domingo, agosto 31

Senhora da Praia 2008


A Procissão da Sra. da Praia, 2008, realizou-se hoje - uma semana antes da data tradicional, que tem sido, desde que eu assisto ao evento, sempre no Domingo do primeiro fim de semana de Setembro.

Foi boa ideia, pois, o dia esteve excepcionalmente bom - sem vento, sol aberto e temperatura excelente; o mar estava anormalmente manso, bandeira verde, com ondas bem à maneira para o meu estilo de Bodyboard.
A praia estava cheia quando, pelas 6 e tal da tarde, a procissão que acompanhava o andor da Sra. chegou até à beira-mar onde eu e mais uns quantos artistas das ondas fizemos a saudação tradicional - soprando os apitos e surfando alegremente algumas ondas, sem regras, todos à molhada.

Gostei de verdade... e com alguma emoção, rezei para que daqui um ano, ainda tenha forças (e fôlego) para entrar no mar e cortar umas ondas, em homenagem à Sra.

sábado, agosto 30

Bom Dia 30


Um belo dia - excepcional - para a "Mariscada".
Logo de manhã cedo, porque o mar estava manso, o povinho, saltou para cima das rochas e foi um ver se te avias, a encher sacos de Mexilhão e Perceves.

Mesmo com a proibição (ncessidade de licença) e com os ridículos limites impostos pela nova legislação (*) deste Governo, que pretendia regulamentar a apanha destes bichos, o pessoal fez uma limpeza às rochas aqui da costa.

Não faz mal nenhum, porque isto só é possível fazer, umas quantas, poucas vezes por ano e por isso, aqui, a fauna marinha recupera muito rapidamente. Daqui a um mês, as rochas já estarão recobertas da sua habitual camada de vida, negra e verde.


(*) um exemplo:
- só se pode apanhar meio quilo de Perceves para consumo familiar - estupidamente ridículo; o mínimo aceitável seria dois quilos;
- alem disso, não se pode utilizar nenhum utensílio (nem uma faquinha) auxiliar para soltar os bicharocos da rocha... então arrancam-se como, com os dentes?

sexta-feira, agosto 29

Fim de Semana 143


Este por-do-sol, que não é de hoje, foi partilhado com a Cristina (e o Jacques) ontem, aqui na Praia-das-Maçãs.
Ce coucher-du-soleil, qui n'est pas d'aujourd'hui, a été partagé avec Cristina (et Jacques) hier, ici a Praia-das-Maçãs.

Para eles e para todos os AMIGOS DO PESSOAL propomos um BOM FIM DE SEMANA!

E tomem nota:
Último fim-de-semana de Agosto 2008, fim-de-mês, fim-de-férias - venham até cá e tragam as crianças para conviver um bocado com os Bichos na Praia - evitem fazer grandes deslocações em automóvel.

Etiquetas:

Bichos na Praia


Os Bichos estão de volta à Praia

  • Os dois aqui da frente, vão ficar por cá mais umas semanas, até começarem as aulas.
  • Os outros, que estão lá atrás vão-se embora no dia 31 de Agosto,
  • Se quiserem, ainda têm alguns dias para vir até à Praia-das-Maçãs e conhecer a bicharada mais de perto.

quinta-feira, agosto 28

Palermices (1)


Dentro do novo espírito do "Pessoal da Porcalhota Sec. XXI" (*) activo, interventivo, polémico, voltado para o presente e o futuro, aqui fica uma interessante polémica, porque hoje é Quinta-feira, o meu dia de "marrar" com alguém.

O Presidente, perdão, Sua Excelência o Senhor Presidente da República mostrou-se ontem preocupado com a onda de criminalidade em Portugal.
«A onda de assaltos e crimes violentos que se tem vindo a verificar no nosso país é uma coisa muito séria..
Os portugueses têm que estar ao lado da sua polícia, das suas forças de segurança..
É preciso que o País não perca a sua imagem de um Estado seguro..»
Disse ontem o Chefe de Estado.

Finalmente!!! Sim senhor, Eu, grande burro, retrógrado, retardado, palerma, começo a vislumbrar as abismais diferenças entre a REPÚBLICA e a MONARQUIA.
É claro, não estou a ver, um Rei mostrar-se preocupado com a criminalidade em Portugal, nem a preocupar-se com a imagem segura do País - um Rei, poderia quando muito, mostrar-se preocupado com a Nação, nunca com o País.
Não restam dúvidas,
isto é coisa que somente um Presidente da República está habilitado a fazer. Isto de mostrar-se preocupado, não é para qualquer um - é preciso saber, tem que se estudar muito, exige muita experiência, enfim... é preciso ser eleito para isso!

(*)
Não gosto lá muito desta designação pois tem algo que me faz lembrar o Sporting e eu sou do Benfica.

quarta-feira, agosto 27

Boa Onda


[Actualidades (1)
- coisas do presente e do futuro - conforme sugerido por um comentador habitual]

Na Praia Grande (não a de São Paulo, Brasil, mas a de Sintra, Portugal)
está a decorrer, de 27 a 31 de Agosto, a 13ª Edição do Sintra Portugal Pro, a prova mais participada do Circuito Mundial de Bodyboard.
Com um prize money total de 60 mil dólares, conta com a participação de mais de 180 bodyboarders profissionais.

Por estes dias, Eu fico à vontade a fazer (ou tentar fazer) as minhas manobras arriscadas nas ondas da Praia das Maçãs, sem a oncorrência, dos "bons" do costume, que estão todos na outra praia aqui ao lado, a ver as exibições dos campeões para ver se aprendem alguma coisa.

Porreiro pá, até ao fim do mês, não tenho que aguentar os olhares críticos daqueles putos que sabem tudo e dão a entender que aqui o velhote (com a prancha barata, do supermercado do desporto), anda ali a modos que a estorvar as manobras deles.

terça-feira, agosto 26

Estou a pensar


Meditando sobre o tema do momento:

- Que fazer ao "Pessoal da Porcalhota"?

Por enquanto, nada, deixa andar o barco. Fico por aqui a boiar - com os sapatos calçados porque tenho frio nos pés - enquanto passa pela minha cabeça esta ideia:

- Não posso trespassar (ou vender) uma coisa que não é minha!

Ah, pois não..! O "Pessoal da Porcalhota" pertence a quem ele é dedicado - a todos os que tiverem prazer em o ler, e "em especial àqueles que viveram na Porcalhota e partilham as memórias do tempo da ilarmónica".
Pois então, não é verdade que, em Outubro de 2004, quando tomei a liberdade de criar este já velho Blog, propus-me - está escrito - trazer aqui:

"Grandes e pequenas histórias e imagens, de e para os meus amigos, em especial aqueles que viveram na Porcalhota e partilham as memórias do tempo da Filarmónica".

Portanto, seja feita a Nossa Vontade..!
(Por enquanto, pois vou voltar a falar no assunto)
Obrigado a todos

segunda-feira, agosto 25

Quem se lixa


Quando o mar está zangado, diz o povo e tem razão,
bate na rocha, mas quem se lixa é o mexilhão.
Quando me apetece marisco, se o mar está de feição,
eu subo na rocha, e quem se lixa é o mexilhão.

Ontem, eu e o nosso Miguel, aproveitando a maré, descemos a falésia até ao mar e subimos à rocha escondida para lixarmos quantos uns mexilhões.

Primeiro, o mais difícil, como dizem os franceses, "il faut décrocher les moules" - há que tomar cuidado e nunca virar costas ao mar - convém estar sempre de olho nele, como soi dizer-se, é preciso estar "com um olho no Burro e outro no Cigano".
Foi com isto sempre em mente que, num ver se te avias, antes que a maré virasse, conseguimos lixar aí uns 5 kgs de mexilhões de tamanho jeitoso.
Oferecemos metade aos nossos vizinhos de toldo na praia e toca a andar para a cozinha para enfiar com eles ainda bem fresquinhos (a saber a mar) dentro do tacho de refogado.
Tomates madurinhos e Cebolas (de uma horta aqui na várzea) estrujidos em azeite puro de oliveira e num quarto de hora, está na mesa uma saborosa entrada para o jantar.
Acompanhar com um Rosé da Quinta da Alorna e fatias de Pão Saloio para ensopar no molho (ou melhor ainda utilisar as conchas vazias para fazer de colher e sorver alarvemente o molho) ainda com os restinhos de cebola e tomate a boiar.

Ahhh, e não esquecer, chupar os dedos no fim!
Grande porcaria... dizem. Bem, felizmente nem toda a gente gosta da mesma coisa - há quem prefira Gambas ou Sapateiras...

domingo, agosto 24

Esqueci-me


(Quadro de Mizé São Simão - Maio, 2008)
Por causa de todo o desassossego que me transtornou o espírito a partir do momento em que pensei deixar o "Pessoal da Porcalhota", acabei por esquecer de destacar aqui um importante evento:
Hoje, Domingo (24), a nossa Maria (das Caldas, natural do Porto) participa com algumas obras suas, em mais uma exposição de artes plásticas no Parque D. Carlos e Casa dos Barcos, nas Caldas da Rainha.
Se alguém ainda for a tempo de lá passar, entregue por favor uns beijinhos aqui do "Pessoal" à Maria.

Etiquetas:

EM TRESPASSE



SIM,
O "SFRAA.BLOGSPOT.COM" ESTÁ PARA TRESPASSE OU PARA VENDA.

AVISO, JÁ QUE NÃO É BARATO, PORQUE ME É MUITO CARO; CUSTA BASTANTE, PORQUE ME CUSTA MUITO CEDER.

TODAVIA,
AINDA PRECISO, ENCONTRAR (E DAR) ALGUMAS EXPLICAÇÕES OU JUSTIFICAÇÕES PARA ESTA SÚBITA DECISÃO

E TAMBÉM,
QUERIA DEFINIR, SE POSSÍVEL, AS CONDIÇÕES A IMPOR ÀS POUCO PROVÁVEIS(?) PROPOSTAS OU CANDIDATURAS A GESTORES DESTE SÍTIO, MAIS CONHECIDO POR "Pessoal da Porcalhota".

sábado, agosto 23

O ADEUS


- Adeus, Maria, vou voltar p'rá Ilha!
- Ó Bicho, desta vez não sei se vou conseguir lá ir passar um fim de semana contigo..?
- Ai... já não gostas de mim como dantes?
- Não é isso, é que agora é mais difícil dar uma desculpa à chefe para faltar ao trabalho do que era noutro tempo inventar uma "tanga" na família para passar um fim de semana fora de casa.
- Pois é, já lá vão uns bons vinte e cinco(+) anos...
- Claro, a vida mudou. Mas para mais difícil, pois até com o preço a que está o gasóleo, vai ser muito complicado encontrar uma Traineira que me leve para a Berlenga, à boleia.
- Paciência, estou farto disto, vou-me embora.
- Então, e abandonas o "Pessoal da Porcalhota"?
- Tem que ser, os gajos da TMN estão a cobrar muito caro pela Internet Móvel. Isto de ter computador portátil e modem banda larga (artigos de luxo) não é para qualquer um, e muito menos para um reformado.
- Mas, pelo menos podias vender ou passar os direitos de administração do (sítio SFRAA) Blog para alguém que soubesse e quisesse dar continuidade às coisas.
- É boa ideia, sim, antes de partir, vou preparar um Post com um LETREIRO, AVISO, ANÚNCIO a propor isso mesmo - pode ser que alguém aceite a responsabilidade.

sexta-feira, agosto 22

Fim de Semana 142


Proposta para começar um BOM FIM DE SEMANA!
(a dois)

Etiquetas:

quinta-feira, agosto 21

o Cabo Avelar



Eis uma velha traineira de pesca, modificada para transporte de passageiros, o "Cabo Avelar Pessoa", o mesmo onde fiz algumas das mais emocionantes e temerosas (ou temerárias) viagens até à Berlenga onde ia passar uma ou duas semanas no fecho da época de Verão.
Desde a última travessia que fiz, reconheço que ele sofreu algumas alterações - a proa foi bastante mais levantada, para evitar que as ondas varressem o convés dos passageiros - mas ainda é o mesmo(*).

Mas, o cabo Avelar Pessoa, quem foi?
«Ficou na história de Portugal porque em 1666, após a Restauração, ter comandado a pequena guarnição de 28 homens, que resistiu durante dois ou três dias, ao ataque da fortaleza de S. João Baptista, pela esquadra castelhana de Diogo Ibarra, com 15 navios e mil homens.»
(*) Correcção
Estive a rever velhas fotos e verifiquei o meu erro - já não é o mesmo - o original Cabo Avelar (substituido em 1993), morreu de velho, abandonado no areal da Praia da Areia Branca, na Lourinhã.

quarta-feira, agosto 20

Mar das Berlengas


Pois acredita, Bilinho, que foi mesmo assim:

Faz hoje 30 anos estava eu sentado numa destas ameias-janelas-varandas do Forte das Berlengas prescrutando ansiosamente o mar azul, (tal qual o nosso Infante, o Navegador) à espera de avistar a traineira (acho que era do dono dos congelados NIGEL) que vinha de Peniche, trazendo à boleia, a tua Mãezinha que vinha passar o fim-de-semana comigo neste pedregulho a que chamam Ilha.
Naquele tempo... Ela até (ah, a paixão) teve que inventar um pretexto qualquer para essa escapadela de fim-de-semana comigo e por isso trouxe o Zekinha e a Tininha, para completar o ramalhete e ficámos, confortavelmente instalados numa bela suite de 4 camas, em casa dos Amigos de Peniche - o Forte de S. João Baptista.

terça-feira, agosto 19

Postal do Tejo 38


Aqui vamos, numa breve passagem por Lisboa, a caminho de... ainda não sei onde?
Que outros lugares, vamos encontar,
que outros caminhos vamos percorrer,
que surpresas nos aguardam do outro lado,
deste Rio Tejo..?
Quando, e se, lá chegar-mos, eu conto.

Etiquetas:

segunda-feira, agosto 18

fronteiras do ostracismo



A época de Verão 2008, na minha Praia não digo qual, trouxe muitas e novas regras (e leis) para proteger, orientar e educar os banhistas e veraneantes em geral.
O "Dono da Praia", concessionário dos serviços de apoio, resolveu demarcar e alargar os limites da ZONA RESERVADA aos utentes que ALUGAM TOLDOS.

Eu sou um dos "utentes dos toldos", mas não concordo com a medida e manisfestei a (minha) opinião, contrária aos outros utentes que acharam normal e justa a medida que veio alargar a área de protecção em redor dos seu "domínios na areia".

Ainda p'ra mais, com a demarcação de fronteiras físicas em toda a frente de mar - com fartura de AVISOS (em Português) e um ridículo estendal de cordas e fitas atadas em pequenos postes.
Pretendi (sem muito alarido) chamar a atenção para o exagero dos limites impostos e para a espécie de armadilha que representam as muitas cordas estendidas pela praia fora:

- muita gente vai reclamar, quando nelas tropeçar;
- na maré alta, muita gente vai ficar de pé, ali à beira-mar, sem vislumbrar um bocadinho de areia seca para deitar a toalha;
- e depois vai haver reclamações, de um e de outro lado da vedação, quando durante as marés fortes o mar, invadir todo o reduzido espaço livre destinado aos "não utentes de toldos" obrigando-os a recuar para cima do espaço reservado;

Claro que os "Banheiros" me ouviram, mas depois comentaram baixinho entre si:
- "esta gente nunca está satisfeita; se não pomos limites reclamam porque os outros quase que se deitam em cima deles; se impomos limites, reclamam porque agora, ah e tal, não sei quê...?"

Pois bem... agora sou "persona non grata" nos toldos vizinhos - o ostracismo imposto silenciosa e tacitamente; o que é que estavas à espera? Tótó!

domingo, agosto 17

Coelhos e Tintol


Depois do almoço (que acabou 8 da tarde) fiquei a pensar no Leonardo de Pisa, filho de Bonacci.

Nasceu em Pisa, final do século XII e acompanhou o pai, grande mercador internacional, em viagens por todo o mediterrâneo, incluindo o norte de África. Aqui, Leonardo de Pisa (Fibonacci) contactou com a cultura árabe e com as ideias matemáticas da região, vindo a reconhecer a enorme vantagem do sistema matemático árabe devida, em grande parte, ao facto da numeração árabe ser mais simples que a romana.

Fibonacci, tornou-se estudioso e escreveu o "Liber Abaci“, o livro que em 1202, introdoziu na Europa a numeração árabe e veio demonstrar a utilidade prática do sistema numérico decimal Hindu/Árabe, através da sua aplicação à conversão de pesos e medidas, contabilidade, câmbio e cálculo de percentagens.

Actualmente, o nome Fibonacci é conhecido da maioria das pessoas, devido ao famoso "Código Davinci", o "best seller" que quase todo mundo já leu, onde se divulga a sucessão de números naturais, que têm origem num problema enunciado no “Liber Abaci“:

«Quantos pares de coelhos serão produzidos num ano, começando com um único par se, em cada mês, cada par gerar um novo par que se torna fértil no mês seguinte?
Segundo Fibonacci, o resultado exprime-se numa sucessão de números, em que cada termo, depois do primeiro, é obtido adicionando os dois anteriores.
A sucessão é assim: 1, 1, 2, 3, 5, 8, 13, 21, 34, 55, 89, 144...»

Há mais outras curiosidades acerca desta série de números, mas isso fica para os estudiosos. A sucessão de Fibonacci constata-se em várias áreas da actividade humana, nas ciências (conversão de milhas para quilómetros, na análise económica) e nas artes (afinação de instrumentos musicais, cordas, percussão), etc.

- «Ó "Chefe" Costa, será que na escala do Trombone também se encontram números de Fibonacci?»

sábado, agosto 16

Bom Dia Monotonia


sempre igual
azul e branco
banco e azul
mais nada

sexta-feira, agosto 15

Fim de Semana 141


Já tinha saudades de um pôr-do-sol assim,
a prometer um tempo mais fresquinho para um BOM FIM-DE-SEMANA!

Etiquetas:

quinta-feira, agosto 14

Malandrices do Kim


Ao arrumar as gavetas hoje, surgiu-me pela frente, este Postal de Amsterdam.
Todos os "oito artistas da Porcalhota" durante a nossa breve passagem por Amsterdão em 1988.

Uma curiosidade, a propósito:
segundo ouvi dizer, parece que, ainda hoje, passados precisamente 20 anos, ninguém da família do Diamantino (o 3º a contar da esquerda) acredita na veracidade destas imagens - insistem que o Diam, nunca saiu de Portugal e que esta viagem não existiu a não ser na imaginação do Kim que se lembrou de fabricar algumas montagens fotográficas engendradas por malandrice a fim de criar confusões no pessoal, como é seu apanágio.

Claro que o Kim, como toda a gente sabe, era bem capaz disso e muito mais...

quarta-feira, agosto 13

Arquivos (colaterais) da Porcalhota


Crónica de Júlio Dantas (o famoso Dantas) na revista "Ilustração Portugueza" nº 473 de 15-3-1915.

Ilustração Portuguesa
«Há imagens novas todos os dias! Neste blog onde reproduzo revistas portuguesas antigas, compradas em feiras de antiguidades, ou achadas. São elas a revista "Fungagá da Bicharada", a "Gente", a "Ilustração", a "Ilustração Portugueza", o "Cinéfilo", "O Século Ilustrado", a revista brasileira "Fon Fon", a revista venezuelana "Les Enfants"...»

Diz a autora, que acrescenta:
«Chamo-me Mariana, tenho 35 anos e moro em Lisboa, Portugal.»

Pois então, obrigado Mariana, por esse interessante e excelente trabalho de pesquisa e divulgação.
Não é costume do "Pessoal", chamar a atenção para outros sítios da Internet, mas há sempre uma excepção e esta, é deveras interessante.
Eu visito esse blog amiúde, para me deslumbrar com o registo jornalístico de coisas sensacionais e outras vulgares (por vezes desconhecidas ou esquecidas) que fizeram a história do século passado, e que servem às vezes para me inspirar.

Wings


"Asinhas"
de Frango, fritas com um molho especialmente picante.
O melhor dos petiscos, dos pouquissimos a que se pode chamar "petisco", nos States e que foi um prazer encontrar para me empanturrar durante uma passagem pela costa leste dos EUA.

Um abraço ao Carlos, que cresceu na Pampulha (Janelas Verdes, Lisboa) e no tempo certo, voou até à Florida, onde agora prepara e serve as melhores "wings" e as maiores e melhores "pizas" que se podem comer entre Daytona Beach e Palm Beach, mais precisamente em Port Saint Lucie no "BIG APPLE PIZA".
Obs.: Se passarem por lá, (East Port Plaza 9128, US Highway 1 - a Estrada Nº 1 dos EU) digam que vão da minha parte - verão que vale a pena.

terça-feira, agosto 12

Que jeitinho


O meu "Bilo" Miguel, não tem lá muita habilidade para construir moinhos. Para fazer este, precisou de umas dicas muito precisas, aqui da experiência prática do "velhote".

Porém, na técnica da fotografia penso que o rapaz tem um jeitinho nato. Pelo menos faz uns enquadramentos "comme il fault", o que já não acontece comigo que manifesto, desde há muito tempo, uma grande dificuldade nesse campo.

segunda-feira, agosto 11

Postal do Tejo 37


Não sei... talvez sejam saudades, de Lisboa... o que hoje sinto.

Etiquetas:

domingo, agosto 10

Outros artistas (1971)


Gostei Gostei de rever,
há alguns dias, num programa de música na "TV5", este rapazinho que (recordam-se certamente) no princípio dos anos 70, cantava isto, assim:

Pour un flirt avec toi
Je ferais n'importe quoi
Pour un flirt avec toi
Je serais prêt à tout
Pour un simple rendez-vous
Pour un flirt avec toi

Pour un flirt avec toi
Je ferais des folies
Pour arriver dans ton lit
Pour un flirt avec toi

Pour un petit tour, un petit jour
Entre tes bras
Pour un petit tour, au petit jour
Entre tes draps

(esta é só uma parte da letra; a música, todos se lembram ainda, é mais ou menos assim: "naaa nana naaa nanaaana... etc. etc. ..."
------ # ------

Para uma cambalhota contigo

Para uma volta contigo
Eu faria não importa o quê
Para uma volta contigo
Eu estaria disposto a tudo
Para um simples encontro
Para uma volta contigo

Para uma volta contigo
Eu faria loucuras
Para chegar à tua cama
Para uma volta contigo

Para uma voltinha, um diazito
No meio dos teus braços
Para uma voltinha, de manhãzinha
No meio dos teus lençois.

Hoje, está feito um velhote bem simpático este malandreco do Michel Delpech.

Etiquetas:

sexta-feira, agosto 8

Fim de Semana 140



Foi assim que eu vi,
ou pensei que vi e apenas imaginei, este pôr-do-sol, que há 3 ou 4 anos, fixei na tela com tinta acrílica e hoje revejo, enquanto se prepara o que ameaça vir a ser mais um difícil e complicado,
BOM FIM DE SEMANA!
em Portugal.

Etiquetas:

quinta-feira, agosto 7

mais uma menos uma


mais uma
fábrica que parou, fechou, deixou de funcionar, faliu;
menos uma
boa razão para os meus passeios até às Caldas da Rainha;
mais uma
mão-cheia de trabalhadores à espera do subsídio de desemprego;
menos uma
loja de exposição e venda ao público, de loiça a preços razoáveis;
mais uma
baixa no saldo da nossa balança de exportação/importação;
menos uma
linha de produção nacional de faiança de qualidade superior;
mais uma
dificuldade para substituir e renovar a maioria da loiça cá da casa;


menos uma
hipótese de adquirir as peças (em segunda escolha) de loiça, originais, fabricadas na SECLA Portugal, exclusivamente para o estrangeiro, como foi o caso deste boneco preto da fotografia - a partir de agora se este se partir, só o "JC/" é que me pode valer, pois ele tem uma quantidade deles, a decorar a "Casa do Tempo", mas, se não me engano, são todos brancos, menos um..?

terça-feira, agosto 5

Passe intermodal em 1930



A partir de hoje, dia 5 de Agosto de 1930,
o Pessoal já pode poupar umas massas em gasolina, para fazer este belo circuito turístico.
Foi inventado o sistema de transporte público intermodal - que grande ideia!

segunda-feira, agosto 4

Arquivos (1878)

Caro amigo Luis Martins,
venho por meio deste agradecer a sua gentileza de conseguir dados muito importantes, como a todos que colaboraram, para que eu possa pesquisar aqui em Santa Catarina na Região da cidade de Tubarão, local onde chegou meu Bisavô João da Rosa, alguma coisa tem em relação a essa família que mandou os dados existe nomes que conheci em Santa Catarina, que aqui eram grafados como João da Rosa e Pedro da Rosa, outro fato interessante, meu bisavô e meu avô eram músicos e meu avô nasceu no mesmo ano que foi fundada a Sociedade Filarmonica, em 1878.
Quem sabe terei outras noticias que poderão esclarecer mais o assunto; por este motivo vou enviar um link em que podes baixar um e-book de minha autoria,
"http://recantodasletras.uol.com.br/e-livros/525667" Relacionado com as Copas do Mundo.
Que tenhas uma boa leitura e ainda envie-me seus comentários sobre o e-book.

M.O.Rosa

Por curiosidade, fiz uma pesquisa acerca de Sociedades Filarmónicas fundadas em 1878:

  1. nasceu em 10 de Março a Sociedade Filarmónica Recreativa e Beneficente Vilanovense.
  2. também em 1878, um Escrivão de nome Cerveira, amador de música, criou a Sociedade Musical Sesimbrense.
  3. a Banda da Lourinhã foi fundada pelo seu primeiro Maestro, a 2 de Janeiro de 1878 com o nome de Filarmónica Lourinhanense.
  4. a Sociedade Filarmónica Cortesense, fez a sua primeira actuação pública no Domingo de Páscoa de 1878.
  5. a Sociedade Lítero Musical Minerva Cachoeirana, foi fundada em 10/2/1878, em Cachoeira.
  6. a Sociedade Recreativa Marmeleirense, desde 1878 que tem uma banda Filarmónica.
  7. na Bahia, a 2 de Jneiro de 1878, saíram pela primeira vez à rua, os músicos da banda que deu origem à Sociedade Filarmônica 2 de Janeiro.
  8. e ainda... a Banda Euterpe de Meia Ponte (Pirenópolis) onde Ormezino Odorico Siqueira, nascido em 1878, foi tocador de requinta e saxofone, até 1914.

domingo, agosto 3

Vinte Anos


Parece que foi na semana passada, e... passaram 20 anos, desde aquela madrugada, no Hospital do Barreiro, em que me foi apresentada esta jeitosinha que então pesava uns bons 3,5 kg e berrava com toda a força para lhe darem de comer. Ainda não tinha nome. Quando olhei para ela, pensei e disse para a enfermeira:
"acho que tem cara de Mariana...".
Assim ficou e eu fiquei de imediato apaixonado, para sempre, ainda hoje.
Imaginem... agora até brinda com zurrapa (vinho com gasosa, daquele mais barato que se vende em pacotes de plástico) nas noites do Bairro, com a Tuna e companhia.

sexta-feira, agosto 1

Fim de Semana 139


Vai estar um
BOM FIMDE SEMANA!
para a

Sugestão da Semana

Festival da Melancia - 2 e 3 de Agosto.
Verde, vermelha e muito docinha...
Venha desfrutar da enorme quantidade de água existente nas saborosas melancias desta região, ao mesmo tempo que aprecia o IV Campeonato de Escultura em Melancia, a decorrer no Geopark Naturtejo.

A reserva inclui
- Uma Noite de alojamento com pequeno almoço;
- Realização do Percurso pedestre "Rota pelos Melanciais" (com guia);
- Um Almoço no fim do percurso pedestre
- Participação nas actividades do Festival da Melancia:

Provas de sumo, doce, compota e gaspacho de Melancia;
Feira de Produtos Regionais;
Actuação dos grupos "Amigos da Farra" (Concertinas), "Capas,
Copos e Guitarradas" (Fados), "Charanga Passarón" (Espanhol), "Saca Sons da
Zebreira" (Musica Tradicional), "Rancho do Ladoeiro" (Folclore);

Jogos tradicionais e radicais para crianças e adultos;
Cavalhadas ou burricadas;
IV Campeonato de Escultura.

Etiquetas: