sexta-feira, junho 24

Fotociclista V



Vou continuar a ciclofotografar por estas bandas da costa oeste durante os tempos mais próximos.
Não tenho internet por lá, mas vou tentar manter activo este blog do pessoal.

Provavelmente só vou actualizar isto uma vez por semana.

Vende-se

ZOOM
Em frente o poente, só tem o pôr do sol no mar.

MAIOR

A sul, janela para a Serra.

quinta-feira, junho 23

Fotociclista IV


E cá estou eu outra vez a fotografar mais uma casa em ruínas. Neste caso (ou nesta casa) um casarão com claustros e tudo, também ele voltado para o mar próximo das Azenhas do Mar. Ainda se podem apreciar uns quantos paineis de azulejos de 1924. Somente os que ficam voltados para a estrada, escaparam à pilhagem. Todos os outros, nas paredes laterais e os que havia no interior, voaram para outras paredes.

segunda-feira, junho 20

SOLSTICIO

O de Verão.
Um sucesso astronómico que estreia hoje ou amanhã em todo o mundo.

Foi mais uma vez especialmente celebrado este fim de semana em Constância do Ribatejo.
(fotocomposição Nasa, do sistema Gliese 876 onde se descobriu um planeta semelhante à Terra).

Fotociclista III


Antigo casal Três Marias, voltado para o mar e para o pôr-do-sol, entre as Azenhas do Mar e a Praia das Maçãs.
Mais um conjunto de resistentes azulejos.

domingo, junho 19

Os extremos

Sexta-feira.
Na Praia-do-Ribatejo, às 3 da tarde, 50 graus C no areal à borda do Tejo.
Na Praia-das-Maçãs, às 3 da manhã, 10 graus C no pinhal do Espírito Santo.

O que a gente consegue suportar..!
No meio disto, apreciei pela 3ª vez a Janela da Sala do Capítulo e até jantei no interior da misteriosa e importante casa dos Templários. Coisa estranha, ainda não foi desta vez que consegui ficar com uma fotografia do interior do Convento de Cristo.

quinta-feira, junho 16

O proximo quadro


Está decidido - ainda não sei bem porquê, mas sei que o meu próximo quadro vai ter um busto de Napoleão.

Enquanto vasculhava nos anúncios de emprego na net encontrei este curioso, espantoso "testemunho" de um caso de "sucesso" com o sistema de Trabalho em Casa (Work Home):
"Estava a trabalhar numa companhia de cosméticos em Portugal, ganhava 1.000 dólares(?) por mês, quando um amigo me mostrou esta nova oportunidade. No meu primeiro mês, ganhei 2.000 dólares(?), um ano mais tarde, comprei o meu primeiro(?) Ferrari e, nos últimos 9 anos, realizei todos os sonhos que o dinheiro pode comprar, desde casas a barcos. No ano passado, ganhei mais de um milhão de dólares(?)".

Ainda pensei duas vezes em me inscrever no sistema, mas à terceira:
"uhh! não interessa, a cotação do Dólar anda muito por baixo, um milhão de dólares já não é que era e depois qual é a piada de ter mais do que um Ferrari? Um é giro, se forem dois a coisa passa a ser vulgar. E ainda um problema, se o gajo já tem tudo o que o dinheiro pode comprar, que interesse tem a vida dele? A partir daqui, vai concerteza passar para o lado de lá da lei."

Ciclofotografia II


Azenhas do Mar - ruínas por sobre a falésia também ela em desmoronamento. Apesar de tudo, constata-se que o amor ainda lá mora e resiste, nos azulejos.

aos camaradas


...a todos os Abel's deste país, um grande abraço.
Hoje, como ontem, estou com o Bob Júlio para recordar aqui o destemido Alentejano que, segundo rezam as lendas, ousava atravessar de bicicleta a Ponte da Vila Formosa em Alter-do-Chão por sobre a amurada e que há 57 anos na Chança, foi o empresário responsável pela estreia do nosso amigo JC no palco desta vida.
O Pessoal da Porcalhota, aproveita esta forma diferente do habitual de parabenizar o amigo JC.

quarta-feira, junho 15

Homenagem falhada


Dois dos 6 companheiros aqui sentados neste almoço dos injustamente culpados do 25 de Novembro no ex-CI.RTP, já desistiram desta vida terrena. Partiram há muito para outra. Por acaso esses dois, eram os únicos que nunca se consideraram de esquerda.
Para qualquer dos outros 4, incluindo o cabeludo de costas que sou eu, faria todo o sentido hoje ter ido prestar uma última homenagem a Álvaro Cunhal. Eu não fui, estive muito ocupado a tentar resolver problemas inerentes à minha futura situação de reservista do trabalho.
Gostaria de ter estado presente, por muitas razões e mais uma: o homem foi um ídolo de muitos dos meus amigos (e amigas) de entre os quais quero destacar de forma muitíssimo especial a nossa grande amiga Gina.
Figura, como se diz agora, incontornável para os que como eu viveram intensamente o 25 de Abril de 74.
Aqui fica a lembrança.

terça-feira, junho 14

Posts atrasados I

Post do dia 10

Como de dous ardores se incendia,
Da grande impaciência fez despejo,
E, remetendo com furor sobejo,
Vos foi beijar na parte onde se via.


Luís Vaz de Camões

Post do dia 13a

porque é terrivel
subir assim às hastes da loucura,
do fogo descer à neve.

abandonar-me agora

nas ervas ao orvalho -
a glande leve.


Eugénio de Andrade

No mesmo dia

com outros artistas.Esta foto foi no mesmo dia, praí há uns 30 anos, da outra que serviu de imagem para o Primeiro Post que inaugurou este Blog há uns meses e que se chamava Nas Escadas da Sociedade.
Aqui fica para o pessoal recordar, enquanto eu me procuro, na leitura de uma crónica de Gabriel Garcia Márquez sobre a actividade clandestina no Chile de Pinochet, de Miguel Litín, realizador de cinema exilado por ter sido colaborador de Salvador Allende.

Etiquetas:

Voltei, mas

... mas ainda não estou cá, quer dizer, ainda não estou em mim. Se não estou em mim, estou em quem? Por ora só queria estar na pele de um ex-trabalhador pré-aposentado a receber uma pensão da Segurança(?) Social.
Nestes dias (10, 11, 12 e 13) muita coisa aconteceu e foi notícia neste País. Onde estava eu? A leste disto tudo. Não só a leste, também a sul, e a oeste. Onde estou? Ainda não decidi, estou desorientado, estou desnorteado, dessuleado, desoesteado ou despoenteado e desesteado ou desnascentaeado.
Ainda não cheguei, mas também ainda não parti. Estou algures por aí. Só não sei onde. Estou (mais) estúpido, não sei o que dizer, o que pensar, não durmo, não como, não coiso, vou tentar ler "O Código Davinci" para passar o tempo.

quinta-feira, junho 9

Vou-me pirar


Fui ao sítio http://sitiodofoda-se.blogspot.com/ para desabafar, mas não valeu a apena, já lá havia tantos desabafos hoje... que desisti; depois tentei o sítio http://daputaqueospariu.blogspot.com/ mas havia muitos utilizadores a escrever posts.
Por isso, entretive-me um bocado no http://marretas.blogspot.com/ para acalmar e então que se fo.. isto, vou-me embora para o Algarve, passar este fim-de-semana XXL e esquecer esta merda.
Bem podem dizer, cada um tem o país (e o Algarve) que merece e neste caso é verdade: grande parte da culpa da situação actual desta terra pode, com toda a razão, ser imputada à minha geração.

Capicua da porra

Senha #343 - sorte coisa nenhuma. Fui só o último a ser atendido, depois de 50 famílias ciganas, 70 brasileiros ainda em calçãozinho e chinelo de praia (e telemóvel de última geração), mais uns quantos africanos e até uns ucranianos ou russos (toda a gente a falar português não sei de onde).
Coincidência, enquanto esperei, li um excerto da Visão desta semana sobre a imigração, onde às tantas se fazia esta pergunta: "Acha que os imigrantes vêm desgastar a nossa SS parasitando os subsídios?" No desenvolver do artigo, o ACIME prova que NÃO.
Lá para as 5 da tarde, já com a loja fechada, foi finalmente inserido o meu pedido nos computadores da SS, mas não sei bem para quê?
- Quantos meses esteve ao serviço do último emprego?
- Meses? Então, deixe-me calcular, 12 anos vezes 12 meses, dá144. Mas porquê?
- Aguarde o nosso contacto para saber se vai ter ou não direito ao Subsídio de Desemprego.
??? Fiquei assim... Não sei se me mato ou se ponho uma bomba na AR ???
Agora percebo os homens bomba, eles não se conseguem decidir por uma opção.

Desemprego, 3º dia


Amadora, 10 H da manhã, em frente ao velho Pigale:
-Bom dia, pode dizer-me onde é que eu tiro a senha para atendimento?
-As senhas de vez, sou eu que dou. Do que é que vem tratar?
-Venho entregar estes papeis, para requerer subsídio de desemprego.
-Mostre cá. Sim senhor, estão bem. Tome lá mais este impresso, preencha e volte cá depois de almoço. Aqui tem a senha para atendimento.

-Nº 343, bom é capicua, pode ser que dê sorte e eu consiga resolver isto tudo ainda hoje!

quarta-feira, junho 8

Sempre a Amadora

Desde 2ª feira dia 6 que estou efectivamente desempregado. Já estou a ficar farto, mas não é de não ter nada que fazer. Nada disso, esta coisa de ser desempregado, dá muito trabalho. Há 3 dias que quase não tenho tempo para almoçar: foram já muitas as horas que passei nos centros de emprego disto e daquilo para me inscrever como desempregado profissional, candidato a um emprego (?). Não era nada disto que eu pensava.
Para receber um subsídio de desemprego é preciso ter uma paciência do caneco. E a confusão que é a "desintegração" dos diferentes serviços a que a gente tem que recorrer. E os papeis impressos saídos dos computadores que a gente tem que transportar de uns departamentos para entregar noutros? Fosga-se. Então as putas das redes de computadores não podiam comunicar entre si? Fosga-se. Finalmente hoje, ao fim de 3 tentativas em diferentes sítios, consegui acertar com o centro da minha zona. Se a minha morada oficial é em Massamá-Sintra, como é que eu ia adivinhar que pertenço ao Centro de Emprego da Amadora. Tinha que ser na Amadora..!
Mas ainda não acabou, amanhã lá vou outra vez tentar inscrever-me, desta vez no, não sei bem o quê da Segurança Social.

segunda-feira, junho 6

Ciclo-Fotografia

Azenhas do Mar.
Fachada de uma antiga adega voltada para o mar. Estou agora a aprender uma nova actividade, para os tempos livres. Para esquecer o cabrão do cigarrinho, comecei a fazer desde há 1/2 dúzia de semanas umas voltinhas pelos caminhos à beira mar, numa velha bicicleta de todo o terreno e com a pequena máquina fotográfica digital no bolso.
Desde a Praia-das-Maçãs até ao Magoito e depois até ao Lizandro, há caminhos de cabras nas arribas, que são muito bons para estas habilidades. Começaram por ser calcorreados a pé pela saloiada, depois os motoqueiros das barulhentas todo o terreno, primeiro em duas e depois em quatro rodas e nalguns pontos já passam os jipes e até os automóveis mais simples.

domingo, junho 5

Manual Encyclopedico

Edição de 1893.
Para uso das Escolas de Instrução Primária.

sexta-feira, junho 3

bandeira negra


recebi esta mensagem, com pedido de divulgação.

"Como é sabido de todos, foi pedido aos portugueses para se unirem durante o EURO 2004 e pôr uma bandeira de Portugal na janela. O povo uniu-se por uma causa e para dignificar o país.
Agora é tempo de nova união.
Guardemos as bandeiras, e vamos todos pôr uma bandeira negra, luto em forma de protesto, em nome do momento negro que atravessamos e do que ainda virá, fruto de uma má gestão por parte dos sucessivos governos, que continuam a gastar o que não têm, em prole das mordomias sem as quais não conseguem viver.
Dia 10 de Junho, façamos luto por Portugal, bandeira negra na janela por todo o país.
Portugal é dos portugueses, não deixemos que meia dúzia de políticos gozem com 800 anos de história."
... não concordo totalmente, mas vou divulgar na mesma.

quinta-feira, junho 2

Alergia a Fungos


Amanita Muscata, é o nome científico desta beleza de cogumelo, Fungo Saprófita, tão perigoso como bonito.
Há Fungos que são Cogumelos e outros não. Há fungos que são piores que o Deus me livre, que aparecem em todo o lado, tomam conta de tudo quanto é comestível - até dentro do frigorífico os filhos da mãe se desenvolvem.
E eu sou muito alérgico a fungos e os que não suporto mesmo, não são os parasitas verdadeiros parasitas, são os parasitas úteis (simbióticos parasitas), aqueles que no início fazem falta, mas que... porra ao fim de um tempo o saldo é descaradamente negativo para o hospedeiro, a dependência é total. Aí já está tudo lixado, todos os processos de sobrevivência estão controlados... até ao mais ínfimo pormenor. Retira-se o fungo e é a morte do organismo.
Quando enfrentamos esta situação, não há antibiótico que valha (aliás, este remédio só piora as coisas), a solução é difícil. O melhor é mesmo migrar, esquecer tudo, começar de novo, por muito custoso que seja, sai mais barato!

quarta-feira, junho 1

Regresso da Prima Vera


Se houvesse putos com asas eu diria que isto era uma fotografia em que os putos estão a chatear a Prima, que é gira comó caraças (como se pode ver na ampliação) de
um pormenor do quadro "O Regresso da Primavera".

Só mais esta


Não resisto a publicar mais este BOUGUEREAU. Uma espécie de cupido sem setas interrompe o trabalho da menina, segredando-lhe ao ouvido umas malandrices.
Eu não gostava de pintar assim, mas a verdade é que acho sensacional o trabalho deste artista.

Etiquetas:

Dia da Criança


William-Adolphe BOUGUEREAU.
Só descobri hoje este extraordinário pintor neo-clássico Francês do séc. XIX e fiquei espantado com a qualidade e quantidade de trabalhos produzidos e apresentados por ele.