES


No passado fim de semana, um bando de aprendizes na rua da Praia das Maçãs.
Anda tudo a treinar para fotociclista.

domingo, março 19

fazendo amizade


O Bilo e a nossa amiga gaivota que tem o poiso habitual no muro da esplanada das Azenhas.
Neste sábado, fizeram as primeiras tentativas de diálogo.

um sobrevivente


Duas noites de verdadeiro dilúvio, dizimaram quase por completo os bichanos vadios que habitavam as famosas ruínas na Praia das Maçãs. Hoje, domingo de manhã, este apesar de sobrevivente, não parecia lá muito satisfeito.
Com tanta água, chuva e trovoada, a praia devia ter ficado mais lavada, mas não, em vez disso, ficou atulhada de canas, troncos de árvore, abóboras e no meio do entulho, aves (gaivotas e outros pássaros) e gatos mortos - será que chegou a gripe aviária à nossa costa?

mar castanho


A cascata das Azenhas jorrou água com fartura neste fim de semana, de tal modo que a água do mar ficou bem castanha ali em redor.
Choveu e muito e também fez muito sol.
Quando eu era puto diziam:
"A chover e a fazer sol, estão as bruxas a comer pão mol."

sexta-feira, março 17

debaixo de telha


Fim de semana muito bom para ficar "debaixo de telha".
Vou passar um bom bocado, a Oeste, aqui neste meu telheiro, junto do grelhador, a tratar dos petiscos; a fazer aquelas coisas que os médicos têm a mania de proibir ao pessoal da minha idade; e atrás do médico, vem a família toda, incluindo a sogra, a recriminar, a dizer aquelas coisas do costume - "não devias ser tão egoísta, devias pensar mais na família, tens os filhos para criar, tens que cuidar da tua saúde, o que vai ser de nós..?" - até fazem um pobre homem perder o apetite.
Tudo isto porque, hoje em dia, a opinião pública é fortemente influenciada pelos poderosos meios de comunicação social, quer dizer, os intelectuais jornalistas da rádio, televisão, jornais impressos e internet, que só comem coisas esquisitas (Hamburgers, Pizzas, Cachorros) e chupam na palhinha os refrigerantes aconselhados pelos patrocinadores.
Esses gajos, são os verdadeiros culpados dessas manias, os fundamentalistas da parcimónia; em boa verdade, eles não passam de uma cambada de invejosos e por isso mesmo tendenciosos; eles passam mais de metade da vida, enfiados nas redacções a compilar notícias da treta, a re-escrever coisas que não interessam a ninguém e não conseguem arranjar tempo disponível para saborear um petisquinho à maneira, bem acompanhado por um Bom Vinho Português, calmamente repastelado, sem pensar no estado do trânsito da IC19 ou da 2ª Circular, sem ligar pevia às notícias do Iraque ou do Irão e esquecer até o último jogo do Benfica no Estádio da Luz.
Febra, entremeada, entrecosto, morcela, farinheira, alheira, linguiça, salsicha e um bacalhauzinho assado, para não ser só carne. Vinho, pode ser um branco Arinto de Bucelas para abrir o apetite e depois um tinto Perdigão de Monforte. Um, não, vários. Não esquecer o pão saloio e as azeitonas. Hummm, pão com azeitonas e um vinho tinto... chiii! Já estou a sentir aquela fumarada do grelhador, os pingos da gordurinha a cairem nas brasas, aqueles estalinhos, que cheirinho e... eh pá, está quase na hora do almoço! Até logo pessoal.

fim de semana 11


(Sol, Mar, Boia, Praia das Maçãs)

Bom fim de semana!

com:
Tempo fresco, chuva e talvez trovoada.
São promessas da menina da meteorologia.
Mas pelo aspecto deste céu de fim de dia,
eu acredito que sim, é previsão acertada!
Não serão só promessas.

Etiquetas:

vidas lixadas


A vida está difícil neste País mas,
coitado do Sr. depois de 10 anos a servir (e bem) o Estado Português, com tantos conhecimentos, enfim... merecia em emprego melhorzinho!

quinta-feira, março 16

Postal do Tejo 3



Ponte Vasco da Gama.

A minha voltinha de bicicleta de hoje - sossego, paz, que maravilha de sítio este à beira-rio.
Na verdade é um previlégio viver no Parque das Nações em Lisboa - que inveja..!

Etiquetas:

Retrato 2006

Zé Machão
- um grande plano da Bigodaça, deste Alentejano de Aljustrel, no encontro de Janeiro 2006.

arquitecturas XIV

Oeiras
Escritórios do Bill Gates, em Porto Salvo.

Porque hoje é Quinta-feira, temos direito a uma imagem (clicar em cima para ampliar) de arquitectura decente, nada de prédios velhos ou casas em ruínas.

quarta-feira, março 15

Revelar as Fontes



Blog ameaçado de suspensão - é obrigatório REVELAR AS MINHAS FONTES!
- Pronto, está bem, podem podem Clicar na foto para revelar esta Fonte!

terça-feira, março 14

coisas da sociedade

Em todo o mundo, há 300 milhões de crianças cujo futuro está seriamente ameaçado, por graves problemas de saúde, devidos a deficiente alimentação:

Encontramos 150 milhões de sub-alimentados, que passam fome, vivendo em situação precária;
São os que morrem de fome ou têm desenvolvimento raquítico devido à falta de proteínas e vitaminas.


Na outra metade, temos 150 milhões de obesos, super-alimentados, vivendo como previlegiados;
São os que morrem de fartura, de falência cardíaca, ou crescem irremediavelmente deformados pelo de excesso de peso da acumulação de gordura.

Coisas da economia, da política, da economia-política, ou das leis da sociologia em que os extremos se tocam.
- Uns e outros encontram-se em alto risco de vida e a causa é a mesma, a má nutrição, a deficiente alimentação.
- Uns e outros não têm culpa nenhuma do que se passa, eles são apenas e só, as vítimas inocentes nesta situação.
O resultado do avanço da civilização, da evolução das sociedades, a lei natural das coisas, a lei da selva organizada.
O instinto de sobrevivência, levado ao extremo na sociedade de consumo, desencadeia uma sucessão de situações que culminam numa espécie de autofagia da humanidade.
Contradição, como outros princípios contraditórios, mas que não deixam de ser, infelizmente, verdadeiros:

- a natural e irreversível tendência das Democracias para o Suicídio e
- a morte inevitável das Ditaduras por Esgotamento do exercício do poder.

fui a Lisboa IX

Fui ontem e
passei no Coliseu para comprar bilhetes (45€ cada) para a "Ópera do Malandro" - lá estarei logo à noite para ver, finalmente, a ópera do Chico Buarque.

Depois, subi umas escadinhas, desci umas escadinhas e tirei esta foto a outras escadinhas, mesmo ao lado de uma sala de espectáculos que eu pensava que já não existia - o "Salão Lisboa" no Largo de Martim Moniz - onde eu vi, pela primeira vez, cinema em sessões contínuas.
Deve ter sido aí há 40 anos; o bilhete terá custado, no máximo, talvez uns 10 Esc (ou 4,5 Cents).
Durante toda a tarde passavam dois filmes sem parar; um era sempre de "cowboys" (mas cowboys decentes, daqueles antigos); não havia lugares numerados; quando a malta se levantava, nos intervalos para mudar a bobine ou "mudar a água às azeitonas" ou para beber uma "Larangina Cê", era preciso deixar um lenço amarrado ao braço da cadeira, para marcar o lugar.

sacanas XIV


Cada vez há mais; eles andam por aí; olha, lá estão eles de novo.
Agora estão ao ataque nas repartições de finanças à espera do cumpridor, inocente, incauto e ignorante cidadão, que vai apresentar a sua declaração do IRS 2005, mas não sabe, porque não foi informado antes, que:

É necessário apresentar uma cópia da escritura, se adquiriu uma casa para viver e quer que as prestações pagas ao Banco, sejam consideradas como despesas no seu IRS.
E o desgraçado Zezinho, ao fim de 3 horas na fila de espera, lá volta para casa e... pró ano há mais.

segunda-feira, março 13

simposium

Recebi um email com esta foto e não resisto a publicar aqui o Cardápio deste
DOCTOR TRADICIONAL que diz
TRATA-SE TRADICIONALMENTE ESPIRITUALMENTE

-Malucu
-Chucha grande -Dor de dente
-Mulher ou homem que nunca fez filho

-Criança que tem pedra na barriga
-Makulu -Trombose -Angina
-Pessoas que desmaia -Viaberta
-Pessoa que ajusta toda hora
-Dor de barriga -Dor de bexiga
-Lukika -Imurroïde -Apendecite
-Diabeta -Escandamento
-Micróbio -Força sexual
-Menstruação não aparece
-Que tem qualquer problema
-Resolve-se -Lavagem de barriga
-Hernia interna externa -Gota
-Dor de costela - Gramatismo
-Amiba -Etc.

Cores de Lisboa


O Elevador do Lavra - Companhia Carris de Lisboa.

domingo, março 12

fui a Lisboa VIII


Encosta da Pena.
Não percebo como ainda vive gente aqui nos nº 78/80 da Rua Martim Vaz.
Um bocadinho mais acima, no nº 86, nasceu Amália.