Cor do Maio
(José Gomes Ferreira)
Grandes e pequenas histórias e imagens, de e para os meus amigos, em especial aqueles que viveram na Porcalhota e partilham as memórias do tempo da Filarmónica.
Abriu a época de praia!
Quase toda a gente acha normal o odor que exala da areia húmida da maré vazia, quando aquecida pelo sol - dizem que é da Maresia;
Há muita gente que acha normal as bolhas de espuma que sobrenadam a água do mar próximo da praia - dizem que é do Sal e do Iodo;
Muitos pais acompanham as brincadeiras das suas crianças nas poças da água na foz do rio das Maçãs - dizem que é mais quentinha e menos perigoso.
Para quem vive nos superlotados burgos que rodeiam a capital, isto é normal.
Para quem alimenta as filas de transito automóvel para entrar e sair da cidade, isto é normal.
Para quem respira diariamente o ar ultrapoluído da grande cidade, isto é normal.
Para quem paga anualmente a Taxa Municipal sobre o tratamento de esgotos, isto é normal.
O areal da praia, finalmente livre do lixo depositado pelas marés do Inverno, enche-se de chapéus-de-sol, toalhas, biquinis e bermudas fora de moda - já são do ano passado.
Um "rebanho de brasucas" transportando as indispensáveis geleiras acampa na orla da areia húmida da maré alta - vai ser uma tarde de música, futebol e "cervejola".
A água do mar está "luza" - diz o Bacarote (o velho pescador residente da Praia-das-Maçãs) - olhe ali, o cardume de Taínhas que "anda à babugem" na boca do rio; é mau sinal!
(José Calvário musicou o poema de José Niza para a voz de Paulo de Carvalho interpretar no Festival daCanção RTP de 1974)
Etiquetas: weekend
vou aproveitar para rasgar papel; papeis e mais papeis, desnecessários ou sem utilidade, que se foram acumulando nos meus arquivos em pastas, dossiers, caixas e caixinhas, em gavetas e prateleiras das estantes.
Vou procurar fazer muito lixo; quanto mais lixo fizer, melhor; mais desanuviada fica a memória - é o saneamento básico.
Depois, para não ficar com a casa a cheirar a papel rasgado, vou despejar tudo no Contentor do Lixo, o Azul, e sentar-me a descansar no aconchego do lar, a ler um livro e a ouvir a chuva lá fora.
Etiquetas: weekend
Podemos daqui inferir que, existe uma relação directa entre O TAMANHO DAS BOLAS e a posição hierárquica do trabalhador, segundo a qual o tamanho das bolas é inversamente proporcional à posição hierárquica, isto é,
QUANTO MAIS IMPORTANTE É O TRABALHADOR MAIS PEQUENAS SÃO AS SUAS BOLAS.
O nome desta doca do Tejo, em Belém, faz-me recordar os meus tempos de estudante da Faculdade. O que é que tem a ver?Ensinou-me o velho e distinto Prof. (Dr. Caria Mendes) de Anatomia que não há Bom nem Mau Sucesso, há apenas Sucesso; este termo só por si, era noutros tempos sinónimo de um parto feliz, ou seja, um parto do qual resultava, por isso mesmo, o nascimento de um Sucessor.
Etiquetas: Postais
PARABÉNS PARA A MÃE,
NESTA DATA QUERIDA
MUITAS FELICIDADES
MUITOS ANOS DE VIDA...
Trlimtim-tim, trlintin-tão...
Etiquetas: weekend
O Andante é o nome bem castiço com que se baptizou o título de transporte (o bilhete azul) para viajar no Metro do Porto.
Já que por aqui andamos, eis umas curiosidades acerca do Metro da Imbicta:
O Metro no Porto hoje, tem CINCO LINHAS - QUATRO delas, terminam no ESTÁDIO DO DRAGÃO. O percurso mais interessante é o da linha que (não passa no Estádio do Dragão) cruza a velha Ponte D. Luís I e tem paragem no sopé da Serra do Pilar, no mirante sobre a vista sensacional do Douro, da Ribeira, do Porto.
O Metro do Porto em 2006, apresentou resultado NEGATIVO de 122 MILHÕES de EUROS.
O Metro do Porto em 2006, atribuiu aos seus Administradores o PRÉMIO de 650 MIL EUROS.
E diz o puto:
"Tás-a-ver" Bicho Pai, afinal até nem foi preciso o guindaste para te levantar.
Pronto, já que estás em forma, vamos visitar aquela coisa ali - a Casa da Música.Aquela "coisa" que faz agora 3 anos, foi construída para integrar o projecto da Capital Europeia da Cultura - Porto 2001.
Como era de esperar, naturalmente, só ficou pronta Quatro Anos e mais alguns Muitos Milhões de Euros para além do previsto.
Pão de broa; Queijinho; Bolinhos de Bacalhau; Croquetes; Rissóis e Chouriço assado.
Antes de nos despedirmos do Minho e voltar para o sul, vamos recuperar as forças, física e anímica, no 1º andar da "Maria de Perre" (Rua de Viana) a melhor Casa de Pasto do centro da cidade "Princesa do Lima".
Sopa de Legumes e Canja de Galinha.
Arroz de Tamboril; Bacalhau à Zé do Pipo e Bacalhau à casa.
Cabritinho assado no forno; Vitela assada no forno; Pá de porco assada no forno; Arroz de Cabidela; Rojões à moda do Minho.
Vinho Verde Branco ou Tinto da casa.
Rabanadas; Pudim de Ovos e Leite Creme.
Café e o "galheteiro do cheirinho" ao dispor do freguês.
É bom, é barato, é acolhedor, sabe bem e não faz mal - depois não digam que eu não avisei!
Levei comigo os melhores reforços - três velhos aliados de muitos anos de outras lutas.
Levei um saco cheio de bons augúrios - de todos os amigos que ficaram aqui na rectaguarda.
Levei uma mão-cheia de esperança e boa vontade - voltei, sobrevivi.
Ganhei? Acho que sim - MELHOR DO QUE GANHAR A GUERRA É GANHAR A PAZ.
Na minha cabeça, enfim, uma crescente sensação de confiança, de paz de espírito.
Não tenho a certeza!!! Mas penso que amanhã ao voltar a cruzar este Rio Douro, vou sentir-me em paz, primeiro comigo e depois com o resto do mundo.
"Todos ouvem o que eu digo.
Os amigos escutam quando eu falo.
Os melhores amigos prestam atenção ao que eu não digo".
acabei de receber, agora mesmo, HOJE (sexta-feira 4), pelo correio normal, uma carta do Tribunal de Valença, informando-me que o meu Julgamento marcado para ONTEM (quinta-feira 3 às 9:00 H) FOI ADIADO.
A nossa Justiça... se eu não tivesse sabido disto antes (por outras vias) teria perdido, estupidamente, dois dias numa viagem de quase 1.000 kms, para cá e para lá, mais a estadia de uma noite, para a família toda e mais os três amigos, nossas testemunhas abonatórias.
Etiquetas: weekend