Partida de Lisboa (Rocha) a 13 Outubro, rumo a Ibiza, Palma de Maiorca e Ceuta e regresso em 20 de Outubro de 1986.
Por coincidência, esta semana (passados 20 anos) reencontrei e fotografei o Paquete Funchal, acostado ali num cais de Santa Apolónia em Lisboa e... fui reler o meu diário de bordo:
16 de Outubro, Quinta-feira (o tal dia sexual)
19:30 - Jantar com Vinho do Dão (420$00) no regresso do passeio por Palma de Maiorca.
20:30 - Café e Marlboro (240$00) e sessão de piano a 4 mãos, no bar e Variedades no Salão Verde.
24:00 - Bastante gente na amurada, para saudar a largada do porto de Maiorca - muitas taças de champanhe lançadas borda fora!
01:00 - Com o navio já em velocidade de cruzeiro, rumo ao alto mar, vagueio pelo deck matutando no misterioso bilhetinho que alguém deixara em cima da mesa do Salão Verde, no lugar onde eu esquecera o meu isqueiro.
01:30 - Enquanto aprecio a trovoada que se aproxima, ao longe sobre a Ilha ainda se consegue distinguir a Catedral iluminada e o famoso Castelo de Belver(?) no cimo do monte, decido enfim, seguir as instruções da mensagem escrita - subo até ao convés superior e entro n' O Tasco perseguindo o rasto daquele perfume francês exclusivo.
03:00 H (ou mais?) - Já tinha desistido de ver as horas e contar os copos de vinho tinto e pratinhos de chouriço assado, quando saí(mos) do Bar para sentir o ar fresco do alto mar - ali, junto à grande chaminé, no meio de uma borrasca, chuva a cântaros, trovões e relâmpagos e... o diário parou por aqui, mas sei que - foi inesquecível!