sexta-feira, junho 30

Fim de semana 26


E para não variar, cá está mais uma janela com mar e por-do-sol, para um

Bom fim de semana!

Se não me enganei na contagem, este será o fim-de-semana que marca exactamente o meio do ano.
Completam-se 26 das 52 semanas do ano. Passaram 6 dos 12 meses do ano.
A partir de hoje/amanhã começa a contagem descendente para o "Fim-do-Ano".

Etiquetas:

Cores da Semana (c)


(Agora, na posição certa)
Cores da semana;
Cores do fim-de-semana;

e principalmente as Cores do Futuro!

Cores da Semana


Foram estas as cores da minha semana.
As cores do passado nas mãos do futuro.

quinta-feira, junho 29

fim de tarde (5)


Eis as "obras de Sta. Engrácia".
Está à vista o resultado de quase trezentos anos de trabalhos sobre o que era inicialmente apenas a Igreja de Santa Engrácia - agora é o Panteão Nacional. Chegamos tarde, já está fechado. Não podemos visitar os ilustres que aqui são evocados em 7 túmulos e mais 6 cenotáfios.


Também não fico chateado, porque para mim, só mesmo Amália Rodrigues e Luís de Camões, merecem sinceramente uma visita de homenagem;
quanto aos três presidentes da república - que se lixe, por muito estranho (e estúpido) que vos pareça, a verdade é que não simpatizo muito com a causa republicana;
dos outros três escritores - só conheço mais ou menos bem (e aprecio) a obra de Garrett;
dos restantes cinco virtuais residentes, acho que ficam lá tão bem como outros quaisquer.

fim de tarde (4)


Agora, vamos andando, está na hora de fazer uma visitinha de homenagem às figuras históricas (e são várias) cujos restos repousam no monumento nacional cuja cúpula, ou zimbório, ou sei lá o que é que se chama, aquilo que se vê aqui por cima da copas das árvores do Jardim de Santa Clara.

fim de tarde (3)



E agora, Pessoal, como hoje não é dia de Feira-da-Ladra, vamos apreciar a vista para o Tejo e desfrutar uma horinha de relax, sem stress, no meio da cidade, nesta esplanada do Snack-bar "O Padrão", no Campo de Santa Clara,


até parece que estou na província;
o trânsito automóvel na rua é muito fraco;
os vizinhos na mesa do lado jogam uma suecada;
um deles até tem a câmara de profissional de Televisão pousada na cadeira (deve estar no intervalo de uma reportagem para uma TV Independente cujo nome, não digo, mas percebo pelo logotipo colado na câmara);
à nossa volta, duas ou três famílias de pardais saltitam, sem receios, por baixo e por cima das mesas depenicando migalhas.

Para mim, pode ser uma Sagres fresquinha, daquelas novas, ruivas, e um pratinho de amendoins e tremoços - principalmente tremoços.
E para acabar de ouvir o concerto de Mozart no MP3, venha outra cervejola e... já que não há caracóis, pode ser mais um pires de tremoços!!!

fim de tarde (2)


Ontem à tarde, deambulei por estas bandas até ao por do sol.

fim de tarde (1)


Não há duvida!
É muito boa, a vista sobre Lisboa, nesta esplanada do Miradouro da Graça.

quarta-feira, junho 28

Mais saboroso

Só podia ser...
nos EUA um "especialista” registou uma patente com a fórmula de um complemento alimentar que provoca alteração no sabor do esperma, tornando-o mais saboroso (gostos não se discutem).


O complemento consiste de uma mistura de frutas (forçosamente liofilizadas), vegetais e condimentos; pode ser preparado como bebida, em tabletes (pastilha elástica) ou cápsulas.

Actualmente existe no mercado apenas na forma de bebida.

O texto da patente alega que esta mistura melhora o sabor da ejaculação. O responsável afirma que a pesquisa de desenvolvimento durou mais de um ano e que outro ano foi necessário para fazer investigações adicionais no mercado, com vista a tornar o preparado mais efectivo, com as concentrações mais bem ajustadas e optimizadas.
O autor adianta ainda que:

  • O gengibre a canela e a noz-moscada têm apenas um efeito neutralizante no gosto salgado / amargo da ejaculação.
  • Os aditivos minerais e vitaminas não tem quaisquer efeitos no sabor; destinam-se apenas a repor os nutrientes perdidos durante a ejaculação.

Instruções para utilização:

    1. É necessário que o homem ejacule, no mínimo uma vez, antes da relação (que se pretende seja saboreada) e
    2. de seguida consuma o produto misturando 22 gramas em 175 ml de água, agitando bem (como convém nestes casos)!
    3. Deste modo é garantido (?) que a mudança de sabor do esperma perdura por um período de 24 horas, após a ingestão do produto.

Efeitos


"os Efeitos da Nicotina" ou "um Apanhado do Tabaco"

Na realidade são mesmo "efeitos" especiais sobre um retrato "apanhado" nas malhas do software do género "Photoshop", resultado de um trabalho do genial criador e "Torturador de Imagens", o nosso amigo JotaCê - bom trabalho.

E ele acrescenta, no e-mail, um curioso título para este "workshop" fotográfico, que me enviou:
"O TEU FUTURO É FUMAR, GAJAS E ROCK!"

E eu digo, "Era bom, era. Eu bem gostava! Isso seria assim uma espécie de Regresso ao Futuro!"

terça-feira, junho 27

Nicotina


"Tortura chinesa" ou a "Paciência do chinês"

Imaginem que há 20 anos que o investigador Chinês, Zhao Baolu, não faz mais nada senão estudar os efeitos da nicotina (o estimulante causador do vício do tabaco) sobre o organismo.


Nas suas experiências, ele verificou que, os ratinhos que foram obrigados a fumar dois maços de cigarros por dia, durante 7 anos, se tornaram menos propensos a contrair doenças neurológicas como o Parkinson ou Alzheimer.
Isto porque a nicotina actua como um antioxidante, criando uma espécie de "blindagem" nos neurónios (células cerebrais) protegendo-os da acção de outras substâncias causadoras daquelas doenças.

Assim, este cientista torturador de ratinhos, conclui que:

  • "A Nicotina não é tóxica, é apenas viciante"
  • "A Nicotina, por si só, não prejudica a saúde dos fumadores"
  • "A Nicotina pode ser utilisada no tratamento de doenças do foro neurológico".
Boas notícias para os meus amigos que ainda fumam. Fico contente por eles!
Apesar disso, eu vou continuar sem fumar, pois o que me fazia mal (eu já sabia) não era a Nicotina, mas sim o Fumo dos Cigarros.

Arquitecturas 19


Castelos de Areia - FIESA 2006
Festival Internacional de Esculturas Sobre Areia
Pêra, Algarve.

Nota de visita:
- Vale a pena passar por lá ao por-do-sol, ver os trabalhos com a luz do dia e depois apreciar o mesmo ambiente com uma iluminação nocturna especial, acompanhada por música de fundo.
- Também se pode visitar ao fim da tarde, depois fazer um intervalo para jantar, ali a 2 Kms um Franguinho da Guia e voltar lá depois já de noite para ver tudo com outra luz.
- A visita familiar (2 adultos + 2 crianças) custa apenas 15€ e o mesmo bilhete serve para o dia e depois para voltar à noite.

segunda-feira, junho 26

Apanhados (2)


Com este EU, autenticamente apanhado, na foto do grupo do Encontro Anual do Pessoal da Porcalhota, em 1980 e não sei quantos na Praia do Guincho, damos início a uma nova série de instantâneos - OS APANHADOS.

a Porcalhota na Europa


A Conquista de Amsterdam pelo Pessoal da Porcalhota - 1988.

Aquela vitória de ontem, bem sofrida e dificultada por todo um conjunto de adversidades e adversários em que a equipa Portuguesa jogou contra duas equipas, a dos jogadores Dutches e a dos árbitros Russos, faz lembrar as dificuldades que o Pessoal cá da nossa terra tem normalmente que enfrentar quando vai trabalhar (ou mais raramente, passear) para alguns países da Europa, que se acham SUPERIORES em relação ao Zezinho Portuga, que sai daqui do fundo, do Cu da Europa.
Curiosamente, os manos europeus que neste caso, sentiam que estavam ACIMA de nós, por acaso até fazem parte do que se costuma chamar de PAÍSES BAIXOS.
Nota
Eu disse há tempos (postes) atrás que talvez não voltasse a falar aqui do Mundial, mas... há coisas que não podem passar ao lado!

sexta-feira, junho 23

Fim de Semana 25


Ora pronto, estamos quase a ultrapassar mais uma semana de grande crise.
É tempo de ir até às Azenhas-do-Mar, rever um Pôr-do-sol assim.
Vou tentar encontrar motivação para mais uma semana e um procurar por lá, justificação para um

Bom fim de semana!

Etiquetas:

O Fado do Lar


A demonstração prática do velho axioma, "algumas mulheres são impossíveis de contentar!"

Dantes, desde o princípio, e durante muitos anos, ela dizia:

"Não és capaz de ajudar nas tarefas da casa, não sabes fazer nada, nem limpar, nem arrumar, mas pró qué que é, estás sempre pronto, só pensas no coisetal, queres é pimba-pimba e mais nada."

E eu pensava:

"Que merda, não estou a ser um bom chefe de família, devia proporcionar um ambiente familiar mais decente à rapariga, sou assim uma espécie de tarado sexual, afinal sinto que cá em casa sou apenas e só A FODA DO LAR."

Agora, desde há cerca de um ano, as coisas mudaram, e ela diz:

"Estás um chato, com a mania das arrumações, sempre a limpar a casa, só sabes ir às compras ao supermercado, só queres fornecer a despensa, tratar do almocinho, preparar os petisquinhos para o jantar... estou farta, agora pareces O FADO DO LAR."


E eu penso:
O que um homem tem de aturar nestes tempos modernos...
Passar de FODA DO LAR a FADO DO LAR. Ao que um gajo chega!!!

e entretanto...


(No Bar do Figo - Vilamoura)

Enquanto o Pessoal anda distraído com a euforia do Mundial, o camarada Socas e sus muchachos, aproveitam a oportunidade e... PIMBA!

  • Toma lá mais uma machadada nas futuras reformas.
  • Lá vai mais um aumentosinho nos transporte públicos.

Ah, pois, é bem feito!

Já a partir do próximo dia 1 de Julho, os bilhetes e os passes sociais da Carris, Metropolitano de Lisboa, Transtejo e CP aumentam entre os cinco cêntimos e 1,25 euros.
Esta subida corresponde a um aumento médio de 2,65 por cento, a segunda subida decretada pelo Governo desde o início do ano.

quinta-feira, junho 22

das esposas



A LOJA DAS ESPOSAS

Mesmo em frente à Loja dos Maridos, do outro lado da rua, abriu a Loja de Esposas, também com seis andares e idêntico regulamento para os compradores masculinos.
Eles iam subindo e lendo os letreiros nas portas até escolher uma para entrar.

No 1º Andar, o letreiro dizia - aqui só há mulheres que adoram fazer sexo.
No 2º Andar, o aviso - aqui há mulheres que adoram fazer sexo e são muito bonitas.
No 3º Andar, o aviso era - aqui só temos mulheres que adoram fazer sexo, são muito bonitas e muito ricas.

Os Andares 4, 5 e 6 nunca foram visitados.

dos maridos


Apesar de ser bem conhecida (de alguns homens) esta parábola, eu vou contar na mesma, porque preciso justificar os Posts que se seguem.

NA LOJA DOS MARIDOS
A dama entrou na Loja para escolher um Marido.
No 1º andar, o cartaz na porta dizia: Aqui todos os homens têm bons empregos.
- ela foi subindo.
No 2º andar, outro cartaz: Aqui os homens têm bons empregos e adoram crianças.
- continuou a subir.
No 3º andar, o aviso dizia: Aqui os homens têm bons empregos, adoram crianças e são todos bonitões.
- 'Uau!,' disse ela, mas foi tentada e subiu mais um andar.
No andar de cima, o aviso: Aqui os homens têm bons empregos, adoram crianças, são bonitos e gostam de ajudar nos trabalhos domésticos.
- 'Ai, meu Deus', disse a mulher, mas continuou subindo.
No andar nº 5, o letreiro anunciava: Aqui os homens têm bons empregos, adoram crianças, são bonitões, adoram fazer trabalhos domésticos, e ainda são extremamente românticos.
- Ela vacilou, mas subiu até o sexto andar e encontrou o seguinte aviso:
Andar nº 6 - Você é a visitante número 31.456 neste andar. Não existem homens à venda aqui. Este último andar existe apenas para provar que as mulheres são impossíveis de contentar.
Obrigado por visitar a Loja de Maridos.

quarta-feira, junho 21

Os Bailaricos


Eh pá, desculpem lá, esqueci-me de publicar!
Programa de festas (Bailes) para a época dos Santos Populares na Sociedade Filarmónica.

Para o Santo António, lamento, mas já não vão a tempo de ver o nosso amigo Severino a dançar ao som do excepcional Conjunto Capri.

Mas não podem perder os bailaricos de S. João animados pelo "Quinteto Continental" e os de S. Pedro com os "6 de Portugal".

Além disso, temos ainda... (e a este o grande Zé Maria não pode faltar) na matiné do dia 23 de Junho, "OS 6 LATINOS" com a melhor voz portuguesa do momento: Rui Miranda.


Ah! E tudo isto com a direcção artística de Wanon.

hoje correu mal


Correu mal o exame de Biologia.
Tanto tempo de trabalho, muitas horas de estudo, muita dedicação e, numa hora... puf. Um engano numa pergunta importante, apenas por falta de atenção ao texto do enunciado:

- De uma precipitação na leitura, resultou uma conclusão errada, (apesar de) baseada em dedução correcta.

A minha miúda ficou triste, bastante desanimada (pela primeira vez) com o estudo, a escola, os exames, enfim, com o que começa a perceber agora que terá de enfrentar mais vezes no futuro - contariedades, indesejadas, inesperadas.
A vida vai ter sempre destas coisas...

Paciência... ontem, em contrapartida, correu bem, o exame de Português ultrapassou as expectativas. Valeu a pena, aquele grande sacrifício de ler o Memorial do Saramago, para encontrar alguma coisa que justificasse a existência da Blimunda.
Agora, hoje, precisa de toda a atenção da família para ficar mais animada, porque amanhã há mais!!!

terça-feira, junho 20

Outro conselho


A Polícia recomenda

Se vir este gajo por aí em qualquer lado, tome atenção, tenha cuidado, não lhe passe cartão,

mas tome nota da data, hora e local onde o viu,

pois saiba que ele está proibido de se ausentar da sua residência conhecida, por mais de cinco dias sem comunicar às autoridades o local onde possa ser encontrado.

Um conselho

A Polícia recomenda

Sempre que houver necessidade de entrega de cópia (fotocópia) de documentos pessoais em lojas, órgãos públicos etc, devem-se colocar na cópia duas linhas paralelas tal qual como num cheque cruzado e dentro dessas linhas escrever: entregue para a loja "tal", ou entregue ao órgão público "tal".
Está bem visto, sim senhor.
Isto ajudará a evitar que as cópias dos seus documentos possam vir a ser posteriormente utilizadas noutros locais e para outras finalidades indesejadas ou mais ou menos fraudulentas, como por exêmplo, abertura de contas, pedido de empréstimos, etc. etc.

segunda-feira, junho 19

Casos de Insucesso (III)


Soi dizer-se que a vida de um Homem se completa depois de:
  • fazer um filho,
  • plantar uma árvore,
  • escrever um livro.

Depois destes três trabalhos, um homem pode deitar-se, descansadinho da vida, a dormir à sombra dos louros. Todavia há sempre os insaciáveis, que mesmo após terem cumprido estes três superiores desígnios, continuam activamente a procurar o protagonismo social. Eles perseguem sem descanso, a riqueza, mais riqueza, o bem estar, o supremo bem estar para si e para os seus, que hão-de sempre considerar ainda não ter alcançado.

Pelo que me toca, darme-ia por satisfeito se tivesse já cumprido o terceiro desígnio - escrever o livro. Fazer um filho é fácil, enquanto as mulheres quiserem. Plantar uma árvore também não é grande feito. Difícil é acompanhar o crescimento e desenvolvimento (filhos ou árvores) até darem frutos. Filhos, tenho e deram frutos, - os meus dois netos. Árvores, já fiz crescer até saborear os seus frutos - nespereiras.

Quanto ao livro, o Prólogo está escrito, já rescrevi e rasguei montes de páginas dos vários capítulos, alguns ficaram neste Blog do Pessoal, o Epílogo está quase a sair, mas não consigo completar - há uma parte que me custa muito contar. Já tentei diversas vezes, mas, sou sempre invadido por uma angústia, uma raiva, um ódio, uma tristeza, um desgosto profundo... e porra.

Casos de Insucesso (II)


Junta-se cópia do despacho a folhas 271.

Nos termos do artº 515 alínea d) do Código Processo Penal, uma vez que os assistentes, identificados a folhas 263, não deduziram acusação particular no prazo legal, são os mesmos condenados em duas vezes a taxa de justiça criminal.

Notificados para proceder ao pagamento da multa de 178.00€ (cada um), até ao dia 26/06/2006, sob pena de execução não o fazendo.

Depois de ser notificado de uma (duas) coisas destas, só quero aqui agradecer à Providência:

  1. a minha (pouca) sorte, de ter ganho (apenas) 150.00€ no Casino de Vilamoura na 5ª feira;
  2. a garrafa de Aguardente de Medronho que comprei há dias em S. Barnabé de Almodôvar.

Casos de Insucesso (I)


(brevemente neste blog)

"CASOS DIFÍCEIS DE EXPLICAR", ou, a "INTERPRETAÇÃO DE PESADELOS".

domingo, junho 18

semanalgarvia 3


Dia de Santo António de Lisboa e Pádua.

Tempo fechado, céu nublado, ar carregado de humidade e electricidade – vamos ter trovoada.
Ao pôr-do-sol, que não se vê, as melgas atacam por cima e por baixo; o conhecido Algarve dos “camones”, agora é dos mosquitos e dos brasileiros.

O extraordinário sucesso dos irmãos do lado de lá do Atlântico promete suplantar todos os outros “invasores” que utilizam a nossa porta, a mais ocidental da Europa, para entrar no Velho Continente.

semanalgarvia 2


Dia de calma com tempo morno.

No final da tarde, algumas rajadas de vento suão, ameaçam perturbar a animação prometida para a primeira noite de festa dos arraiais dos Santos Populares – a noite de St. António, a festa do santo da minha cidade, de que nem me lembrei.

Semanalgarvia 1


Depois de quilómetros e quilómetros de planície Alentejana, avistam-se os montes do Algarve que fazem reduzir a velocidade.
Mesmo assim, os companheiros de viajem no banco de trás, não despertam da sonolência, antes pelo contrário, o calor, a vibração e o ronronar do motor do carro acentuam a modorra em que vão embrenhados.
A chegada, nada mal, 2 horas e tal sem parar, algum cansaço, a fome, a sede, o calor, a água, o mar, a piscina.
Pousar, descansar, ler, ouvir música, a coisa promete...

domingo, junho 11

Vou andando


Fiquem bem.
Relendo memórias, talvez.
Escrevam coisas, num livro, num papel ou num e-mail e mandem.
Mandem para o lixo, se acharem bem (ou mal) ou mandem para mim, se acharem bem!
Eu leio sempre o que escrevem para mim.
Podemos combinar para eu arranjar imagem a condizer com o texto e publicamos no Blog.

Pois, é assim, eu vou de férias (1) volto daqui a 8 dias.
Até lá, mandem mails ou reclamem à vontade (2) aqui no Blog do Pessoal.

(1) férias, do blog, vou passear, vou estar fora disto, fora daqui
(2) à vontade, por enquanto...

sexta-feira, junho 9

Fim de Semana 23


Estava eu muito entertido a preparar um texto para esta coisa - o post - quando bateram à porta.
Pensando ser a família, abri sem ver e... deparo com três (nem mais, precisamente 3) lindas raparigas a olhar para mim, autenticamente com os olhos em bico.

Fitavam-me, de boca aberta, quase a falar, mas espantadas, curiosas, ou assustadas com o meu ar, ou só porque eu estava descalço e em calções. Eu também fiquei de boca aberta e com os olhos em bico, surpreendido perante aquelas aparições.
Ao fim de um longo momento de recuperação, de parte a parte, eu disse:
- Olá, bom dia a todas.
Então, uma delas falou em português:
- Nós, estudantes coreanas.
Enquanto eu pensava, sem dizer, "e depois, o que é que eu tenho a ver com isso?", ouvi outra perguntar:
- Acredita em Deus?
Pensei na pergunta e pensei só para mim, "ma perche parlare de Dio in questo momento?" e sem pensar mais nada a resposta saiu repentina e adequada:
- Tenho dias!!! Uns sim e outros não. Hoje ainda não decidi, por isso, adeuzinho e... passem um

Bom fim-de-semana!

Etiquetas:

Vale de Barcarena 3


Geografia: encontra-se a uma altitude de 15 metros em relação do nível do mar; a população estimada em 2004 era de 72.441 habitantes.

Economia: em 1985 foi inaugurada em Barcarena, a fábrica da Albras, para produção de alumínio. Em 1989 começou a funcionar a fábrica da Alunorte, que produz alumina, matéria-prima do alumínio.

Turismo: o município oferece, entre as atracções turísticas, a praia de Vila do Conde, de água doce e com muitos coqueiros.

Gastronomia: a caldeirada é semelhante à peixada no tempero e no cozimento, mas feita com diversos tipos de peixes, além de verduras. Leve e nutritiva, é servida com ovos cozidos e pirão de farinha-d'água ou de farinha seca, feito com o próprio caldo da caldeirada. Pimenta-de-cheiro a gosto.

Vale de Barcarena 2


(Casa senhorial - sobre a Ribeira de Barcarena)

Os historiadores referem que o nome deste lugar se deve ao nome de uma grande embarcação, aqui encalhada quando do assentamento populacional, baptizada de "Arena", e à qual os habitantes do lugar chamavam de "barca". A junção das duas palavras deu o nome à localidade - Barcarena.

Vale de Barcarena 1


(Casa senhorial - sobre a Ribeira de Barcarena)

A elevação de Barcarena à categoria de Vila aconteceu, mediante a promulgação da Lei Estadual nº 494, de 10 de maio de 1897.

quinta-feira, junho 8

Estaminet do Bicho


E os 5 velhos Folk da Infante santo, lá passaram mais um dia de convívio, desta vez no meu estaminé na Casa da Praia. Tomei nota de três reclamações:

  1. a peixeira enganou-se na contagem das Sardinhas - eram 50 e não 60 - o que fez com que cada conviva, só tivesse direito a dez em vez da dúzia que seria o normal;
  2. o molho das Santolas, preparado em segredo por um dos sócios, tinha um condimento em excesso - talvez o Alecrim - que adulterou completamente o sabor do marisco;
  3. ficou por fazer o Strogonof de Porco à minha moda - insisto que é Sem Natas - dado que os convivas anteciparam para o jantar, a sopa (feijão com hortaliças) superconsistente, reservada para a ceia;

Apesar de tudo, correu bem. Destaque para a remessa que veio dos Açores - magníficos Qeijos de S. Jorge (o amanteigado e o picante) e a Massa Sovada; depois, os Vinhos Frisantes da região do espumante (Anadia); os tintos alentejanos (obrigado pelo Vale Barqueiros 1999) e o Vinhão de Ponte de Lima.

Amigo de Peniche

o Luís "Cabeçudo"

No cais de embarque para as Berlengas, este velho amigo de Peniche, olhando, decerto com nostalgia, para a doca onde em tempos se fazia ao mar com o seu pequeno barco cabinado, rumo ao Ilheu onde passava toda a época de Verão - de Maio a Setembro.

Deve estar a pensar, o quanto estão diferentes os tempos:

- porque já não vai sozinho no seu Golfinho para aquela ilha maravilhosa; o reumático, a asma, o peso da idade;
- já não ia lá encontrar amigos como o Sheik das Berlengas para o acompanhar na faina das redes, ajudando a desempachar os peixes para a janta - a sobrevivência do marinheiro solitário;
- talvez esteja recordando as amigas que levávamos, nas noites de céu limpo, a ver os luzeiros, atravessando as grutas do sul com os motores desligados;
- deve estar ainda a escutar aquele típico grasnar das Cagarras aninhadas nas paredes da falésia,
recortando o silêncio da noite;
- e nas noites de lua, lançar as redes ao largo na volta da maré, e por vezes levantar do fundo, à socapa, os covos de outros pescadores, a ver se sacávamos uma lagosta para animar a caldeirada no dia seguinte.

quarta-feira, junho 7

Calmaria perturbada

terça-feira, junho 6

Calmaria


No Rio Tejo, junto à Barragem em Belver - nem havia nem sequer um mosquito para perturbar este magnífico espelho de água.

segunda-feira, junho 5

Estaminet do Kabras


A decoração, o ambiente, os petiscos, tudo à maneira de um verdadeiro Estaminé (como os da Bélgica) . Assim é o Kabras Bar, na Ortiga, perto de Belver do Tejo.
Os peixes: LAMPREIA (Janeiro a Abril), ENGUIAS (todo o ano), ACHIGÃ (no Verão), SÁVEL (Abril, Maio, Junho), e as Fritadas à Kabra’s (uma mista de peixes do rio) - tudo acompanhado pela especialidade local, que é a Açorda de Ovas;
As carnes: JAVALI e PORCO PRETO no carvão, e os super extra sensacionais MARANHOS - buxo de cabrito recheado de arroz de hortelã e miúdos de cabrito.
Os vinhos da casa: um regional de Mação e um especial de Pias.
Os doces: tijeladas de mel são a especialidade; arroz doce, pudim de café, leite creme, doce de abóbora.
Mas tudo feito em casa, com um jeito familiar, exclusivo do amigo Manuel das Cabras (Manuel Marquitos) e família, que têm aquele jeitinho para bem receber os clientes.
E isto foi confirmado e certificado pel' Os 5 Folkloricus da Infante Santo, no passado dia 9 de Maio.

sábado, junho 3

Postais da Alemanha


Finalmente! Eu, tenho tido este postalzinho guardado nos meus arquivos, já há montes de meses.
Confesso, que desde Junho de 2004 que eu estava danadinho para poder publicar uma coisa assim.

(ps.: mas aqui, só para nós, começo a ficar farto de tanto Mundial - uma grande seca, nas Rádios, TVs, Jornais, Revistas, Outdoors, Cartazes, Bandeiras, Entrevistas, Recepções, Concursos, Promoções, Comboios, Autocarros, Varandas, Supermercado, Mercearia, Restaurante, Café, Câmara Municipal, Assembleia da República, Governo, Presidência, todo o dia, todos os dias o mesmo tema - para mim, basta, provavelmente não volto a falar do assunto, fico por aqui.)

sexta-feira, junho 2

Fim de Semana 22


(Praia das Maçãs, 2001)

Atenção aí oh Pessoal, vamos esquecer as tristezas da semana.
Toca a alegrar, abriu a época da praia e dizem que o tempo vai estar à maneira para mais um

Bom fim de semana!

Etiquetas:

Postais da Porcalhota


Fui ver o Rio das Piçarras.
O regato, para onde eu ia chapinhar no verão, com os outros putos da Porcalhota, até tem água corrente e rãs a coaxar, mas as nascentes e as fontes onde a gente bebia água fresca (por vezes com sanguessugas) estão agora debaixo de carcassas de automóvel e outro ferro-velho por ali espalhado à toa.

Chegado a esta fronteira natural do admirável Bairro do Texas na Falagueira, dei ao pedal para evitar um bando de putos ostensivamente interessados na minha bicicleta e no meu MP3, e, rodeando o bairro subi meia encosta da Serra do Marco à procura da Fábrica dos Ossos, da Fonte dos Passarinhos e da Mãe d'Água das Piçarras - nada.

Barracões e vedações de hortas mal atamancados com restos de mobília, de onde se vê sair gente desconfiada, olhando de soslaio quem se aproxima; garagens e oficinas clandestinas com os mangas, a meia porta, assim a modos que a tirar as medidas a quem passa.

1ª conclusão: um desgosto - senti-me a mais na minha terra de há 50 anos!

Na Trav. da Quinta do Pau, no local onde o Fanfas encontrou o Lobisomem da Porcalhota, ainda se vêm as nespereiras da Quinta do Assentista, mas coitadas, estão mirradas...
No Casal da Estrada dos Salgados, junto da Estação do Metro, ainda está de pé (mas em ruínas), a casa ao lado daquela onde viveu o Zé Carranquinha quando era puto.

Na Pedro Franco, a Tasca do Alexandre, está fechada e não reconheci ninguém do pessoal que se encontrava no passeio em frente, sentados à porta da Filarmónica.
Só neste dia reparei que a casa do Carlos Barbeiro está abandonada e que o Chafariz da Porcalhota, sem água, não tem graça nenhuma.

2ª conclusão: quando a gente anda de automóvel, as coisas parecem muito diferentes!

Surpreendentemente, a Padaria, a Drogaria e o Carvoeiro, frente à Sociedade, estão iguais.

3ª conclusão: claro que as coisas mudam com o tempo, mas sempre esperei que fosse para melhor!

quinta-feira, junho 1

Leis da Praia


Abriu oficialmente a época de praia em Portugal.

A aplicação de multas aos banhistas que desrespeitem as indicações dos Nadadores Salvadores ou a sinalização das bandeiras da praia, se não fosse uma amostra da miserável actuação dos governos que temos tido e da mediocridade dos políticos que vão mandando neste País, seria no mínimo de partir o côco a rir. Podemos facilmente imaginar umas quantas cenas caricatas.

  • Mas, esta anedota tem sido um grande negócio: já serviu para capa em todos os jornais e Grande Notícia de abertura de todos os Telejornais,
  • houve não sei quantas sessões de Votação, através de chamadas telefónicas de valor extra (0,60€ + IVA) que os papalvos fazem, para programas de Rádio e Televisão do género "Opinião Pública" ou "Antena Aberta";
  • há montes de totós que todos os dias pagam (às operadoras de comunicações e radiotelevisões) para exprimir telefonicamente a sua opinião, que não interessa a ninguém, quer dizer, não vai contribuir positivamente para coisa nenhuma;
  • é assim mais ou menos como eu estar a escrever neste blog, não adianta nada, não melhora o mundo mas, afinal também não custa nada.

Nada de Pesca


Grande gaita: Dia da Criança e Época Balnear, não dá jeito.
Fica o puto proibido de se divertir a pescar um bocadinho na praia!

Dia do mais pequeno


Aqui este rapaz, é pequeno mas tem uma Gande Vontade. Afinal hoje é o dia dele.