quarta-feira, maio 31

Sacanas XXI


Ah Gand'Almerindo!
No ano 2000 (segundo um artigo do Jornal "O CRIME") até conseguiu ter mais cargos do que o Major!


Gestor no Banco Espírito Santo
Presid. do CA do Banco Fonsecas & Burnay
Director Geral do Barclays Bank
Admin. da Caixa Geral de Depósitos
Admin. do Banco Nacional Ultramarino
Admin. da Portugal Telecom
Presid. do Sogrupo, SI
Presid. do Sogrupo, ACE
Gerente da empresa Experiência
Gerente da empresa Pendular

Depois de ser estas coisas todas, não admira que o Patrãozinho da Televisão Pública encaixe por ano:

250.000.00 Euros de Ordenados + 230.000.00 Euros de Reforma (quase 500.000.00 Euros, ou 100.000 Contos, fora as regalias e etc. e tais)

Por isso, este Grandecíssimo Gestor tem toda a moral para impor cortes drásticos nas regalias definidas no Acordo Colectivo da Empresa, a fim de resolver o grande problema do Grupo RTP - reduzir as despesas com o pessoal. Mas, atenção, com o pessoal menor, para haver mais massa a distribuir pelo PESSOAL MAIOR.

HÁ GESTORES QUE SÃO ASSIM UMA ESPÉCIE DE ROBIN'S DOS BOSQUES INVERTIDOS!!! LERAM MAL A PORRA DA HISTÓRIA.

Ver as vacas


(Lisboa na janela do forte da Praia de caxias)
.
Logo de manhã, pensei aproveitar o dia que está lindo e quentinho, para um tour de fotociclismo pela capital. Visitar a Feira do Livro e fazer umas fotos das novas vacas lisboetas que se encontram ali pelos arredores do Parque Eduardo VII.
Mas... não fui, porque pensei uma, duas, três vezes.

  1. Uma - Já me chega ver todo os dias, a vaca da minha vizinha que encontro, logo de manhã cedo, quando regresso a casa depois de levar o Bilo à escola.
  2. Duas - Não é preciso ir à cidade para ver (a não ser que se queira apalpar) as outras vacas de Lisboa, pois estão todas registadas, identificadas e fotografadas em vários sítios da Internet.
  3. Três - Não sobra grande coisa no meu orçamento, como no da maioria dos portugueses, para comprar outros livros que não sejam aqueles obrigatórios para os dois filhos em idade escolar.
.. então, mudei de ideias e rumei até ao município do Sr. Isaltino - agora vou comparar com os outros.

Postal do Tejo 6


(Praia de Caxias)
Vamos mudar de tema, relaxar, desanuviar, não pensar - apenas uma imagem.

Etiquetas:

terça-feira, maio 30

Recados Municipais (3)

Farto de encontrar porcarias nas voltinhas de Fotociclista pelo Concelho onde moro e pago o Imposto Autarquico, resolvi mudar de ares e ir passear pelo vizinho Concelho da Amadora.
Triste ideia.
Município mais mal enjorcado que esse, só se for o do Barreiro. Não tem jeito nenhum. Só comparável às tristes imagens do 3º mundo que se costumam ver nos Telejornais.
A velha, saudosa, Porcalhota era outra coisa.
Hoje, cosidero que o ambiente é de tal modo, feio que só fiz duas fotos.
Boca de Saporting O Saporting.
Uma delas, para fixar esta horrorosa relíquia que se encontra estacionada (como é que é possível esta afronta?) em plena via pública no Bairro de Janeiro, próximo do D. João.

Esta é dedicada, evidentemente, ao JotaCê.

Passei e fotografei (1)


Noutra voltinha (fotociclista) de há dias desci todo o Vale do Jamor mesmo até à Foz (na Cruz Quebrada) onde apanhei este ponto de vista fora do comum, na passagem por baixo da ponte metálica da linha do comboio Lisboa-Cascais.

Fotovolta 1 (parte 3)


Boa, agora é preciso passar para o monte do lado de lá deste viaduto da CREL, atravessando o fundo vale do Jamor à saída de Belas.
Seguindo o caminho possível, só saltei um muro, e trepei encosta acima até ao loocal da 4ª Anta que se encontra por perto da entrada do túnel da CREL que aqui se pode ver.

Não se parece nada com uma Anta. Está uma trampa.

Mas, do outro lado do Túnel de Carenque, as famosas Pegadas dos Dinossauros, também não estão melhor: ali em redor há toneladas de entulho, lixo.
Em resumo, uma grande porcaria de sítio arqueológico. Nem fotografia merece. 3 horas de caminhada para isto? Circuito histórico de Queluz-Belas?
Bora daqui para fora, pelo menos é sempre a descer para ir até Belas saborear um Fofo e um Cálice de Moscatel e...

... e mais umas fotos da fachada da Quinta do Pero Coelho, Senhor da Serra.

segunda-feira, maio 29

Recado para a CMS 2


Click na foto para LER o POST.

Recado para a CMS 1


Será que a Câmara Municipal de Sintra pode fazer alguma para evitar que esta ruína venha a desabar um dia destes sobre as pessoas que passam aqui por este largo?
Ou será que estão à espera que esta porcaria caia sobre os infelizes turistas que se atrevem a sentar nas esplanadas dos restaurantes que se encontram mesmo em frente e ao lado deste atentado à vista?

Dizem, más línguas, que alguns comerciantes invejosos, não querem fazer nada para resolver a situação; antes pelo contrário, estão danadinhos para ver o prédio cair em cima das esplanadas que ficam ali junto; sempre eram menos dois ou três concorrentes no negócio.

O centro da PRAIA DAS MAÇÃS está simplesmente VERGONHOSO.

Sacanas XX

EDP, Energias de Portugal
O lucro da EDP aumentou 9,3% no primeiro trimestre deste ano, para os 237,1 milhões de euros, quando comparado com igual período do ano passado (216,9 milhões).

Terá sido fruto da óptima qualidade de gestão do seu presidente do conselho de administração?

Ou terá sido obra dos amigos da ERSE (Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos), que permitiu que as tarifas de venda de electricidade tivessem uma subida média de 5,1% em 2006, mais do dobro, do ano anterior (2,3%).

  • Graças a Deus (à conjuntura e aos consumidores contribuintes) não faltará dinheiro para pagar os 10.000 €uros/mês, ao novo acessor jurídico o ex-chefe do governo Pedro Santana Lopes, nomeado pelo que foi seu ex-ministro António Mexia, o actual presidente executivo da EDP.

sexta-feira, maio 26

Fim de Semana 21


São horas de ir até à esplanada das Azenhas.
Lá está o nosso amigo Jonathan Livingston Seagul (em português, o Fernão Capelo Gaivota) que costuma pousar por ali, ouvindo a música do Neil Diamond (em português, o Nelinho Diamantes), à espera de conversa com um turista mais descontraído, ou de umas migalhitas de pão que sobram nas mesas da esplanada sempre que há um

bom fim de semana!

Etiquetas:

Fotovolta 1 (parte 2)

..
Depois de atravessar uma zona de mato e silvas, esbarro com a rede de arame que cerca os limites da Área de Serviço da CREL dentro da qual se encontra uma 2ª Anta. Rodeei a vedação da área mas, não há maneira de a visitar sem ser de automóvel e pagando a portagem.

Toca a descer a encosta até chegar a outra vedaçao que impede a invasão dos domínios do assassino de D. Inês de Castro - Pero Coelho. Trata-se da Quinta do Senhor da Serra, dentro da qual se encontra um 3º monumento pré-histórico, junto do qual, no Sec. XX, se costumava fazer anualmente uma importante romaria.

(Crónica de D. Pedro I, de Fernão Lopes)
"..e elRei com queixume dizem que deu huum açoute no rostro a Pero Coelho, e elle se soltou emtom comtra elRei em desonestas e feas pallavras, chamamdolhe treedor, fe perjuro, algoz e carneçeiro dos homeens; e elRei dizemdo que lhe trousessem çebolla e vinagre pera o coelho, emfadousse delles e mandouhos matar. A maneira de sua morte, seendo dita pelo meudo, seria mui estranha e crua de comtar, ca mandou tirar o cora çom pellos peitos a Pero Coelho.."

Vedado o acesso à quinta, vou procurar atravessar a ribeira do Jamor mais abaixo junto à zona de carga e oficinas abandonadas da antiga pedreira. Na passagem dá para apreciar, de longe por baixo do viaduto, um raro Obelisco.
Aqui recordo o amigo Júlio Amaro, que me levou, faz muitos anos, a visitar este e outros monumentos (entretanto vandalizados) no interior desta quinta que esteve muito tempo abandonada.

quinta-feira, maio 25

Fotovolta 1 (parte 1)

Montado nas Botas de Caminheiro, Mochila às costas, o Cajado de Cana da Índia (imprescindível para apalpar o terreno à frente dos pés e para afastar os cães) e o MP3 sintonizado na RDP Antena 2, fui andando à "Descoberta do Velho Mundo", embalado pela "Sinfonia do Novo Mundo", a nº9 de Anton Dvorak.
Máquina fotográfica preparada, para registar a viagem no tempo, através de muitos milhares de anos, até à Idade da Pedra, por montes e vales, pelos caminhos de sempre, desde aqui de Massamá até à Pré-história ou talvez mais longe, ao tempo dos Dinossauros.

1ª paragem: Anta de Monte Abraão
Vê-se bem ao longe, está num planalto em campo aberto. Encontrei sem procurar muito, ao fim de uma hora de caminhada e de um desvio de dois cães cujos donos andavam a pastar caracóis no carrascal ali próximo, entre a CREL e um imenso buraco resultado da actividade da antiga pedreira, agora atulhado de restos de materiais de construção.
No local a vista, em todo o redor, é espectacular.

Primeiro as boas

as boas notícias:

  • recuperada a Kodak do Fotociclista (com fotos e tudo)
  • o computador novo está Funcional (todo arrumadinho)
  • vou preparar as imagens da voltinha (pedestre) pela pré-história aqui nos arredores: Queluz-Belas

as más notícias:
  • hoje é outra vez quinta-feira (aquele tal dia sexual)
  • vou fazer a limpeza semanal (estou de serviço à casa)
  • vou fazer os possíveis por andar na linha durante o dia para ver se não há grandes porras logo à noite!

mas... andar na linha, não é fácil!
Afinal, até é PROIBIDO!!!

Outros Artistas 15


O gajo da esquerda:

Apresenta-se o 1º Cabo Marcelo
Angola 1971/73 - SPM 3066
O gajo da direita:
Agora é que me dava jeito uma Boina assim.

Etiquetas:

quarta-feira, maio 24

Digo, o benjamim

já tem 1 ano,
o mais novo descendente da família - "Digo".
O Avô, hoje não vai ter mais tempo para "blogar" - é dia de limpezas e arrumações - vou tratar do arquivo de dados (vídeos, fotos, imagens, textos) do meu novo computador.

terça-feira, maio 23

Sacanas XIX

O Apito Dourado
Estou cada dia mais agoniado com a nossa justiça.
Magistrado do Ministério Público obrigado a sair de cena!!?
Em Gondomar, como em Felgueiras, será assim mais a Norte?
Se for, estou tramado,

  • o Ministério Público processa um criminoso (alegado) de um crime público;
  • eu participo na queixa e sou constituído Assistente (e tenho que pagar para isso);
  • nas reviravoltas da lei, manisfesta-se o poder da ju$tiça, Eu passo a Réu principal;
  • sou julgado, estou desempregado, não po$$o pagar a ju$tiça, vou dentro.

Alternativas:

  1. pirar-me daqui para fora, não para o Brasil, mas para a América do Norte e esperar que o clima por aqui, mude para melhor;
  2. ou recomeçar a Fumar para que os meus Amigos possam levar uns macitos de tabaco quando me forem visitar à pildra.

segunda-feira, maio 22

Sonho da Noiva

Primeiro foi "O Vôo da Noiva" - fantástica Instalação do Bruno Ribeiro, na Galeria Sopro a 6 de Maio.

Depois veio "O Sonho da Noiva" - o finalmente sós numa ilha deserta, no meio do Oceano, a 7 de Maio.

Mas, até numa ilha deserta se encontram os "paparazi".

Tinha que aparecer uma Bruxa - a "Empata Fadas" - a lixar o sonho.

desapareceu

procura-se
Kodak EasyShare CX6230 - 2 MegaPixel Digital Camera

perdeu-se, desapareceu há já alguns dias, pede-se o favor, a quem souber do paradeiro, de informar "O Pessoal".
Sinais particulares:
1) tampa do compartimento das baterias meio partida, colada com adesivo
2) contém imagens exclusivas d'O Pessoal na memória principal e no Cartão SD de 128 MBytes
3) vestia uma bolsa protectora em pele preta, emprestada pela Sansung

4) saiu na companhia de um par de baterias extra recarregáveis Kodak NiMh de 2100 mA

dão-se "alvíssaras"!
(O ex-Fotocilcista.)

Pinot Noir

Foto by Quim,
Vista de Por do Sol no seu terraço frente ao mar.

-
"Extremamente delicada, a Pinot Noir é considerada a rainha das uvas tintas da Bourgogne, dividindo com a branca Chardonnay a missão de fazer os míticos vinhos dessa região francesa.
Mas chegar a bons resultados com a Pinot Noir não é uma tarefa fácil. Ela é considerada a uva mais complicada para o vinhateiro trabalhar. Deve ser cultivada em climas mais frios, em pequena e controlada produção. Frágil, a cepa sofre muito com as mudanças ambientais e as alternâncias climáticas. Isso explica sua dificuldade em conseguir bons resultados fora da Bourgogne. Além disso, a casca costuma romper-se facilmente, libertando o suco da uva e, às vezes, iniciando prematuramente a fermentação.
Grandes vinhos, pouco tânicos, com aromas excepcionais e elegantes e um sabor a fruta madura. Além da Bourgogne, a Pinot Noir tem importante papel na Champagne, onde é vinificada minutos após ser colhida."
-
No Sábado, Eu, o Quim e uma "Pinot Noir" de 2004 da Casa Cadaval (Muge)... erguemos os copos à saúde dos Amigos do Pessoal da Porcalhota, que estiveram (em pensamento) connosco naquele fim de tarde da Praia das Maçãs.

sábado, maio 20

Agora todos

sexta-feira, maio 19

Fim de Semana 20

Tejo em Lisboa
Está prestes a começar, o que eu desejo para todos, mais um

Bom fim de semana!

Etiquetas:

quinta-feira, maio 18

quinta feira


Já quase me tinha esquecido do meu dia sexual - quinta-feira - hoje desde manhãzinha que não param de me f...r o juízo. IMPRESSIONANTE... DASSSE, NUNCA MAIS É AMANHÃ.
Só tive direito a 2 horas de paz de espírito, enquanto andei no mar. Quando estou no meio das ondas (no
bodyboard), consigo não pensar em mais nada. É bestial.

quarta-feira, maio 17

ultra radical


Estive pensando pedir emprestado à Câmara Municipal de Moura, este canhão de carregar pela boca, para dar uma ajudinha às bombas do meu ex-amigo-colega-companheiro Dr. Carvalho, do post anterior.

RADICAL


Meu velho amigo e antigo companheiro de faenas gastronómicas pelos arredores de Lisboa e investidas nocturnas pela cidade, que tinham natural início na extinta Tasca do Zé Duarte no alto de St. Amaro ou simplesmente no balcão do Galeto na Av. da República:
- o Manuel O. C. de Carvalho, fez parte da minha 1ª equipa de operadores de emissão nos Estúdios da RTP na Alameda, alguns anos antes do 25 de Abril de 1974.
Um Ribatejano de gema, que não gostava de touradas, calmo, concentrado e infalível no trabalho, seguro de si e das suas ideias, defendia invariavelmente os direitos dos camaradas de equipa contra as prepotências que, no tempo da outra senhora, eram frequentes por parte das chefias.
Trabalhava, estudava, trabalhou, estudou, trabalhando e estudando, formou-se em Advocacia e seguindo a crença natural (a defesa dos mais fracos) iniciou o exercíco no Sindicato em que estava filiado.
-
E esta podia ser uma história com um final feliz, mas infelizmente, não é assim.
Há coisa de 10 anos ou mais, reencontrei o meu ex-amigo-colega-companheiro, ainda em serviço nos Estúdios da RTP. Comecei por estranhar o seu ar mais sorumbático do que era habitual e o cumprimento muito pouco efusivo que recebi, mas lá perguntei, "o que fazes aqui, como vai a vida?"
A resposta foi, como o encontro, breve e amarga. Cabisbaixo, o amigo Carvalho, virou costas e foi dizendo enquanto flanqueava a porta da Central Técnica, " Isto só à bomba, isto só à bomba..!"
Fiquei paralítico da cabeça e passado um bocado lá fui andando... e esquecendo, até hoje.

Outros Artistas 14


em mais uma cena (triste) do Grupo de Teatro da SFRAA
apresentamos um belo par de artistas da Porcalhota

olhem só para carinha dele... e digam lá o nome.

Etiquetas:

Chocas

a nossa

esteve ontem em destaque (entre outras)
com direito a tempo de antena e tudo,
na Ganda Tourada de inauguração
da nova Praça de Touros do Campo Piqueno,
coberta (salvo seja) em directo pela nossa RTP1.

obs.: ..e o Zé Povinho, a gente, a pagar..!

terça-feira, maio 16

Ganda Tourada


ainda a propósito das vacas - coincidências:
então não é que hoje se inaugura a renovada Praça de Touros do Campo Pequeno..!

Entram vacas depois dos forcados
que não pegam nada.
Soam brados e olés dos nabos
que não pagam nada
e só ficam os peões de brega
cuja profissão não pega.
Com bandarilhas de esperança
afugentamos a fera
estamos na praça da Primavera.

(Ary dos Santos,1972/3)

+ Vacas em Lisboa


Antes que me esqueça, ouvi dizer que:

desde o dia 14 de Maio há MAIS cento e tal vacas em Lisboa!

A presidência da autarquia da Capital seguindo o exêmplo de Vila de Rei?

Não tinhamos já cá vacas suficientes? Não chegavam para todos? Era preciso importar?
Tenho que ir mais vezes à cidade, só para ver as vacas novas..!

(mas depois de publicar este "post", acho que me vou ser expulso de lá.)

Uma Vaca
Nº1- Largo da Anunciada.
Outra Vaca
Nº2 - Largo da Anunciada.
Se quiserem CONHECER as outras 100, sigam o link COWPARADE.

Praia Grande


Tenho para mostrar, dezenas de fotos de viagens cá dentro.
Tenho para contar, histórias sobre os caminhos de Portugal.
Tenho a certeza de que tudo isso junto vos iria interessar.
Tenho também um vazio interior que não me deixa começar.


..de repente fiquei deserto, como esta praia sem ninguém.

segunda-feira, maio 15

Caminhos de Portugal

Desemprego a subir?
A primeira fotografia (11:30 de 10/05/2006) da minha voltinha a pé pelo nosso Portugal foi (próximo de Caneças) para registar um facto de que já há muito se desconfiava, mas de que não havia provas concretas:
"Em Portugal são necessários 5 trabalhadores para mudar uma lâmpada!!!"

Martin Vaz

Lisboa
Princípio, ou fim, da Rua Martin Vaz - um pouco mais acima nasceu Amália.

As Ilhas Martim Vaz (ou Martin Vaz) formam um grupo com 3 ilhas principais e diversas pequenas ilhotas, situadas a cerca de 30 milhas Leste da Ilha da Trindade, sendo de origem vulcãnica como esta. O Brasil considera a Ilha do Sul (a do extremo Sul) como fazendo parte do ponto mais oriental do seu território.

encontrar amigos


e então,
no regresso - de seja lá de onde for que a gente venha - é sempre bom encontrar amigos.

domingo, maio 14

Etapa 1


Foi dura!!!
Um exagero de perto de 40 Kms seguidos (8 horas) sem preparação.
Catastrófico para o Maléolo Externo do meu pé direito - inchado e dorido.
Muito calor, transpiração a mais e líquidos a menos - desidratação à vista.
Esforço continuado em sol aberto - princípio de insolação.
Regresso de comboio - um dia de cama - febre - frio - sede.
Mais dois dias de recuperação - praia, água do mar, body board, voltou o apetite.

Vou treinar (só 15 a 20 kms por dia) experimentando roupas e sapatos, até acertar com o melhor e depois aguardar a disponibilidade para retomar o caminho a partir do local onde interrompi - Alverca do Ribatejo - e seguir os Caminhos do Tejo (trilhados pelo CNC) até Santarém. Não consigo desistir desta ideia.

sexta-feira, maio 12

Fim de semana 19


A habitual imagem da sexta-feira com uma sugestão, para um

Bom fim de semana!

Uma voltinha pelo extremo norte da albufeira do Alqueva; vale a pena começar pelo Castelo de Monsaraz nem que seja só para apreciar esta espectacular vista sobre o Rio Guadiana.

Etiquetas:

quinta-feira, maio 11

sem palavras


Podemos escrever muitas palavras para reconfortar um amigo que perde sua Mãe.
Nem nesmo todos os mais belos poemas do mundo, poderão fazer alguém esquecer o conforto do colo de uma Mãe.
Um abraço de amigos para o J.C.

quarta-feira, maio 10

O Tejo em Belver


Ontem, ao fim do dia - ponte sobre o Tejo, próximo do Castelo de Belver.

terça-feira, maio 9

esperando


- Então compadre, vamos ficar por aqui aguardando que o ome regresse, n'é verdade?
- Pois atão, lá terá que ser, a gente espera... ele há-de voltar!
- Ê cá só o vi sair, logo de manhê fresquinho, ali por aquela porta. Ele deu de vaia mesmo sem se voltar e lá foi, campo fora, com a mochila às costas e a máquina das fotográfica a tiracolo.
- Mas que raio se terá passado na cachimónia do compadre Bicho Fotociclista, para sair assim caminhado sozinho, andando a pé por aí a fora?
- Ó compadre Jaquim, vomecê sabe quando é que o ome volta? O que é que ele lhe contou onte à nôte quando esteve consigo no café do Campaniço a beber umas mines?
- Atão, pois já disse que ele disse:

"Compadre Quim, até p´ra semana. Vou fazer uma caminhada sozinho por essas estradas durante uns 3 ou 4 dias (ou mais) numa espécie de peregrinação; era para fazer só uns 120 kms mas se a coisa correr bem e der para ir mais longe, lá vou andando e meditando por essas terras que ficam dentro da paisagem que a gente costuma ver quando passa de automóvel. E nem preciso do mapa."

segunda-feira, maio 8

Artigo 1305


E com esta ficamos a saber que nos campos de Pias é PROIBIDO COLHER COGUMELOS, ESPARGOS E OUTROS PRODUTOS SILVESTRES, porque estão protegidos pelos artigos 1305, 1444 e pelo nº 1 do artigo 1451 do Código Civil.
Lá vai Serpa, lá vai Moura e as Pias ficam no meio...
As coisas que a gente aprende passeando no Alentejo!!!

Postal de Lisboa 3

[Elevador de Sta. Justa]
Hoje, o dia foi na capital - há já muito tempo que não tinha aqui aqui uma imagem da minha cidade;

amanhã o dia vai ser também na margem direita do Tejo, mas num lugar mais a montante, na Ortiga, aldeia dominada pelo Castelo de Belver, tal como Lisboa e o Castelo de S. Jorge.

Etiquetas:

domingo, maio 7

Subvertido

ou pervertido.
No Catálogo da Instalação "O Voo da Noiva" de Bruno Ribeiro na Galeria Sopro pode ler-se:

"... atribuir uma ideia nova a um objecto é já em si uma produção, uma criação.
Bruno Ribeiro faz uso destes produtos já existentes subvertendo o seu conceito original. Os vestidos já não vestem ninguém. Revestem antes uma ideologia. São a apologia da desconstrução de um paradigma corporal identificado com as normas sociais tradicionais e conservadoras do comportamento sexual."
Na imagem, O Bicho (quanto mais velho, mais maluco) dá uma ajuda no que toca a subverter.