segunda-feira, março 31

uma montagem


Ainda há pessoas que não acreditam.
Dizem que esta fotografia, de um grupo de turistas da Porcalhota em Paris, é apenas uma montagem.
Pois, não é. E está quase a fazer 20 anos que posámos para esta fotografia histórica.

Montagem, espantosa, é a que se vê em fundo na foto - a Torre Eiffel - são 7.300 toneladas de ferro, em 18.038 peças, unidas por 2,5 milhões de rebites; e até tem 1.665 degraus para quem quiser subir a pé os 324 metros de altura.

Demorou apenas dois anos a erguer, o que já foi o mais alto edifício do mundo; faz hoje 119 anos, esta construção provisória que, imaginem, esteve prestes a ser desmontada após a EXPO_1889.

sexta-feira, março 28

Fim de Semana 121


APESAR DE TUDO...
BOM FIM DE SEMANA!

Etiquetas:

quinta-feira, março 27

faz de conta


Dia Mundial do Teatro

Porreiro pá!
Anda daí, vamos embora, vamos sair por aí, na maior...
Vamos fazer teatro, vamos. Olha, faz de conta que está tudo bem!!!

terça-feira, março 25

Coisas da Lua


Uma quase Lua Cheia, no primeiro dia (Equinócio de Março) da Primavera - no primeiro Domingo a seguir a esta Lua Cheia, celebra-se a Páscoa.

segunda-feira, março 24

Nortada



Páscoa 2008
Por aqui, é agreste como nunca, o vento norte.
Volto para Lisboa - não levo boas novas - a ressoar dentro da minha cabeça, sei lá por quanto tempo ainda, o som cavo deste sino maior da janela sul, da Torre dos Clérigos.
Vou sentir saudades do Porto, onde sempre encontrei porto de abrigo, nas minhas viagens para Norte.

sexta-feira, março 14

Fim de Semana 120


Não prevejo grande coisa, mas... vamos tentar passar um

BOM FIM DE SEMANA!

Etiquetas:

Mercado Municipal


Durante as festas dos Santos Populares de Lisboa,
em 2007, era possível apreciar esta excelente vista para o Tejo, desde a esplanada do terraço de cobertura do Mercado do Chão do Loureiro.

O edifício de SEIS PISOS, relativamente recente, encravado na Encosta do Castelo, está entregue à bicharada há uma data de anos (quantos ?).
Que planos terá a Câmara de Lisboa para aproveitar mais decentemente este património municipal, antes de começar a cair de podre?
Imagino, por exemplo que o valor de venda da propriedade até dava para pagar uma grande parte das DÍVIDAS da autarquia... porque não?

quinta-feira, março 13

Ganda Galo


O que é pior do que uma Sexta-feira 13?
- É... uma Quinta-feira 13!!!


Explico: a Quinta-feira, por si só, já é normalmente o meu dia sexual - aquele dia da semana em que parece que, todas as forças do mal, se conjugam para me fecundar o juizo, isto é, para me prejudicar.

Se a isso, juntarmos o tradicional azar ligado ao número 13, então... pior ainda!
Por exemplo, hoje, vou ser torturado na cadeira do dentista por causa de um dente foleiro.

Mas, pior ainda é uma Quinta-feira 13 em que a gente acorda e vê as notícias de abertura do telejornal e das capas dos jornais - O BENFICA PERDEU!!!

Oh, já devia estar habituado, mas não há maneira. Bem, não há-de ser nada. Lá fora na rua, está um bonito dia de sol. Vou sair e esperar que isto passe. Logo à noite, pode ser que as coisas melhorem - tenhamos ESPERANÇA.

quarta-feira, março 12

mudar de cor


Este Limoeiro do meu quintal, faz lembrar a política, os políticos e os partidos políticos:

Tem frutos verdes e outros amarelos,
que são as cores do Limão, bem como dos Marmelos.
Tem flores abertas, cor-de-rosa, alaranjadas
e outras ainda em botão, muito avermelhadas.
E a completar o arco-íris da Democracia
até se aparecem as cores da Monarquia.
Ele mostra nas folhas a marca da realeza,
em manchas de azul Sulfato da Calda Bordalesa.
Já agora para os Anarcas há o preto do Cinzeiro,
uma doença que ataca as folhas do Limoeiro.

Estas misturas e mudanças de cor são típicas. Um exêmplo:
a Zita, nasceu VERMELHA no PCP, passou por VERDE ainda no PEV, pensou no ROSA do PS, mas optou pelo LARANJA do PSD, que agora, também mudou a sua cor, para AZUL igual ao PM.
MAS QUE MIXÓRDIA!!!

terça-feira, março 11

Borrasca


Substantivo feminino: Tempestade no Mar.
Temporal violento de rajadas de chuva e vento.
A semana começou assim, lá fora e cá dentro.

segunda-feira, março 10

o Desfile


E no Sábado, FORAM TODOS AO CORTEJO, na Avenida!!!
Fazer o quê? Acho que foram para contestar (ou celebrar?) o mais recente (de 1990) Acordo Ortográfico da Lingua Portuguesa.
Bem... todos, todos talvez não, mas que eram muitos, lá isso eram - ao que dizem, parece que, MAIS DE MIL.

Fico com uma dúvida:
- Será que houve TRAMOÇO E MINUINS que chegasse para todos?

domingo, março 9

Gestores de 64


Proposta dos novos Gestores para a Sociedade Filarmónica, em Março de 1964.
Quando penso que, muitos de nós, frequentadores mais ou menos assíduos do Blog do Pessoal , naquela época, há quarenta e quatro anos, já éramos associados da centenária e muito estimada colectividade da Porcalhota...

Muita água passou entretanto, na ribeira, por debaixo da ponte que já não é, no Bairro do Bosque.
Muita tinta correu, muitas coisas mudaram de então para cá, especialmente nos hábitos e mentalidades, algumas vezes para melhor, outras nem tanto assim.
Ao fim deste curto tempo (um nadinha, comparado com a idade do homem no planeta Terra e um infinitésimo comparado com a idade do Planeta) da vida que é a nossa, só lamento uma coisa:

Que hoje em dia não haja cá na nossa terra Gestores, como os antigos Directores da SFRAA, daqueles decentes, dedicados, capazes de governar o nosso futuro ex-País, "à maneira".

sábado, março 8

as sementes


Convidados, D. Duarte de Bragança e D. Cavaco de Silva para as comemorações dos 200 anos da transferência do governo de Portugal para o Brasil.
Como foi:

  • em 8 Março de 1808, aportou a Terras de Vera Cruz, uma esquadra de 20 navios (12 Naus, 3 Fragatas, 3 Brigues e 2 Escunas) levando a bordo a Família Real Portuguesa, mais os respectivos servos, parentes, amigos, etc.
  • um total de cerca de 15.000 pessoas, cães, gatos, canários e piriquitos, fugindo à invasão do País, pelos exércitos de Napoleão.
  • e desta maneira, o Rei D. João VI de Portugal, transportou para o Brasil as Sementes da Independência.

Irmãos de além-mar devem dar graças (ou não..?) ao Hitler Francês.

sexta-feira, março 7

Fim de Semana 119


E nada melhor do que um
UM BOM FIM DE SEMANA!
para esquecer a quinta-feira.

Etiquetas:

Velhos tempos


Longe, muito longe, dos tempos de glória.

Depois de ontem à noite, acho que todos os (ir)responsáveis dirigentes do Benfica, merecem um cartão VERMELHO - vermelho de vergonha, vermelho de raiva - a condizer com a cor do "nosso" clube.


Em contrapartida, estiveram muito bem, os Sportinguistas, os 12 de Inglaterra (11 no relvado e o penteadinho no banco), com toda a tranquilidade, fizeram jus à sua cor - o VERDE esperança.

quinta-feira, março 6

Longevidade


(Talhas com 2.000 anos, no Teatro Romano de Lisboa)

Mitocôndrias - os geradores eléctricos das células animais. Estes microorganitos, do núcleo celular, são responsáveis pelo fornecimento da energia. Demonstrou-se que, as mitocôndrias ficam mais fortes em resultado de reacções provocadas por uma redução na ingestão de alimentos.
Ocorrem alterações nas paredes das células que aumentam a protecção contra o envelhecimento e as doenças relacionadas com a idade. O prolongamento da vida celular retarda o processo de apoptose - a morte celular.
Os cientistas descobriram que se aumenta o tempo de vida dos animais reduzindo em 30% a 40% a ingestão diária de calorias - quanto menos comida, mais vida.

Agora percebo a Dona Odete, que toda lampeira, dava o seu pezinho de dança no bailarico da Sra. da Assunção. Ela, que não precisa de óculos e ouve perfeitamente, explica:
"Com muito trabalho e pouca comida, cheguei assim, aos 89 anos".

Ahhh, a sabedoria popular...

"sendo assim, (graças ao Governo) é de esperar que a longevidade do povo português venha a aumentar ainda mais, resultado da política socialista(?) social e económica do actual dos Ministros dirigidos pelo Sr. Pinto de Sousa, que faz com que o pessoal tenha que trabalhar mais para a reforma com cada vez menos dinheiro para comer."

quarta-feira, março 5

Lisboa Sec XXI

PODE AMPLIAR

Páteo de D. Fradique.

(Clicar nas FOTOS para AMPLIAR as vistas desta Propriedade Municipal)

Uma espécie de caminho secreto, atalho, entre a entrada principal do Castelo (Rua do Chão da Feira) e a Graça (Largo do Menino Deus) - faz parte do roteiro de percursos históricos da Cidade das Sete Colinas.
Já vi muitos turistas, que deambulam pelas vielas de Alfama e Costa do Castelo, que ao passar por aqui ficam boquiabertos e espantados com as vistas e daqui para diante, prosseguem de certeza muito mais receosos pela sua segurança nos caminhos turísticos velha cidade.


Esta é a Lisboa de D. Fradique Manoel, senhor de Tancos e Atalaia e fidalgo da corte de D. Manuel I.

Descrição do site do IPPAR.
"O Palácio de Belmonte, integra ainda o Pátio de Dom Fradique de Cima, e o Arco de Dom Fradique, que liga os bairros de Alfama e do Castelo e atravessa o edifício, com serventia pública de passagem. O pátio de Dom Fradique de Baixo, contíguo ao palácio e acessível pelo referido arco, pertence hoje à CML, e encontra-se em total estado de degradação."

terça-feira, março 4

Momentos


O Paparazi da Porcalhota em plena actividade, testando a nova câmara digital - Panasonic - oferta recente do amigão J. Carranquinha.

"A propósito, amigo Golias, não te preocupes, não vale a pena enviares pelo correio, o CD nem e o cabo de ligação - trazes quando voltares a Portugal, em Dezembro para irmos ao estádio da Luz. Até lá então, e VIVA O BENFICA!!!"

segunda-feira, março 3

Lonjura



A começar a semana...

domingo, março 2

Perfeito


O "FORD PREFECT"
de um vizinho da Praia das Maçãs, no arranque para o seu habitual passeio de Domingo de manhã.

É de 1949 (um ano mais novo que eu) mas está como novo, impecável, até o sinalizador electro-mecânico de mudança de direcção funciona perfeitamente.

Há coisa de vinte anos, eu andei com uma mania, quiz comprar um igualzinho, que se encontrava mais ou menos abandonado na Trav. da Quinta do Pau, mas não consegui reunir as assinaturas dos diversos herdeiros do falecido proprietário.

sábado, março 1

Bom Dia (14)


O tempo está quente; o ar tem cheiro de flores silvestres.
Todo o ambiente que nos envolve, prenuncia a Primavera, em Lisboa.